Se o seu maior medo na hora de produzir um evento é não conseguir a venda de ingressos e lotar o espaço escolhido, então este guia foi feito para você! A ideia de não vender uma boa quantidade de ingressos só assombra aqueles que desconhecem as estratégias que certamente vão deixar a casa cheia!

Que tal aprender a fazer isto de forma eficiente, com quem realmente entende do assunto? Conheça agora os truques dos produtores que sabem fazer um evento bombar!

Personalize a página do seu evento

Nada mais impessoal do que um convite genérico, que não transmita de verdade o que o evento pretende ser. Reserve um tempo para elaborar o banner do seu evento, colocando fotos e cores que combinem entre si, de forma que se relacionem com a identidade da sua produção. Na venda online, configure a página de venda dos ingressos com o mesmo esquema de cores e com as peças gráficas já utilizadas nas redes sociais. O público logo identificará o evento e estará mais propenso a comprar.

#DicaSympla: com a Sympla, você cria uma página personalizada para manter a identidade visual do seu evento! Dessa forma, você divulga seu evento através de um hotsite exclusivo e sem propaganda. Saiba mais :)

Divulgação é a alma do negócio

As vendas dos ingressos começam na divulgação, afinal as pessoas precisam saber que você fará um evento. Pesquise sobre o seu público e vá ao encontro dele. E, principalmente, utilize as redes sociais! Se estiver fazendo algo para um público composto por jovens, por exemplo, você pode encontrá-los no Facebook e no Instagram. Caso eles sejam mais alternativos e antenados, é provável que você os encontre no Pinterest e, se forem fãs de determinado artista, talvez seja uma boa ideia procurá-los entre os seguidores do Twitter da celebridade em questão.

Muito cuidado na hora de escolher a data

É importante escolher uma data que não gere conflito com outros eventos da mesma área e com mesmo público. Isso faz com que o seu público não tenha que escolher entre um e outro, já que sua data será “única”. É bacana dedicar um tempo para pesquisar sobre o clima também, embora não seja uma ciência exata, você pode se beneficiar ao escolher um dia agradável ao invés de um dia chuvoso, por exemplo.

Tenha controle sobre a venda dos ingressos

Uma das maiores vantagens da venda de ingressos online em relação ao modelo tradicional (nos pontos físicos) é que você pode gerenciar em tempo real quantos ingressos já foram vendidos. Com isso você pode se programar e disponibilizar mais ingressos e até adequar o seu evento de acordo com a quantidade de pessoas que irão comparecer. Verifique diariamente como estão sendo as vendas e trace estratégias de ação realmente eficientes!

#DicaSympla: com o aplicativo Sympla Organizador é possível acompanhar as vendas do seu evento sempre que desejar e em tempo real, realizar o check-in dos participantes por QR Code e muito mais!

Ofereça ao seu público diversas formas de pagamento

Ao disponibilizar os ingressos na internet, seu público não fica refém de apenas uma forma de pagamento. Ele pode parcelar, pagar à vista ou no boleto. Assim, o seu cliente se sente seguro e mais confortável ao ter mais opções na hora de pagar.

Sorteios e descontos de ingressos ajudam nas vendas

Uma forma de divulgar o seu evento é promover sorteios e distribuir cortesias. O público geralmente acaba se interessando e repassando a informação adiante, sendo uma forma de gerar propaganda espontânea e ainda presentear as pessoas!

Descontos também são belos atrativos na hora de lotar o seu evento. Faça algo que estimule o público a comprar mais! Ao invés de tentar atrair apenas um casal, tente atrair todo o grupo de amigos. Você pode oferecer um ingresso grátis na compra de “x” ingressos, ou dar descontos do tipo “a cada dois ingressos o terceiro tem 10% de desconto’’. Faça as adaptações que considerar necessárias, estude seu orçamento e metas de lucro para estipular valores e não se esqueça de divulgar os descontos!

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Informe quando os lotes dos ingressos se esgotarem

Para estimular as vendas de ingressos, muitos produtores utilizam a venda em lotes. Para instigar o público, os ingressos vão ficando mais caros a medida em que a data do evento se aproxima e os lotes são trocados. Essa é uma estratégia muito interessante para que o público não deixe para comprar na última hora. Isso é ótimo inclusive para o seu planejamento, caso perceba que mais pessoas têm interesse em ir. Dessa forma, você pode providenciar mais bebidas e seguranças, por exemplo.

#DicaSympla: quer saber mais vantagens de vender ingressos por lotes? Leia nosso artigo!

Contudo, é importante que você mantenha as informações sempre atualizadas para não deixar o seu cliente na mão. Sempre disponibilize a data de término dos lotes ou quantos ingressos ainda estão disponíveis!

#DicaSympla: Utilizando a Sympla para as vendas, você pode deixar visível para o comprador a separação dos lotes, seus valores, bem como se ainda há ingressos disponíveis. Saiba como funciona!

Mostre como será o evento

Você pode fazer isso através de teasers em vídeo para instigar a vontade do público. Se o seu evento já tem mais de uma edição, você pode mostrar um vídeo de como foram os anteriores. Já se for um evento inédito, você pode focar mais nas atrações.

Para que o seu evento seja um sucesso, o importante é saber como fazê-lo antes do planejamento. Faça uma planilha, coloque as suas metas em um papel, simule situações e esteja preparado para lidar com elas. Pesquise, estude, conheça o público, seja criativo e se atente aos nosso truques para conseguir boas vendas e lotar a casa!


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