Você já ouviu falar em merchandising para eventos? Um pouco diferente do conceito inicial de merchan, essa é uma estratégia interessante para aumentar os lucros da produção e engajar os participantes. Neste post, a Sympla explica tudo sobre o assunto.
O que é merchandising?
O merchandising é um conceito de marketing utilizado para aumentar o giro de determinado produto no ponto de venda, oferecendo ao cliente mais informações sobre ele.
Lembra quando você era criança e entrava na fila para experimentar diferentes produtos dentro de um supermercado? Aquilo era uma ação de merchandising pensada para aumentar a rotatividade daqueles produtos.
Merchandising para eventos
No contexto de eventos, chamamos de merchandising as lojinhas e stands que ficam no local para vender produtos personalizados e exclusivos aos participantes. A estratégia é bem comum, por exemplo, em shows musicais e espetáculos teatrais, mas também pode ser utilizada em baladas, eventos corporativos, entre outros.
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Vantagens do merchandising para eventos
Uma estratégia de merchandising pode ser a oportunidade perfeita para fortalecer a marca, criar um senso de comunidade entre os participantes e aumentar os lucros do seu evento.
O ideal é que os produtos da lojinha sejam personalizados. Dessa forma, o produtor gera um sentimento de exclusividade e urgência no público, já que as pessoas saberão que essa será sua única oportunidade de adquirir os itens.
Como colocar em prática
Promover um espaço para merchandising é uma boa estratégia para garantir mais lucro e engajamento. Contudo, é importante planejar a ação com cuidado. Colocar itens aleatórios à venda em uma mesa na entrada do evento não é, necessariamente, a melhor das estratégias.
Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar você a implementar uma ação mais certeira.
Conheça o público
Entender quem é o público do evento vai ajudar você a definir os itens de merchandising que mais fazem sentido.
Se você está produzindo uma balada para o público jovem, por exemplo, faz sentido apostar em produtos como canecas e copos personalizados e acessórios modernos, como pochetes e shoulder bags.
Crie uma identidade visual exclusiva
O ideal é criar uma identidade visual marcante para o evento e, então, replicá-la nos itens de merchandising. Quanto mais personalização, mais exclusivos os itens serão.
Assim, vale a pena pensar em produtos que contenham o nome e a data do evento ou frases divertidas como “Eu fui”, que vão despertar um senso de comunidade entre aqueles que adquiriram o item.
Invista no ponto de venda
O local onde o merchandising será vendido também influencia na atratividade dos itens. Por isso, em vez de colocar uma simples tenda em um canto escondido do espaço, que tal pensar em um ambiente bonito e chamativo?
Investir em um espaço instagramável também é uma boa estratégia para chamar a atenção do público para o local e ainda repercutir a lojinha nas redes sociais.
Pense em promoções exclusivas
Como citado, itens personalizados e exclusivos são sempre mais interessantes. Contudo, nem sempre isso é possível. Às vezes, o produtor acaba incluindo no merchandising produtos que poderiam ser adquiridos de outra forma, como em uma loja virtual da marca.
O segredo, nesses casos, é pensar em promoções exclusivas para quem adquirir os produtos no ponto de venda. Assim, você aproveita a emoção do momento e oferece ao participante uma vantagem atrativa.
Envolva diferentes sentidos
Além de um ponto de venda atrativo visualmente, é interessante pensar na experiência do participante como um todo na hora de propor uma estratégia de merchandising. Para isso, o produtor pode explorar diferentes sentidos, incluindo ativações diferenciadas, cheiros que remetam ao produto ou evento e até degustações.
Lembre-se que, muitas vezes, a produção mexe com as emoções do participante, por isso, vale a pena explorar sensações para tornar a experiência mais marcante e garantir boas vendas.
Assegure a qualidade dos itens
A última dica é testar os itens que serão vendidos na lojinha e garantir que eles tenham uma boa qualidade. Nada é mais frustrante do que pagar caro em uma recordação e, no fim, perdê-la por conta de um material duvidoso.
Camisetas, por exemplo, devem ter uma boa composição e estampas que resistam às lavagens. A qualidade dos itens é muito importante para garantir a credibilidade da marca.
Ideias para sua lojinha
Gostou da ideia, mas não sabe que tipo de merchandising vender nos seus eventos? As camisetas são sempre boas opções, seja em espetáculos, shows ou eventos corporativos. Lembre-se, apenas, de oferecer uma boa gama de tamanhos, para não excluir ninguém.
Uma dica é fazer parcerias com ilustradores para criar estampas descoladas e exclusivas. As estampas podem ser aproveitadas nas roupas e também em itens como cadernos, canecas, chaveiros e ecobags.
Se o evento é um congresso corporativo, vale a pena explorar o nicho de mercado dos profissionais. Um evento para dentistas, por exemplo, pode vender itens ligados à profissão, como jalecos personalizados e lembrancinhas estampadas com padrões de dentes.
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Deu para notar que criar uma lojinha para o seu evento pode ser uma ótima estratégia, não é? Independentemente do tipo de merchandising que você escolher oferecer, é interessante que as opções sejam criativas e façam sentido para o público presente.
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