Vender ingressos para um evento exige estratégia e planejamento como em qualquer outro mercado. Para converter mais, é preciso atrair o público interessado e iniciar um relacionamento com ele. Esse processo de atração é chamado de captação de leads.
Neste post, a Sympla vai explicar melhor o que são os leads, como construir uma base eficiente e quais estratégias o produtor de eventos pode utilizar para realizar a captação. Quer vender mais ingressos e atrair a atenção do público? Então confira nosso material na íntegra.
O que é um lead?
Os leads são aquelas pessoas que, em algum momento, demonstraram interesse por um produto ou serviço oferecido pela empresa e aceitaram iniciar um relacionamento com a marca. Eles podem virar potenciais clientes no futuro, mas por enquanto, ainda estão entrando no funil de vendas da empresa.
No caso do marketing digital, os leads são as pessoas que aceitaram fornecer dados cadastrais em troca de consumir algum material rico, como um ebook, um mini-curso, uma palestra ou um infográfico.
O que é um lead qualificado?
Depois que o lead é captado, ou seja, que a empresa tem acesso aos seus dados, ele precisa passar por um processo de qualificação ou nutrição. Nessa etapa, ele vai aprender mais sobre os problemas que enfrenta e vai se aprofundar um pouco mais nas soluções oferecidas pela empresa, entendendo como ela pode ajudar.
Os leads qualificados, portanto, são aqueles que já avançaram mais uma etapa no funil de vendas e apresentam uma forte tendência a fechar negócio com a organização. Esse contato, apresenta todas as características de um potencial cliente.
Por que construir uma base de leads?
A captação de leads é uma forma de entender o interesse dos visitantes no seu evento e qual a conversão que ele pode gerar. Se muitos leads se cadastram para receber seus contatos, é sinal de que a produção oferecida é interessante e tem potencial para atingir um grande público.
Além disso, a geração de leads também é uma forma de iniciar um relacionamento com potenciais clientes, mantendo uma comunicação consistente. É importante entender que, muitas vezes, o novo lead ainda não está preparado para realizar a compra de um ingresso, no entanto, mantendo um relacionamento com ele, o produtor pode conseguir fechar a venda em uma próxima edição.
Dessa forma, não adianta apenas captar os leads, é preciso saber o que fazer com a base conquistada e traçar uma estratégia sólida de marketing de relacionamento, para garantir leads realmente qualificados e aumentar as chances de conversão.
Como fazer a captação de leads para eventos?
Antes de iniciar uma estratégia de captação de leads, o produtor precisa criar um planejamento estratégico. Não basta apenas divulgar o evento ou a isca digital que será oferecida em troca dos dados. É preciso, antes de tudo, realizar um estudo de persona para definir qual será o público-alvo a ser atingido.
O público-alvo ideal é aquele que tem potencial para se tornar participante do evento. Assim, se o produtor começar a captar qualquer lead, mesmo aqueles que não estão no seu nicho de mercado, ele estará desperdiçando tempo e dinheiro.
Para entender quem é o público-alvo é interessante realizar pesquisas de mercado e analisar o público participante dos eventos anteriores. Dessa forma, é possível cruzar informações e encontrar pontos em comum, como idade, gênero, localidade, hábitos de consumo e hobbies.
Com base nisso, o organizador também conseguirá entender quais canais de comunicação serão mais eficientes para encontrar esse público específico e atraí-lo. Somente com essas informações prévias, é possível iniciar a campanha de geração de leads qualificados.
Técnicas de captação de leads para eventos
Com o público-alvo e os canais de mídias definidos, é hora de começar a divulgar as campanhas para captar os leads. Existem diversas formas de fazer isso, mas vale lembrar, que nem todos os meios funcionam no segmento de eventos. Ligações por telefone, por exemplo, não costumam gerar resultados significativos. O ideal, portanto, é adotar outras estratégias.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que utiliza blog, e-mail marketing, redes sociais e outras mídias para produzir conteúdos de valor que atraiam a atenção do lead em potencial. Vale lembrar que esse tipo de estratégia exige um trabalho maior do produtor, uma vez que o conteúdo oferecido deve, realmente, agregar informações e dados úteis.
Para iniciar esse tipo de marketing, é essencial criar uma página de evento, disponibilizando um blog para postagens periódicas. Além do conteúdo oferecido recorrentemente no blog, o produtor deve utilizar iscas digitais como infográficos, e-books, planilhas e webinars que serão disponibilizados em troca dos dados de contato.
