A parte estética de uma produção é bastante importante e contribui para que a experiência dos participantes seja positiva. Por isso, o organizador que quer ter sucesso no seu projeto precisa ter atenção à cenografia para eventos

O termo se refere ao trabalho de preparar um espaço para receber as pessoas, englobando toda a parte decorativa do local, além da iluminação, arquitetura e outros aspectos. 

Neste artigo, será possível ler sobre: 

  • o que é cenografia;
  • quais são os elementos cenográficos de um espaço;
  • cenografia para eventos: qual é a sua importância;
  • como fazer cenografia para eventos;
  • cenografia para eventos: diferenças por segmento. 

O que é cenografia?

De origem grega, a palavra cenografia diz respeito à atividade de realizar decorações cênicas. Ou seja, ela se refere ao conjunto de elementos utilizados em cenários.  

Nela, são utilizados elementos visuais que fazem parte da encenação, como acessórios e a iluminação. Ao ouvir o termo, é comum pensar logo no teatro, mas há muitos outros espaços que utilizam dessa técnica para proporcionar ótimas experiências às pessoas, como:

  • cinema;
  • televisão;
  • noticiários;
  • e, claro, os eventos! 

O conceito de cenografia surgiu no teatro da Grécia Antiga. Foi nessa época que os gregos desenvolveram o periacto, um artefato que era capaz de mudar a decoração do espaço de acordo com a cena da peça. 

Por muitos anos, o método mais comum de alterar os cenários de espetáculos teatrais foi a utilização de panos de fundo. Já hoje, o que não faltam são recursos para inovar e surpreender o público. Alguns itens muito utilizados são os painéis e as próprias paredes.  

Em resumo, a arte da cenografia envolve o estudo e a construção de cenários, o que pode envolver não apenas objetos, mas tudo aquilo que compõe uma cena, como iluminação, cores, figurinos, entre outros. 

Na cenografia para eventos, o objetivo maior é construir uma atmosfera agradável para os participantes entrarem no clima da produção. 

Quais são os elementos cenográficos de um espaço de eventos?

A cenografia para eventos é uma realidade. Portanto, o organizador que deseja ter sucesso no seu projeto precisa ter noção de que ela tem sido cada dia mais adotada como estratégia para fazer os participantes se sentirem confortáveis e vivenciarem um bom momento. 

Além disso, ela pode ser usada para transmitir uma sensação específica por meio da decoração. Por exemplo, quem não ouviu falar de ambientes instagramáveis

O termo, originado na rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, se refere a espaços decorados e organizados para despertar o interesse dos visitantes e fazer com que eles divulguem o lugar com amigos nas mídias sociais. 

Porém, isso não quer dizer que a cenografia para eventos se limite ao uso de adereços e objetos decorativos bonitinhos em paredes ou no palco principal, em casos de shows ou festivais. 

O produtor pode e deve ir além, explorando outros elementos que contribuem para a experiência do público. Por exemplo: 

  • iluminação;
  • sonorização;
  • figurino/vestuário das pessoas que compõem a atração da produção ou até mesmo do restante da equipe de apoio;
  • sinalizações para ajudar na orientação das pessoas no local do evento. 

#DicaSympla: Descubra como escolher corretamente o local para seu evento.

Cenografia para eventos: qual é a sua importância?

O mercado de eventos é um setor competitivo e, por isso, o organizador que deseja se destacar precisa encontrar formas de surpreender o seu público. E não dá para ficar refém apenas das atrações contratadas. 

Isso porque outras empresas e produtores podem contratá-las também. Então, é necessário ir além e abusar da criatividade, buscando um diferencial. Por isso, o cenário é um aspecto tão importante para as produções. Por meio dele, é possível se destacar nos detalhes!

Exemplos de aplicações

Ao planejar uma festa, por exemplo, por que não atribuir a ela um tema especial? Essa não é apenas uma forma de atrair um público específico e mais qualificado, como também ajuda a planejar a cenografia do evento de maneira direcionada.

