Quem não gosta de comer e beber bem? Os eventos gastronômicos atraem um público cativo e podem ser uma excelente oportunidade para o produtor. 

Seguir algumas regras, no entanto, é importante para garantir o sucesso da produção e conquistar o público, fidelizando-o para novas edições. Pensando nisso, a Sympla reuniu neste post os 8 mandamentos universais que precisam ser priorizados na hora de produzir um evento desse tipo. Confira a seguir.

1. A criatividade faz toda a diferença

Seja pela temática, pelo cardápio ou pelo conceito do evento como um todo, é essencial que sua produção se destaque da concorrência e chame a atenção do público. 

Se a ideia é produzir um jantar de Dia dos Pais, por exemplo, é interessante avaliar outros eventos com a mesma temática para encontrar diferenciais criativos que vão tornar a sua experiência única e atrativa, como um show de música ao vivo ou um cardápio especial planejado por um chef renomado. 

2. Qualidade acima de tudo

A qualidade precisa ser priorizada em todos os processos da produção do evento. Se a ideia é um cardápio de luxo, por exemplo, não faz sentido incluir insumos de baixa qualidade ou pratos e talheres baratos, que vão destoar da proposta requintada. 

Além disso, é fundamental que todos os processos e alimentos sejam rigorosamente controlados. Afinal, quando o assunto é comida, as vigilâncias sanitárias estão sempre de olho e uma inspeção pode acontecer a qualquer momento. 

3. Limpeza e higiene são fatores determinantes

Mais uma vez, quando falamos sobre eventos culinários, os cuidados com higiene e limpeza são essenciais. Eles não só protegem o produtor de problemas com a vigilância sanitária, mas também impactam diretamente na percepção do público e na credibilidade da marca. 

Assim, é importante ter um time atento e bem treinado para realizar a manutenção de limpeza em banheiros, mesas, cozinha e outros locais ao longo de todo o dia. 

4. Conquiste o público pelo estômago, mas encante pelo atendimento

Além de um cardápio bem planejado e com produtos de boa qualidade, é importante contar com um time qualificado para oferecer a melhor experiência possível aos participantes. Recepcionistas, garçons, bartenders, todos devem atuar dentro de um padrão de atendimento que vai representar o cuidado da organização. 

Dessa forma, é importante buscar por empresas terceirizadas bem avaliadas e recomendadas no mercado e, se possível, realizar treinamentos rápidos para exemplificar como deve ser o atendimento. 

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5. Cada detalhe conta em um evento gastronômico

A atenção aos detalhes faz toda a diferença na percepção que o público vai ter do seu evento gastronômico. Por isso, é preciso pensar em tudo com calma e realizar um planejamento cuidadoso. 

A forma como o guardanapo é dobrado, a estética dos drinks, os nomes dos participantes em seus respectivos assentos, a papelaria presente em cardápios e cartas de vinho, tudo precisa ser pensado para ter a cara da produção e deixar uma experiência positiva. 

6. Nada combina mais com comida do que boa música

A música pode mudar totalmente o clima de um evento gastronômico e deixá-lo muito mais aconchegante e agradável. É preciso, no entanto, que ela converse com o seu público-alvo e que seja pensada de forma harmoniosa, para não “brigar” com a proposta. 

Um jantar mais fino, por exemplo, pode contar com um quarteto de cordas ou um pianista como atração musical. Já em um festival de churrasco, pode fazer sentido ter uma palco com bandas de rock e músicas mais agitadas. 

7. O local e o clima devem ser perfeitos

O local escolhido para o evento também precisa combinar com o estilo da produção, além de ser pensado com elementos que criem um clima adequado. 

Eventos de churrasco, por exemplo, devem ser produzidos em locais abertos. Festivais de culinária regional, combinam com lugares mais rústicos. Já um jantar corporativo, pede por um espaço mais formal. 

Já imaginou produzir um jantar de luxo em um boteco totalmente despojado? Provavelmente não iria ornar, certo? Então, a escolha precisa ser feita com cautela. 

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8. Conheça o perfil do seu público

Por fim, todas as escolhas e decisões ficam mais fáceis de serem tomadas quando o produtor conhece bem o público que deseja atingir. 

Uma boa pesquisa de público, não só garante mais eficiência à produção, como aumenta as chances de fidelizar os participantes, o que vai trazer ainda mais oportunidades de sucesso em eventos futuros. 

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