Dizem que a primeira impressão é a que fica, certo? É por isso que a entrada dos participantes em um evento é determinante para uma boa percepção da produção como um todo. Online ou offline, via aplicativo ou desktop, o check-in Sympla é capaz de levar mais agilidade e segurança ao controle de entrada. Para conhecer a funcionalidade e saber como usá-la, continue a leitura!

O que é o check-in Sympla?

Eventos presenciais são sinônimo de grandes fluxos de pessoas, e cabe aos organizadores promover maior fluidez no processo de entrada, que envolve cruzar a lista de participantes com os nomes ou números de pedido de quem chega ao local do evento. Tudo, é claro, sem grandes filas e sem erros.

Na plataforma da Sympla, há três formas de realizar o check-in online:

  • Online, por meio do computador;
  • Online, pelo aplicativo iOS;
  • Online, pelo aplicativo Android.

Os produtores que optarem por realizar o check-in offline podem imprimir a lista de participantes e conferir a sua identificação, mas essa modalidade não é indicada para grandes eventos. 

Caso não haja Internet, também é possível fazer o check-in offline, com o auxílio de uma planilha do Excel ou por meio do aplicativo Android. Mas, para realizar via app, você deve fazer um setup em Internet estável. A seguir, você descobre como.

Como realizar o check-in Sympla?

Web

O processo é simples, e o primeiro passo é sempre fazer login, acessando sua conta, e clicando em Área do produtor.  Depois, basta selecionar o seu evento. 

Se você estiver no computador, é só clicar em Check-in no painel de gestão, na lateral esquerda da tela. Você terá acesso a uma visão geral do check-in. Ainda nessa página, clique em check-in online para ir à aba seguinte e, então, realizar o check-in pelo computador.

#DicaSympla: se necessário, utilize a barra de pesquisa para localizar os ingressos. É possível buscar pelo nome, e-mail, número de pedido ou do ingresso.

Para concluir o processo, é só conferir o nome do participante e clicar em Fazer check-in.

Saiba mais no vídeo:

Aplicativo iOS

Quer tal escanear o QRCode dos ingressos pela câmera do celular e ganhar praticidade no check-in? Para isso, o primeiro passo é fazer o download do app Sympla Organizador, que tem o ícone preto, na App Store. 

Em seguida, é necessário fazer o login na sua conta e selecionar o seu evento. A aba de Check-in estará à direita.

Atenção: antes de mais nada, clique em Lista de participantes para gerar a lista completa. Assim, você garante que todos os ingressos estejam carregados no celular. Mas lembre-se: para visualizá-la, é preciso ter o nível de acesso de coordenador na plataforma.

Clique em Fazer check-in, aponte a sua câmera para o QRCode e pronto! Você verá uma mensagem de confirmação na tela.

#DicaSympla: se necessário, utilize o botão Digitar código. Para fazer o check-in manualmente, é só clicar em Participantes, encontrar o ingresso desejado e arrastar para a esquerda.

Confira mais detalhes aqui: 

Aplicativo Android

Você já baixou o app Sympla Organizador no smartphone que será usado para o check-in? Esse é o primeiro passo! Basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e fazer o download.

O processo é o mesmo: depois de fazer login na conta e encontrar o evento desejado, acesse a aba check-in e carregue a lista de participantes. Nela, é possível visualizar os check-ins realizados e pendentes se você tiver o acesso de coordenador na plataforma.

Para fazer a leitura com QRCode, basta clicar no ícone laranja, no canto inferior direito da tela e apontar a câmera para o código até receber a mensagem de confirmação.

#DicaSympla: no app Android, também é possível digitar o código do ingresso e realizar o check-in manualmente, clicando em Participantes.

Assista ao vídeo para ficar por dentro de todos os detalhes:

Check-in Offline

O app Android também conta com a funcionalidade de check-in offline. Para fazer isso, no entanto, você precisa se antecipar e fazer um setup antes do evento, com internet estável.

Funciona assim: acesse o app, escolha o evento para o qual vai realizar o check-in, clique na lista de participantes e aguarde até que toda a lista seja exibida na tela – o app mostra que a lista está sendo baixada e, uma vez que isso é feito, exibe todos os participantes. Depois que a lista for baixada, o celular estará apto para operar mesmo sem Internet.

Mas não se esqueça: uma vez que o celular fique offline, não haverá sincronização entre o celular e a Sympla. Os participantes que compraram seus ingressos após a lista ser baixada não aparecerão na lista offline.

Bônus: por dentro da gestão dos participantes

Uma boa gestão de eventos começa antes do check-in e requer um olhar atento aos dados e relatórios da produção. Na Sympla, é possível acompanhá-los em tempo real.

A gestão dos participantes é fundamental para minimizar problemas no check-in e ter maior controle sobre os ingressos.

Funciona assim: na Área do produtor, encontre o evento desejado. Clique em Participantes e, em seguida, Administrar participantes. Você terá acesso a informações de todas as compras de ingressos e poderá fazer buscas usando:

  • nome;
  • email;
  • número de ingressos;
  • número do pedido.

E, ainda, filtrar a busca com base em:

  • status do pedido do participante (pagamento não efetuado, participantes confirmados, etc.);
  • tipos de ingressos criados.

Saiba mais sobre gestão de participantes na Central de Ajuda.

Tudo sobre eventos presenciais

Produzir um evento do zero é um desafio e tanto. Mas há soluções digitais pensadas para tornar a sua vida mais fácil. O curso Eventos presenciais do Sympla Academy te ajuda a aproveitar ao máximo a nossa tecnologia. Conheça!

E aí? Tudo pronto para criar e gerir sua próxima produção? Explore as soluções da Sympla para diversos formatos de eventos e crie o agora!