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Produto Digital: o que é e como criar o seu?

Talvez não tenha se dado conta de que já consumiu um produto digital, mas é bem provável que já tenha feito um curso online, baixado um ebook ou utilizado aplicativos. Os produtos digitais estão mais presentes do que nunca em nossas vidas, principalmente após a pandemia do Covid-19. 

Se você já usou a internet para assistir a uma aula, aprender uma receita nova ou ler um livro sabe bem do que estamos falando neste blogpost. Mas, a questão aqui é mostra que além de ser um consumidor, você pode ser protagonista na produção desses conteúdos?

Muitas pessoas entenderam que podem usar seus próprios conhecimentos para gerar uma renda extra ou alcançar a tão sonhada independência financeira. Com planejamento e boa vontade, qualquer pessoa que entenda bem sobre algum assunto pode lucrar com a venda do produtos digitais na internet.

O que é um produto digital?

Produto digital são materiais comercializados na internet. O conteúdo, geralmente, agrega algum valor ao usuário que o compra (é também chamado infoproduto). Alguns exemplos de infoprodutos são conteúdos em áudio, vídeo e texto, incluindo cursos online, webinários e livros digitais.

Os produtos digitais acabaram se tornando um alvo de empreendedores. Afinal, muita gente tem ofertado conteúdo dessa forma, saindo do zero e construído fama no mercado escolhido.

Para que serve um infoproduto?

O consumidor que procura um produto digital certamente está buscando:

Resolver um problema

Pense em algumas dificuldades que você já passou na sua vida e como seria bom ter contado com alguém para ajudar. Um infoproduto, é uma maneira prática de mostrar soluções, principalmente por quem realmente entende do assunto ou já passou por algo parecido e pode oferecer dicas de como passar por alguns obstáculos. Alguns exemplos são:

Aprender algo novo

Principalmente com o lockdown, muitas pessoas aproveitaram o tempo a mais em casa para aprender algo novo. Mas, muitas vezes, a falta de tempo, de condições financeiras ou a famosa preguiça para dar os primeiros passos fala mais alto.

O infoproduto cai como uma “luva” nessas situações.

Solucionar dúvidas

Infoprodutos também podem ser muito úteis para solucionar dúvidas em geral. Vamos supor que uma empresa lançou um produto. Ela pode produzir um material com todas as informações sobre o uso do mesmo com uma linguagem menos técnica e mais simples de entender (diferente dos manuais tradicionais). 

Uma mamãe de primeira viagem também pode tirar dúvidas sobre maternidade. Ou alguém que não sabe ao certo a melhor maneira de adestrar seu pet. Para tudo (ou quase tudo) existem infoprodutos com boas soluções.

Como criar um produto digital de destaque?

Com tudo que falamos, você já deve ter percebido que qualquer pessoa com algum conhecimento em uma área específica pode criar um produto digital. Mas é preciso lembrar que sem uma boa estratégia, seu produto digital está fadado ao fracasso.

Sendo assim, antes de mais nada, faça uma autoavaliação sobre o conteúdo escolhido para trabalhar seu infoproduto e leve em consideração três aspectos importantes:

1. Interesse

De preferência, que seja um assunto que desperte seu interesse. É aquele tema que você domina mas também admira, e tem interesse de continuar estudando e aprendendo cada vez mais sobre ele.

Afinal, se a ideia é dar continuidade ao seu infoproduto, é bom que o conteúdo escolhido faça seus olhos brilharem.

2. Habilidade

Ter conhecimento não é suficiente para garantir um bom produto para as pessoas que comprarem. É também necessário ter um modo de falar que consiga prender a atenção dos consumidores. Mas não se assuste! Se você acha que não tem tanta didática, pode aprender com o tempo e a prática (viu como existe oportunidade para qualquer tipo de conteúdo?). 

3. Demanda

Não adianta criar um infoproduto espetaular sem ter um público interessado. Por isso, procure saber se as pessoas têm interesse em adquirir o seu produto. Com alguns cliques pelos buscadores na internet, como o Google, você consegue identificar se as pessoas têm falado sobre o assunto no qual você pensa em desenvolver um conteúdo.

Os 12 formatos de produto digital mais usados

Se você quer se tornar um produtor digital, saiba que existem diversos formatos a serem abordados. Sendo assim, é preciso identificar o que mais tem a ver  com o seu perfil: 

1. Ebook

Ebook é a abreviação em inglês referente a livro eletrônico (eletronic book). Ele serve para produtores que têm um conteúdo bacana para oferecer, mas não consegue aprofundar o conteúdo com alguns posts nas redes sociais. Ele funciona como um material rico, que geralmente apresenta um assunto específico e detalhado. 

Eles podem ser pagos ou gratuitos. Tudo vai depender da sua estratégia. 

#DicaSympla: exemplo de eBook para vender um curso online

2. Webinários

É o mesmo que seminário na web, e pode ser ao vivo ou gravado. Webinários podem ser super funcionais se você deseja um apelo visual. Por geralmente ter uma página de inscrição, podem ser excelentes maneiras de construir uma base de clientes para se comunicar posteriormente. 

Um webinar, como também é chamado, é um formato que permite a aproximação com o seu público, ajuda a cativar e a fidelizar ainda mais as pessoas com a sua marca ou produto. 

3. Vídeo-aulas (curso)

As aulas gravadas em vídeo é um dos infoprodutos mais rentáveis. Isso porque podem ser assistida sem limite geográfico e a hora que o participante quiser. Além disso, é um produto que traz muita vantagem para os alunos e também para o professor, que muitas vezes não precisa nem sair de casa para dar a aula. 

Outras opções de produtos digitais que você pode se aprofundar e aderir para o seu negócio são:

#DicaSympla: veja como precificar o seu curso online

Ferramenta para divulgar seu produto digital

O Sympla Play é uma solução desenvolvida pela Sympla para ajudar criadores de conteúdo digital a ter um espaço simples e seguro para divulgar e manter o seu produto. Com ele, é possível personalizar e vender seus cursos online. Além disso, é possível criar certificados para serem disponibilizados para os participantes, o que acaba sendo um atrativo a mais para ganhar mais pessoas. 

#DicaSympla: conheça todas as soluções da Sympla

Viu só como é totalmente possível que você se torne um criador de infoproduto? Nós da Sympla buscamos sempre apoiar os produtores criando soluções para facilitar o dia a dia, basta você ter planejamento, criar uma boa estratégia e utilizar as ferramentas corretas. 

E você? Tem algum conhecimento ou habilidade que poderia compartilhar com outras pessoas?

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