Dizem que a primeira impressão é a que fica, certo? É por isso que a entrada dos participantes em um evento é determinante para uma boa percepção da produção como um todo. Online ou offline, via aplicativo ou desktop, o check-in Sympla é capaz de levar mais agilidade e segurança ao controle de entrada. Para conhecer a funcionalidade e saber como usá-la, continue a leitura!
O que é o check-in Sympla?
Eventos presenciais são sinônimo de grandes fluxos de pessoas, e cabe aos organizadores promover maior fluidez no processo de entrada, que envolve cruzar a lista de participantes com os nomes ou números de pedido de quem chega ao local do evento. Tudo, é claro, sem grandes filas e sem erros.
Na plataforma da Sympla, há três formas de realizar o check-in online:
- Online, por meio do computador;
- Online, pelo aplicativo iOS;
- Online, pelo aplicativo Android.
Os produtores que optarem por realizar o check-in offline podem imprimir a lista de participantes e conferir a sua identificação, mas essa modalidade não é indicada para grandes eventos.
Caso não haja Internet, também é possível fazer o check-in offline, com o auxílio de uma planilha do Excel ou por meio do aplicativo Android. Mas, para realizar via app, você deve fazer um setup em Internet estável. A seguir, você descobre como.
Como realizar o check-in Sympla?
Web
O processo é simples, e o primeiro passo é sempre fazer login, acessando sua conta, e clicando em Área do produtor. Depois, basta selecionar o seu evento.
Se você estiver no computador, é só clicar em Check-in no painel de gestão, na lateral esquerda da tela. Você terá acesso a uma visão geral do check-in. Ainda nessa página, clique em check-in online para ir à aba seguinte e, então, realizar o check-in pelo computador.
#DicaSympla: se necessário, utilize a barra de pesquisa para localizar os ingressos. É possível buscar pelo nome, e-mail, número de pedido ou do ingresso.
Para concluir o processo, é só conferir o nome do participante e clicar em Fazer check-in.
Saiba mais no vídeo:
Aplicativo iOS
Quer tal escanear o QRCode dos ingressos pela câmera do celular e ganhar praticidade no check-in? Para isso, o primeiro passo é fazer o download do app Sympla Organizador, que tem o ícone preto, na App Store.
Em seguida, é necessário fazer o login na sua conta e selecionar o seu evento. A aba de Check-in estará à direita.
Atenção: antes de mais nada, clique em Lista de participantes para gerar a lista completa. Assim, você garante que todos os ingressos estejam carregados no celular. Mas lembre-se: para visualizá-la, é preciso ter o nível de acesso de coordenador na plataforma.
Clique em Fazer check-in, aponte a sua câmera para o QRCode e pronto! Você verá uma mensagem de confirmação na tela.
#DicaSympla: se necessário, utilize o botão Digitar código. Para fazer o check-in manualmente, é só clicar em Participantes, encontrar o ingresso desejado e arrastar para a esquerda.
Confira mais detalhes aqui:
Aplicativo Android
Você já baixou o app Sympla Organizador no smartphone que será usado para o check-in? Esse é o primeiro passo! Basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e fazer o download.
O processo é o mesmo: depois de fazer login na conta e encontrar o evento desejado, acesse a aba check-in e carregue a lista de participantes. Nela, é possível visualizar os check-ins realizados e pendentes se você tiver o acesso de coordenador na plataforma.
Para fazer a leitura com QRCode, basta clicar no ícone laranja, no canto inferior direito da tela e apontar a câmera para o código até receber a mensagem de confirmação.
#DicaSympla: no app Android, também é possível digitar o código do ingresso e realizar o check-in manualmente, clicando em Participantes.
Assista ao vídeo para ficar por dentro de todos os detalhes:
Check-in Offline
O app Android também conta com a funcionalidade de check-in offline. Para fazer isso, no entanto, você precisa se antecipar e fazer um setup antes do evento, com internet estável.
Funciona assim: acesse o app, escolha o evento para o qual vai realizar o check-in, clique na lista de participantes e aguarde até que toda a lista seja exibida na tela – o app mostra que a lista está sendo baixada e, uma vez que isso é feito, exibe todos os participantes. Depois que a lista for baixada, o celular estará apto para operar mesmo sem Internet.
Mas não se esqueça: uma vez que o celular fique offline, não haverá sincronização entre o celular e a Sympla. Os participantes que compraram seus ingressos após a lista ser baixada não aparecerão na lista offline.
Bônus: por dentro da gestão dos participantes
Uma boa gestão de eventos começa antes do check-in e requer um olhar atento aos dados e relatórios da produção. Na Sympla, é possível acompanhá-los em tempo real.
A gestão dos participantes é fundamental para minimizar problemas no check-in e ter maior controle sobre os ingressos.
Funciona assim: na Área do produtor, encontre o evento desejado. Clique em Participantes e, em seguida, Administrar participantes. Você terá acesso a informações de todas as compras de ingressos e poderá fazer buscas usando:
- nome;
- email;
- número de ingressos;
- número do pedido.
E, ainda, filtrar a busca com base em:
- status do pedido do participante (pagamento não efetuado, participantes confirmados, etc.);
- tipos de ingressos criados.
Saiba mais sobre gestão de participantes na Central de Ajuda.
Tudo sobre eventos presenciais
Produzir um evento do zero é um desafio e tanto. Mas há soluções digitais pensadas para tornar a sua vida mais fácil. O curso Eventos presenciais do Sympla Academy te ajuda a aproveitar ao máximo a nossa tecnologia. Conheça!
E aí? Tudo pronto para criar e gerir sua próxima produção? Explore as soluções da Sympla para diversos formatos de eventos e crie o agora!