Se você tem um projeto de um evento incrível no papel, deve estar se perguntando: como vender ingressos e alcançar o sold-out?
O sucesso nas vendas de ingressos requer a aplicação de algumas estratégias. É importante analisar bem o segmento do evento, conhecer o público e a concorrência a fundo, fazer uma divulgação estruturada, publicar em uma plataforma de gestão e, claro, entregar uma experiência incrível!
Saber vender seus ingressos é o caminho para tornar seus ingressos mais lucrativos, fortalecer sua marca e fazer novas edições, ganhando ainda mais espaço no setor de eventos.
Aplicando algumas dicas e fazendo escolhas estratégicas, vai ser mais fácil aumentar a venda de ingressos. Conheça os pilares para maximizar os resultados já:
Guia para vender ingressos em 2025
A receita de bolo que funcionou lá nos primórdios do Marketing Digital já não funciona mais, os hábitos de consumo da população mudaram muito e a pandemia alterou a forma com que enxergamos o mundo. Por isso, é preciso se atualizar para seguir oferecendo experiências que agradem o seu público.
Confira algumas tendências para o novo ano que podem impactar sua estratégia de vendas:
Tendências globais de venda de ingressos
- Gerações mais jovens são mais propensas a participar – e pagar mais no ingresso – de eventos presenciais, segundo a Deloitte Insights.
- Ainda de acordo com a mesma pesquisa de 2024, os fãs estão menos preocupados com o valor do ingresso. Especialmente os entusiastas de música e esportes. Engajamento é tudo!
- Segundo pesquisa do Serasa, 60% dos consumidores costumam comprar ingressos com menos de 1 mês de antecedência.
- Os fãs, ainda de acordo com o estudo, preferem pagar com cartão de crédito e buscam opções de parcelamento.
- O uso médio de redes sociais do brasileiro é de impressionantes 9 horas e 13 minutos, de acordo com o Digital 2024 Global Overview Report. WhatsApp e Instagram lideram os aplicativos mais acessados. Alguma dúvida de que é preciso estar nas redes?
Por que é importante saber vender ingressos?
Quem é organizador de eventos também precisa ser um bom vendedor. Afinal, é necessário transmitir para o público que aquela experiência vale a pena!
Mas, com tanto trabalho e tempo limitado até o evento, saber vender pode ser um desafio para o organizador de eventos.
Só que não adianta criar uma experiência única com atrações incríveis se ela não fizer sentido para o seu público, né? Então confira esse passo a passo:
1. Defina quem é o participante
Lembre-se: você só vai atender a necessidade do seu público se souber para quem está produzindo. Por isso, é importante definir o público-alvo a partir de informações, como faixa-etária, ciclo de vida, condições socioeconômicas e estilo de vida.
Confira um exemplo:
Público-alvo:
Jovens, entre 25 e 35 anos, que vivem na capital;
Trabalham de segunda a sexta em grandes empresas;
Passam muito tempo das redes sociais;
Se interessam por esportes, especialmente corrida de rua;
Renda mensal entre R$5.000 e R$30.000.
Persona:
Mariana tem 29 anos e divide um apartamento com sua irmã em São Paulo (SP). Solteira, trabalha como Analista de Marketing de segunda a sexta-feira. Busca hábitos saudáveis e pratica a corrida de rua nos fins de semana. Mesmo assim, não dispensa um rolê com os amigos, ao som de brasilidades e, de preferência, começando no fim da tarde. Decide onde ir por meio da influência do seu grupo e do TikTok.
#DicaSympla: elabore seu público-alvo e persona com base em pesquisa! Olhe para outros eventos do mercado, estude seu público, identifique lacunas. Vale navegar pelos seguidores de projetos semelhantes, criar formulários de pesquisa ou conversar com grupos de participantes.
2. Explore gatilhos mentais
“Inscrições limitadas!” Um anúncio como esse desperta uma sensação de escassez, concorda? Com receio de perder a oportunidade de participar, o público vai lá e faz a compra. Explore a cada virada de lote!
O gatilho de urgência é outro muito explorado no setor de eventos, provocando uma ação no consumidor. Utilizar contagens regressivas e relembrar o consumidor da aproximação do evento é sempre uma boa pedida.
#DicaSympla: explore todos os gatilhos mentais para uma comunicação mais persuasiva. Entenda em qual etapa aplicar cada!
3. Comunique o valor da experiência
Se você conhece seu público, você sabe o que ele procura. Se ele é apaixonado por gastronomia e busca experiências gourmet, certifique-se de que o menu assinado por chefs estrelados esteja no topo de todas as comunicações, em destaque, por exemplo.
Agora, se o participante curte mesmo é música, explore curiosidades sobre o line-up, use chamadas dos artistas e comunique o quão única é a curadoria dos artistas.
Aqui, o importante é transmitir as sensações que o participante viverá no evento. Você não está vendendo os ingressos, mas uma lembrança especial, conexão com amigos, um sabor novo e exclusivo… Identifique e explore o seu diferencial.
Como vender ingressos
1. Campanhas de e-mail marketing e WhatsApp
Você já sabe que o brasileiro vive online! Isso significa que os aplicativos de e-mail e WhatsApp estão sempre ali, no celular, né?
Você pode enviar para sua base um Save the Date, comunicar as mudanças de lote e condições promocionais, por exemplo.
💡Mas como fazer isso? É possível fazer listas de transmissão no WhatsApp e enviar disparos de e-mail para a sua base. Mas, para listas maiores, é importante contratar uma ferramenta de CRM que irá te dar uma visão dos dados a partir do e-mail:
- Taxa de abertura
- Taxa clique no link
- Conversão, ou seja, o número de ingressos vendidos.
