Quem trabalha na organização de eventos esportivos pode aproveitar diversas modalidades para encantar a comunidade de atletas. Uma das categorias em alta, atualmente, são as corridas. Mas você já pensou em explorar as corridas na natureza?

Neste post, vamos explicar o que é a Trail Running ou corrida de trilha e trazer algumas dicas interessantes para quem quer planejar esse tipo de evento. Confira as orientações a seguir. 

O que é Trail Running?

Trail running ou corrida de trilha é uma modalidade de atletismo que consiste em uma corrida na natureza

De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o percurso desse tipo de corrida pode acontecer em diversos terrenos, como estradas de terra, trilhas e caminhos de via única em florestas, campos abertos, montanhas, desertos e planícies.

Os percursos podem incluir ruas, desde que a rota asfaltada não represente mais de 20% do total da corrida. Além disso, pode envolver desafios e obstáculos como passar por rios e riachos, escalar morros, descer caminhos íngremes, entre outros. 

A ideia da modalidade é levar o esporte para dentro da natureza, proporcionando experiências diferentes, paisagens únicas e explorando as capacidades físicas e mentais dos atletas. 

#DicaSympla: 5 tipos de competições esportivas que você pode organizar

Como produzir uma competição de Trail Running?

Por envolver espaços abertos e variações climáticas, o planejamento e a organização de uma trail run pode exigir mais esforços e cuidados do que uma corrida de rua tradicional. Pensando nisso, a Sympla trouxe algumas dicas importantes para cada etapa do planejamento desse tipo de evento. Confira a seguir. 

Percurso

A escolha do percurso da corrida é o primeiro ponto a ser pensado. É preciso definir de onde os atletas vão largar e qual será o ponto de chegada. Durante o percurso, é interessante que o participante passe por paisagens diferentes e belezas naturais. 

A trilha também precisa ter desafios compatíveis com o nível estabelecido e deve ter o percurso bem sinalizado, para que os atletas não se percam no caminho. 

Caso a rota passe por propriedades particulares, a organização do evento precisa verificar a necessidade de licenças e autorizações para evitar problemas futuros. Além disso, é interessante avaliar a existência de caminhos alternativos, caso seja necessário realizar mudanças por conta de chuvas, ventos fortes ou interdição da via.  

Infraestrutura

Definido o percurso, é preciso avaliar a infraestrutura do local. Para isso, é interessante realizar algumas caminhadas de reconhecimento de rota, identificando necessidades de cones, placas de sinalização e outros detalhes. 

Caso a prova seja de longa duração, é importante que a organização providencie água e alimentos para os atletas e coloque pontos de parada no meio do percurso.  

Segurança

A segurança é um elemento fundamental em esportes de aventura. Por isso, a organização deve ter um cuidado a mais nesse tipo de evento. Assim, tenha uma equipe preparada para o suporte, incluindo guias, caso necessário, e equipes de resgate e socorro. 

A depender da distância do percurso, é válido reservar um ou mais espaços para atendimento rápido de emergências. 

#DicaSympla: Os esportes de aventura que devem estar no radar do produtor de eventos

Divulgação

Com toda a infraestrutura definida, é hora de iniciar a divulgação da Trail Running. Para isso, monte uma página de vendas com todas as informações relevantes, incluindo as belezas e paisagens que compõem o percurso. 

Os interessados devem ter acesso a todos os detalhes, como o valor do ingressos, viradas de lotes e últimas vagas. Caso o evento inclua premiações para os primeiros lugares, lembre-se de divulgá-las, também. 

Participantes

A organização deve divulgar previamente o percurso com o mapa da prova e a altimetria, para que os interessados entendam o nível de dificuldade da corrida, a distância e as elevações do percurso. Possíveis mudanças de rota em decorrência do clima, também devem ser informadas. 

Os kits dos participantes devem ser pensados com cuidado para atrair a atenção dos atletas e gerar um marketing espontâneo. Aqui, vale a pena incluir snacks, camisetas e acessórios, produtos dos patrocinadores e o número do corredor. 

Você Sabia? Na Sympla, é possível gerar o número de peito dos participantes do seu evento esportivo. Saiba como! 

O cadastro dos participantes, assim como a venda dos ingressos, pode ser realizado com o auxílio de uma plataforma online. A Sympla, a maior e melhor plataforma de eventos do Brasil, é uma excelente opção para facilitar o processo de venda e cadastro. 

Depois de inscritos, é interessante manter uma comunicação próxima com os atletas nos dias que antecedem a corrida. Assim, a estratégia é enviar por email ou WhatsApp comunicados, orientações sobre primeiros socorros e conteúdos com dicas de alimentação, hidratação e cuidados no Trail Run, como o uso de protetor solar, óculos e repelente. 

#DicaSympla: Eventos esportivos: 9 dicas fundamentais para produzir

Se você produz eventos esportivos, as competições de Trail Running podem ser uma opção diferente e bastante interessante para atingir novos públicos. 

Que tal utilizar a Sympla para criar e divulgar sua próxima corrida de trilha? Conte com a maior e melhor plataforma de eventos do Brasil para planejar sua próxima produção esportiva. Seu público já está te esperando, são mais de 30 milhões de visitas por mês. Comece a criar seu evento esportivo.