Você não pode ouvir uma marchinha que já se anima para curtir esse feriado tão amado? Os blocos de Carnaval já são parte da festa há muitos anos, mas muitas pessoas só estão conhecendo esse movimento recentemente.
Se a ideia é curtir um bloco diferente esse ano, a boa notícias é que você encontra excelentes opções em diversas cidades do país. Para ajudar nessa escolha, a Sympla reuniu neste post os blocos mais famosos de cada região, confira nossa lista e se joga!
O que são blocos de Carnaval?
Os blocos de Carnaval ou blocos de rua são manifestações populares do movimento carnavalesco que surgiram nos séculos 19 e 20. Eles são formados por um conjunto de pessoas que se organiza para curtir e desfilar nas ruas da cidade comemorando o feriado de Carnaval.
Geralmente, os blocos de rua percorrem trajetos pré-estabelecidos acompanhados por músicos, percussionistas, animadores e foliões, que vão se juntando ao bloco ao longo do trajeto.
Essa é uma forma de incluir as pessoas na festa, ocupando espaços pela cidade e mostrando a cultura do Carnaval. Existem diferentes tipos de blocos, alguns têm músicas próprias, como as escolas de samba, outros, resgatam as antigas marchinhas. Existem também blocos temáticos, focados em um artista ou em um tema único para fantasias.
Assim, a escolha fica a gosto do freguês. O que importa é colocar sua fantasia, pegar a serpentina e partir para a festa.
Os blocos de Carnaval mais famosos do Brasil
Os blocos de Carnaval são tradicionais em diversas cidades do país. Cada região conta com seus blocos já conhecidos e novos vêm surgindo a cada ano. Para ajudar você a se programar para a festa, listamos os 6 blocos mais famosos, um de cada região do país. Confira.
Sargento Pimenta – Rio de Janeiro
Esse bloquinho inusitado é bem recente, mas já conquistou o gosto de milhares de foliões na região do Flamengo no Rio de Janeiro.
O bloco traz toda a alegria do Carnaval para os clássicos, prestando uma homenagem aos Beatles e transformando seus sucessos em marchinhas e samba. Já dá pra imaginar que essa mistura tem tudo para dar certo, né?
Então, Brilha! – Belo Horizonte
O Brilha, como é carinhosamente apelidado pelos foliões, desfila religiosamente no sábado de Carnaval no raiar do sol. O bloco tem 10 anos de existência e nasceu junto com o Carnaval da cidade.
Ao longo dos anos, sua fama foi crescendo e o bloco precisou de uma estrutura maior. Hoje, o desfile é feito com a ajuda de um trio elétrico e o Então, Brilha! é um dos blocos mais famosos da capital mineira.
Galo da Madrugada – Recife
O Carnaval de Recife é, com certeza, um dos maiores do país e a festa de rua já se tornou muito mais popular na região do que as escolas de samba.
Entre as estrelas do Carnaval pernambucano está o Galo da Madrugada, o maior bloco de Carnaval do mundo, segundo o Guinness Book. Ele foi criado em 1978 e desfila sempre no sábado com carros alegóricos e trios elétricos nos bairros de São José e Santo Antônio.
O Homem da Meia-Noite – Olinda
Tradicional e histórico, o bloco de rua O Homem da Meia-Noite é considerado um patrimônio da cidade. Ele marca o início das festas de Carnaval e é responsável por abrir, oficialmente, a folia na cidade.
Regado a fogos, frevo e muito papel picado, o bloco traz os famosos bonecos de Olinda nas ladeiras do Centro Histórico da cidade, atraindo milhares de foliões.
Olodum – Salvador
Criado em 1979, o bloco do Olodum surgiu em um Pelourinho ainda marginalizado em Salvador. Com seus tambores inspirados no reggae e no movimento rastafari, esse bloco conquistou uma popularidade imensa e ajudou a revitalizar o Pelourinho e torná-lo um patrimônio histórico-cultural.
Hoje, o bloco vai além da festa de Carnaval, se tornou uma escola de tambores afro-brasileiro e uma ONG em luta contra o racismo.
Tarado Ni Você – São Paulo
Embora tenha passado muito tempo longe dessa cultura, a cidade de São Paulo está oficialmente na lista dos locais que curtem um bom Carnaval de rua. A cada ano, mais bloquinhos se cadastram para desfilar nas ruas e alguns já estão se tornando tradicionais na cidade.
Um deles é o Tarado Ni Você, bloco inspirado na obra de Caetano Veloso que percorre as ruas do centro entoando as canções do artista em ritmo de Carnaval. Como não poderia deixar de ser, a concentração acontece na esquina entre a Ipiranga e a avenida São João.
E depois do bloco? Carnaval é na Sympla
Curtir o feriado nos blocos de Carnaval já é uma tradição em diversos pontos do país. Onde quer que você esteja, vale a pena conferir a agenda da sua cidade, se encher de glitter e partir para a rua.
Depois do bloquinho, vale retocar o brilho e seguir para as festas que estão na Sympla. Acompanhe o site o app para ficar por dentro dos principais eventos de Carnaval da sua cidade. Fique de olho para ver tudo em primeira mão!