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A imprensa pode ser uma aliada importante para o produtor ou gestor cultural na hora de promover as suas experiências, sejam elas uma festa, evento corporativo ou um espetáculo teatral. Mas como chegar até os jornalistas e chamar a atenção deles para a sua produção? Para isso, é utilizada uma ferramenta chamada release.
Mas você sabe o que é release e como produzir um? Neste post, a Sympla traz dicas práticas para estruturar o texto e aumentar suas chances de conseguir uma nota. Confira tudo na leitura.
O que é um release?
O release é um artigo breve, em formato jornalístico, utilizado por empresas e organizações para divulgar eventos, lançamentos, produtos e novidades à imprensa. Eles são enviados para os veículos de comunicação na intenção de despertar o interesse e, assim, conseguir uma nota espontânea na mídia.
Normalmente, são produzidos por assessores de imprensa e outros profissionais de comunicação e relações públicas.
#DicaSympla: Assessoria de imprensa para eventos: como ganhar espaço na mídia
Para que serve o release?
Os releases são utilizados como ferramenta de comunicação há mais de 100 anos. Esse é um recurso importante para dar mais visibilidade a empresas, organizações e empreendedores.
No mercado de eventos e experiências, a ferramenta ajuda a comunicar a imprensa sobre parcerias estratégicas, programações e outros detalhes da produção.
Com um release bem escrito, o produtor aumenta suas chances de aparecer de maneira orgânica em jornais, revistas, sites e portais. Dessa forma, ele garante mais credibilidade ao evento, reduz gastos com divulgação e consegue aumentar seu alcance.
Como fazer: qual é a estrutura de um release?
O press release tem uma estrutura própria, que deve ser seguida para garantir uma entrega clara das informações. Além disso, ele precisa ser chamativo e atrair a atenção do jornalista.
Lembre-se que esse profissional recebe dezenas (ou até centenas) de releases por dia. Por isso, é essencial que o seu se destaque em meio aos demais.
Título
O título é o primeiro contato do jornalista com a sua nota. Por isso, ele deve ser atrativo e interessante. Caso o release seja enviado por e-mail, tente manter o título curto, com cerca de 50 caracteres, para evitar que ele seja cortado. Assegure-se, também, de que a chamada seja fiel ao conteúdo que será apresentado no texto.
Local e data
O padrão jornalístico é colocar o local e a data do conteúdo logo após o título. Dessa forma, fica mais fácil para os profissionais saberem se o material é recente e se a pauta ainda está “quente”.
Primeiro parágrafo
O primeiro parágrafo deve ser cativante e despertar o interesse do jornalista para que ele continue lendo. Uma dica para construí-lo é utilizar a técnica de “pirâmide invertida”, respondendo a cinco perguntas básicas:
- Quem?
- O quê?
- Onde?
- Quando?
- Por quê?
Corpo do texto
No corpo do texto, você deve inserir informações mais detalhadas e profundas, como a programação do evento, convidados especiais, entre outras. Aqui, também podem ser colocadas citações, para dar mais credibilidade à produção, como um depoimento da organização ou de um palestrante.
Não existe um tamanho certo para um release. A dica é parar de escrever quando você já tiver passado todas as informações necessárias. Tente ser o mais objetivo possível, sem enrolar, mas inserindo todos os detalhes relevantes.
Informações de contato
Por fim, é preciso concluir o texto e adicionar informações sobre a empresa e contatos diretos, caso o veículo de comunicação deseje tirar alguma dúvida.
Um resumo do serviço, com dia, horário e local do evento, também deve ser inserido ao final do texto. Assim como informações sobre como adquirir os ingressos.
Como disparar?
Com o release pronto, é hora de começar a distribuí-lo, disparando os e-mails para sua rede de contato. No jornalismo, o timing é essencial, por isso, é importante saber a hora certa para divulgar as novidades. Não deixe que as notícias esfriem antes de serem enviadas e nem deixe para enviá-las muito em cima da hora.
A escolha dos jornalistas também deve ser feita com cuidado. É importante saber quem é responsável pelas editorias e seções de eventos dentro de cada veículo.
Levantar esses contatos pode dar um certo trabalho, por isso, é essencial que você crie um mailing e fortaleça o relacionamento com os profissionais de mídia. Assim, vai ficar mais fácil informar as pessoas certas sempre que houver novidades.
Personalizar uma pequena mensagem, escrita antes do texto principal, também é uma boa forma de quebrar o gelo e se destacar.
#DicaSympla: Consultoria de marketing: é preciso contratar uma?
Agora, você já sabe o que é release e como estruturá-lo para garantir mais chances de conseguir uma nota na mídia. Tudo pronto para começar a divulgar a sua experiência com a imprensa?
Essa é uma boa forma de melhorar o marketing das suas produções. Mas não é a única!
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