Seja para o produtor da peça ou para o gestor da casa de espetáculos, não há sensação melhor do que escutar o som dos aplausos em um teatro cheio! ? Para chegar lá e difundir a cultura para audiências cada vez maiores, é preciso prestar atenção à divulgação do Teatro, e encarar as ações de marketing como uma ponte entre a obra e o público.

Para este texto, conversamos com Vinícius Britto, que integra a equipe de Marketing do Teatro Porto, em São Paulo, e Lívia Souza, Especialista em Marketing da Sympla. O objetivo é trazer dicas valiosas para quem quer impulsionar a divulgação da casa de espetáculos ou peça teatral. Confira! 

A importância e os desafios da divulgação do Teatro 

“Estar com a casa cheia é sempre bom, mas a experiência teatral tem que ir além disso, está mais relacionada à entrega do público, em querer participar daquela hora longe do mundo real e do mundo virtual”, conta Vinícius Britto. Há seis anos, ele coordena as ações de divulgação de peças e shows do Teatro Porto, na capital paulista.

Lívia Souza, da Sympla, concorda: “As ações de marketing e comunicação, se bem executadas, têm o poder de transmitir uma fração daquelas sensações que serão experimentadas ali, na frente do palco”. Segundo ela, mais do que instigar o público a ir ao Teatro, essas iniciativas podem apresentar as produções teatrais a novas audiências.

E é esse o grande desafio: fidelizar o público que já frequenta, mas trazer cada vez mais pessoas para o universo do Teatro. “Uma coisa que temos refletido internamente no Teatro Porto é em como furar a bolha de quem já frequenta teatro, pois já é um público fiel, sempre está antenado com o que está rolando. Agora, quem não consome é o público que nos atrai”, conta Vinícius.

4 dicas de marketing para alavancar a divulgação do Teatro

1. Dominando o Instagram

O Instagram é visual e traz cada vez mais destaque para o vídeo, o que pode ser muito interessante para quem deseja explorar um pouco das cores e sons das artes cênicas.

A rede é versátil e permite que o gestor cultural explore uma série de formatos diferentes, do reels aos stories. Além de trabalhar de forma orgânica, sem investimentos em mídia, é possível também fazer anúncios pagos.

Essas são algumas das razões pelas quais a rede social tem um espaço especial na estratégia de marketing do Teatro Porto, de acordo com Vinícius Britto. “Nossa rede principal acaba sendo o Instagram que tem ferramentas como o reels, onde podemos criar vídeos mais informativos e temos um contato mais direto com o público”.

Saiba como usar os recursos do Instagram para sua casa de espetáculos ou teatro:

  • Reels: trata-se do formato com maior alcance e funciona como um mecanismo de descoberta dentro da rede social. Uma boa pedida aqui, portanto, é utilizá-lo para apresentar o espetáculo ou a casa a novos públicos em vídeos curtos e envolventes.

  • Stories: conteúdos curtos que desaparecem em 24 horas. A oportunidade aqui é engajar o seu público com fotos, vídeos ou texto, utilizando os recursos de perguntas e enquetes para interagir com os usuários.

  • Feed: essa é a vitrine da sua casa de espetáculos! Por isso, vale apostar em álbuns de imagens de qualidade que transmitam a essência daquela peça. Explore detalhes do figurino, apresente o elenco, bastidores, etc. Uma dica é fixar, no topo do feed, um post com as informações principais sobre a bilheteria, ingressos e localização.

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2. Boca a boca e conteúdo gerado pelo usuário

É difícil descrever as experiências vividas no teatro, e por isso a divulgação é tão desafiadora. Mas quem melhor para exprimir as sensações que o teatro provocou do que quem as sentiu na pele?

Segundo Britto, do Teatro Porto, “o boca a boca é um marketing poderoso no universo do teatro”. Por isso, um bom caminho é compartilhar um pouco da percepção do público nos canais de comunicação.

Uma boa pedida é compartilhar o conteúdo gerado pelo usuário de forma espontânea. Explore:

  • Comentários nas redes sociais
  • Marcações em fotos e vídeos
  • Avaliações e resenhas da casa 

Outro caminho é buscar esses depoimentos de forma proativa, em vídeos e por escrito. O resultado pode ser usado também na mídia paga e no email marketing.

3. Espetáculos diferentes pedem estratégias únicas 

“O que posso dizer é que devemos olhar para cada atração como única, a estratégia que funciona para uma talvez não funcione para outra”, explica Vinícius Britto, do Marketing do Teatro Porto.

É que, antes de elaborar o plano de divulgação, é preciso considerar o público-alvo da atração, pensando sempre no gênero do espetáculo. Assim, ficará mais fácil criar mensagens personalizadas, capazes de instigar aquelas pessoas.

Só então, você deve definir os canais de comunicação utilizados, as mensagens-chave da produção e elaborar um cronograma de ações.

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4. Não se esqueça da imprensa

Os veículos da imprensa podem ser parceiros importantes na estratégia de comunicação de um teatro. E o melhor: de forma espontânea, sem investimentos em anúncios. Mas, para isso, é preciso mapear bem os jornalistas, construir laços com esses profissionais e oferecer uma sugestão de pauta atraente e rica em informações

Na hora de criar o mailing, a sua lista de contatos, pense nos veículos do seu nicho, incluindo revistas, jornais e outros portais. Não se esqueça de veículos alternativos, como newsletters e podcasts.

#DicaSympla: Saiba mais sobre a relação com a imprensa aqui

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