Redes sociais
As redes sociais também são excelentes ferramentas para a divulgação de eventos e a captação de leads. Vale lembrar que nem todas as redes alcançam todos os públicos, por isso, a escolha de quais utilizar vai depender da estratégia do organizador.
Um exemplo de geração de leads nesse tipo de rede é criar postagens apresentando palestrantes ou atrações exclusivas do evento. Ao final do post, o produtor pode inserir um call to action (CTA) direcionando o público para o link de inscrição, que estará no próprio post ou na descrição da página.
Os comentários das redes também devem ser usados como ferramentas de engajamento e fidelização, mantendo um canal de diálogo aberto e trazendo o público para mais perto da organização do evento.
Anúncios pagos
Os anúncios pagos são estratégias mais diretas e segmentadas que ajudam a gerar visibilidade ao evento e podem aumentar a conversão. Com ela, o produtor consegue determinar quem verá os anúncios e pode fazer com que sua página de eventos alcance o topo das pesquisas do Google.
Os anúncios também ajudam a impulsionar publicações nas redes sociais e artigos no blog, fazendo com que o marketing de conteúdo alcance mais pessoas. É importante, no entanto, que, independentemente da mídia utilizada, ela tenha um CTA que leve o lead para um formulário, onde ele deixará seus dados.
Ferramentas para captação de leads
Para realizar a captação de leads, na prática, é preciso contar com uma ferramenta que permita a inserção dos dados do potencial cliente. A seguir, listamos três opções que podem ser utilizadas no seu site ou página.
Pop-ups
Os pop-ups são janelas que abrem no navegador quando o usuário acessa determinada página. É possível, também, programá-los para aparecer apenas quando o leitor finalizar a leitura ou quando ele tenta fechar a página.
No pop-up, o produtor pode inserir o formulário para baixar o material rico ou um CTA que leve para a landing page.
Barras superiores
Essas barras funcionam da mesma forma que os pop-ups, mas são mais discretas e ajudam a atrair aqueles leads que não gostam de ser interrompidos com janelas ou que utilizam algum tipo de bloqueio. As barras disponibilizam botões que levam o visitante para outra página, onde ele poderá preencher um formulário.
Como esse tipo de ferramenta é mais discreta, é fundamental que o organizador pense em chamadas atrativas, que possam converter uma alta taxa de cliques.
Landing pages
As landing pages ou páginas de destino, são páginas criadas com o intuito exclusivo de captar leads. Normalmente, elas contam com um título e um subtítulo, explicações básicas sobre o produto ou serviço e um formulário de captação.
Esse tipo de estrutura pode ser utilizada, inclusive, nas páginas de eventos, abordando palestrantes e atrações, perguntas frequentes e um formulário de inscrição. É importante, no entanto, que o único botão presente na LP seja o de conversão, para que o visitante não acabe perdendo o foco e esquecendo de preencher o formulário.
Como fazer a nutrição de leads?
Depois da captação vem o processo de nutrição dos leads. Essa é uma etapa em que muitos produtores falham, já que coletam dados, mas não utilizam uma integração com o CRM e não têm uma estratégia bem desenhada para utilizar esse contato com inteligência.
Uma boa ferramenta para nutrir os potenciais clientes é o e-mail-marketing. Com ele é possível criar um fluxo de comunicação, alimentando os leads com conteúdos relevantes, próximos eventos, palestrantes e apoiadores confirmados, dúvidas frequentes e e-mails de “save de date”.
Como a Sympla pode ajudar?
A Sympla é a maior plataforma de eventos do Brasil e oferece soluções completas para que o produtor publique, divulgue, gerencie e venda ingressos de eventos online e presenciais.
A plataforma viabiliza o disparo de e-mails para os participantes, oferece integração com sistemas de CRM e possibilita a criação de formulários personalizados para a inscrição dos interessados. Assim, a captação e a conversão dos leads se torna um processo muito mais simples, ágil e eficiente.
Como vimos, a captação de leads para eventos é uma etapa fundamental para atrair o público e iniciar um relacionamento com ele. Para isso, é possível utilizar ferramentas e estratégias de marketing digital, direcionando o lead de acordo com sua posição no funil de vendas.
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