O ciclo de vendas ou jornada do cliente já é um grande conhecido para quem trabalha na área de marketing. Mas o que nem todo mundo sabe é que esse sistema pode ser aplicado em diversos mercados de produtos e serviços, inclusive na área de eventos.
Neste post, vamos explicar melhor quais são as etapas do ciclo pelo qual o participante passa durante a compra de ingressos e o que o produtor pode fazer para potencializar cada uma dessas etapas e vender mais. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto.
O que é ciclo de vendas?
O ciclo de vendas é um processo formado por todas as etapas de uma venda de produto ou serviço. É toda a jornada que um potencial cliente vivencia desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda e a fidelização. Esse processo deve ser bem pensado e planejado para garantir a melhor experiência possível ao cliente.
Vale destacar que o ciclo de vendas pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio, inclusive no mercado de eventos. Ele também pode ser otimizado, para acelerar o processo de vendas e garantir mais produtividade ao organizador.
Acompanhar de perto cada uma das etapas do ciclo e o número de vendas efetivadas também é uma forma de entender quais ações estão funcionando e quais precisam ser revistas. Dessa forma, o ciclo de vendas é também um importante indicador de resultados.
Quais as etapas do ciclo de vendas de ingressos?
Para facilitar o entendimento, vamos explicar melhor cada uma das etapas do ciclo de vendas aplicado à venda de ingressos, confira.
Prospecção
A primeira etapa é a prospecção, ou seja, o contato inicial do potencial participante com o evento. Nessa etapa, é importante entender quem é o público-alvo e qual o perfil dele. Identificando os interesses em comum do público que o produtor quer atingir, é possível relacionar quais canais de divulgação serão mais eficientes para atraí-lo.
A prospecção pode acontecer de diversas formas, dependendo de quem o produtor deseja alcançar. É possível divulgar o evento, por exemplo, em redes sociais como Instagram e TikTok e em outros eventos do mesmo nicho. Vale lembrar de criar uma página de vendas para facilitar a inscrição dos interessados.
Qualificação
Essa é a etapa que diferencia as pessoas que viram os anúncios, daquelas que realmente têm interesse em participar do evento. Nessa fase, é comum que o interessado busque mais informações, como o local onde o evento vai acontecer e as atrações confirmadas.
Assim, é essencial que o produtor conte com um time de atendimento preparado para auxiliar os futuros participantes de forma ágil, oferecendo suporte em diferentes canais para tirar todas as dúvidas.
Fechamento
O próximo passo na jornada do futuro participante é realizar sua inscrição no evento, ou seja, a compra do ingresso. Se a inscrição for feita pela internet, é importante pensar em uma página de evento atrativa e objetiva, com uma identidade visual marcante e todas as informações necessárias passadas de forma clara.
Oferecer diversas opções de pagamento, como cartão e PIX, também é uma forma de incluir todos os interessados e aumentar as chances do produtor de fechar a venda. É válido que o organizador utilize ferramentas de agenda ou programe um email de confirmação, enviado ao final da inscrição, para lembrar quando e onde o evento vai acontecer.
Participação
Na área de eventos, o que está sendo vendido é a experiência. Por isso, o ciclo de vendas não se encerra com o fechamento da venda. É preciso, também, garantir uma boa experiência para fidelizar o cliente. Assim como os anúncios e a página de vendas devem ser atrativos, o evento também precisa ser atraente e entregar tudo aquilo que prometeu na divulgação.
Nessa etapa, é importante também que o produtor tenha em mente o objetivo do evento. Por exemplo, eventos online podem ser criados para divulgar um produto ou serviço ou mesmo para aumentar o reconhecimento da marca no mercado.
Já os presenciais, como festas e baladas, podem ter como objetivo a venda de bebidas e aperitivos. Dessa forma, entendendo o objetivo de conversão do evento, é possível pensar em ações estratégicas que podem ser feitas para bater as metas.
Pós-evento
Por fim, o pós-evento é o momento de medir o impacto da produção para entender o quanto ela agradou os clientes. É nessa fase que os participantes esperam, por exemplo, receber os certificados — em casos de congressos, workshops e palestras.
O produtor pode utilizar essa fase do ciclo de vendas para manter o público engajado com a marca, realizando pesquisas de satisfação para coletar feedbacks e mantendo as redes sociais ativas para divulgar fotos e vídeos e anunciar novas edições.
Como otimizar o processo?
Conhecer o ciclo de vendas de ingressos é muito importante para traçar um planejamento estratégico e garantir sucesso à produção. Contudo, é possível pensar em formas de encurtar essa jornada e otimizar as inscrições, minimizando investimentos e focando em um maior retorno.
A primeira dica é utilizar plataformas de vendas online antecipadas, que permitam uma melhor previsão do público e controle de vendas. A dica é que o produtor busque uma plataforma como a Sympla, que tem integração com ferramentas de CRM e redes sociais e permite a criação de lotes e cupons.
Além disso, é importante criar páginas de vendas completas, com todas as informações e perguntas frequentes, evitando que o possível participante tenha dúvidas e precise entrar em contato para esclarecê-las. Nessa página, é fundamental apresentar o produtor do evento, para conferir mais credibilidade e segurança ao cliente na hora de fechar a compra.
Planejando e acompanhando de perto cada etapa do ciclo de vendas, o produtor conseguirá garantir uma jornada mais tranquila aos clientes, otimizando o processo de compra de ingressos e potencializando o sucesso de suas produções.
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