#DicaSympla: Na Sympla, você pode integrar o seu evento ao WhatsApp Business Cloud, além de ferramentas como RD Station e MailChimp.
2. Se joga nas redes sociais
Onde é que o seu público está? Em qual plataforma ele fica sabendo dos eventos? Onde ele posta o conteúdo criado durante o rolê?
Não importa qual seja o segmento do evento, o público está ou consome as redes sociais. Há portais de cultura com perfis nas redes, por exemplo. Festas com múltiplas edições, museus, grupos que oferecem workshops – todos têm presença nas redes. O objetivo? Comunicar sua proposta de valor, se encontrar com sua comunidade e, claro, vender ingressos.
Algumas dicas valiosas te ajudam a aumentar o alcance do seu perfil. E, assim, contribuem para a venda de ingressos:
- Vídeos rápidos: vivemos a era dos vídeos dinâmicos, né? Que tal usá-los para apresentar sua produção e vender mais? Explore curiosidades dos bastidores, mensagens de artistas, tour pelo espaço e por aí vai. Não esqueça de adicionar um CTA (call-to-action) para sua página de vendas.
- Collabs: no Instagram, é possível fazer uma publicação em parceria com outros perfis. Assim, você atinge a audiência do parceiro. Que tal fazer collabs com as atrações do seu evento e atingir um público mais amplo?
- Link na Bio: o seu perfil em redes como Instagram e LinkedIn é uma vitrine. Explore os campos de texto para reforçar a proposta de valor do seu evento e direcionar o público para a compra. Disponibilize, no perfil, o link da sua página de vendas.
- Integrações: é possível integrar seu evento publicado na Sympla com o LinkedIn! Assim, o alcance da produção é potencializado. Boa pedida especialmente para eventos corporativos, né? Entenda a funcionalidade.
3. Influencers digitais
O influenciador digital é aquela figura capaz de gerar desejo pelo seu evento. Afinal, ele tem uma comunidade de pessoas engajadas, que acompanham seus passos e seguem suas dicas.
Mas isso você já sabe. Agora, já pensou que existem várias formas de lidar com essa figura? Olha só:
- Presskit ou recebidos: já pensou em elaborar um convite super especial com mimos para o seu evento?
Que tal enviar uma caixa com protetor solar e viseira para o mailing de influencers do segmento esportivo? Assim, além de divulgar sua prova de corrida, você tem a chance de contar com aquela presença ilustre e pode rolar uma divulgação orgânica, já pensou? - Permuta: uma opção é trocar o ingresso do evento pela divulgação do evento. Nesse caso, opte por nano e micro influenciadores. Com uma comunidade fiel, eles podem fazer as vendas se multiplicarem!
- Publicidade: nesse formato, vocês acordam um valor, você estipula um briefing com tudo o que precisa ser abordado, além de datas e formatos. Para vender ingressos, é importante que o discurso seja vendedor e que o perfil publique seu link da página de vendas.
-
Mídia paga
Há inúmeras formas de anunciar seu evento, e você vai precisar fazer alguns testes para entender qual irá alcançar seu público e se traduzir em ingressos vendidos. Confira alguns formatos:
- Google Ads: para quem pesquisa diretamente pelo seu evento ou termos relacionados.
- Meta Ads (Facebook e Instagram): ideal para engajamento visual.
- TikTok Ads: uma boa pedida para o público jovem.
- LinkedIn Ads: para eventos corporativos ou voltados para profissionais.
Uma boa pedida para vender ingressos para os indecisos é investir em campanhas de retargeting, para alcançar aquelas pessoas que visitaram a página e não compraram.
#DicaSympla: leia também: O que é e como investir em tráfego pago
Site para vender ingressos online
Escolher a plataforma de venda de ingressos é uma etapa crucial para a estratégia do seu evento. Afinal, o site transmite credibilidade para a sua produção e é uma vitrine para o evento.
Na hora de escolher a plataforma de gestão de eventos e venda de ingressos, preste atenção nos seguintes pontos:
- Métodos de pagamento: opte por um sistema que ofereça múltiplas opções de cartão de crédito e parcelamento. A chance de dividir o valor pode ser o empurrãozinho que faltava para a compra!
Mas tenha em mente: segurança em primeiro lugar. A plataforma deve ser certificada pelas principais bandeiras de cartão de crédito. - Acessos no site: quem não é visto não é lembrado, certo? Então escolhe um site que receba muitas visitas todos os dias. A chance do seu evento ser encontrado e comprado é bem maior.
- Diversidade de segmentos: pensa comigo: uma pessoa que frequenta torneios de beach tennis também pode ser uma empresária de sucesso e mãe de uma criança fã de circo! Assim, essa participante vai se deparar com seu evento enquanto busca outro rolê.
- Canais de atendimento: algum imprevisto durante a compra? Com uma equipe de suporte ao comprador, os interessados terão maior facilidade de concluir a compra do ingresso.
Deu pra ver que a Sympla, a maior plataforma de eventos do país, é a opção certeira para a sua produção, né? Com mais de uma década de história e presença em 4 mil cidades, já vendeu mais de 240 milhões de ingressos!
Experimente você mesmo e comprove:
- venda ingressos dia e noite, 24h!
- compra segura com altas taxas de aprovação
- sem taxa de adesão nem mensalidades
Fale com um consultor e tire seu evento do papel já! Crie o agora 💙