Por exemplo, se o nome de um festival é “mil e uma noites de música”, pode ser interessantes construir uma ambientação que lembre a cultura e a magia do conto de fadas árabe Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa, que consta no “Livro das Mil e Uma Noites”. 

Ou então, se o tema da produção é “cores”, não dá para entregar um espaço com paredes brancas e decoração neutra. A sacada está aí: brincar com as referências do público e as temáticas de cada projeto para proporcionar um clima especial para os participantes. 

Vale lembrar que os seres humanos são bastante visuais e, portanto, buscar a atenção das pessoas pelo olhar é uma excelente aposta. Mas ainda é possível explorar outros sentidos que tornam a experiência ainda mais especial e ajudam a resgatar memórias afetivas. 

Por exemplo, em uma exposição sobre a história do circo, o produtor pode apostar em sons de fundo com músicas circenses e risadas. Outra boa investida pode ser a produção artificial de um cheirinho de pipoca, um tipo de lanche comum nesses locais.

Assim, a cenografia tem o poder de reforçar a estratégia de branding do seu evento, dando a ele uma identidade única, que passa a fazer parte da experiência do público.

Cenografia para eventos: dicas de como fazer e destacar a produção

O primeiro passo para fazer uma boa cenografia para eventos é trabalhar na definição de um conceito para a produção. É essa temática que vai guiar as ideias do organizador. 

Por exemplo, em uma feira tecnológica destinada a empresários do setor, ainda que não haja necessidade de brincar com a ludicidade da produção — como acontece em eventos infantis —, é possível apostar em uma decoração moderna que remeta a esse universo e torne a experiência mais especial. 

Em seguida, o organizador que deseja surpreender o público com seu projeto por meio dessa estratégia, deve: 

  1. fazer uma visita técnica no espaço do evento: essa é uma tarefa de extrema importância, pois é nesse momento que o produtor e seus fornecedores poderão checar o que é viável ou não de realizar para que a cenografia dê certo. É válido avaliar a estrutura do local, fazer medições e outras análises;
  2. planejar as ideias de acordo com o orçamento da produção: a criatividade é o centro de uma boa cenografia, mas ela não pode ir além do orçamento planejado para a produção. É importante que o produtor fique atento às contas, evitando uma dor de cabeça futura;
  3. pesquisar tendências do setor: para não partir do zero, é fundamental realizar uma boa pesquisa do que tem sido feito pela concorrência, levantando referências e inspirações;
  4. criar um checklist de tarefas para a cenografia: a cenografia é uma atividade e tanto dentro de um evento — especialmente para aqueles muito ricos em detalhes. Portanto, vale criar uma lista de afazeres e funções à parte para auxiliar na organização do projeto;
  5. buscar bons fornecedores: ter fornecedores de confiança é essencial para cumprir com o cronograma do projeto e entregá-lo ao público com a melhor qualidade. É válido pesquisar pelo histórico de serviço dos profissionais contratados. 

Cenografia para eventos: uma ótima estratégia para surpreender o público! 

Não há dúvidas de que a cenografia para eventos os torna mais atrativos, além de contribuir para uma experiência mais positiva do público. Afinal, quem não gosta de estar em um ambiente bem arrumado e que ative boas memórias? 

Além disso, vale lembrar que, hoje, se vive na era das redes sociais. Logo, não basta apenas ter a experiência, é preciso registrar e compartilhar com os seguidores. 

Dessa forma, oferecer um espaço agradável também contribui para estimular a divulgação espontânea dos próprios participantes da produção, que, por sua vez, ainda podem trazer novas pessoas atraídas pelas fotos e vídeos da festa, show ou feira. 

Uma ótima oportunidade para fortalecer a marca do projeto! Mas, mesmo o cenário sendo muito importante, só ele não garante o sucesso de uma produção. Há muitas peças envolvidas para tirar uma ideia do papel com efetividade. Aproveite e veja também o que é e como funciona a logística de eventos!