Você já passou pela seguinte situação: estar assistindo uma transmissão online e, de repente, ela sair do ar no meio de uma explicação ou apresentação de determinado conteúdo? Isso pode acontecer com todo mundo, mas existem algumas ações que, se colocadas em prática, podem garantir o sucesso da sua  transmissão online! 

Continue lendo este artigo e conheça algumas dicas de como realizar uma transmissão online de sucesso!

Como aconteceu o crescimento da transmissão online?

Você sabia que a primeira transmissão online aconteceu no início dos anos 90? Desde então, a  propagação desse streaming é considerável, mas teve um aumento significativo em 2020, com o surgimento da pandemia do coronavírus.

Sendo assim, diante da grande demanda de eventos, palestras, workshops e aulas ao vivo, ter as ferramentas adequadas para fazer a transmissão de maneira satisfatória se tornou essencial. 

De acordo com dados do PropMark, o setor de streaming online cresceu mais de 45% ao longo de 2020 e o seu faturamento pode chegar em US$ 245 bilhões até 2027. 

Com essas informações, fica claro que  a ascensão desse formato será em grande proporção. Se a sua empresa não passar a utilizá-lo, ela poderá ser considerada desatualizada no mercado e ser ultrapassada pelos seus principais concorrentes. 

5 dicas de como realizar uma transmissão online de sucesso

Para te ajudar, conheça algumas dicas de como realizar uma transmissão online de sucesso e como ela pode contribuir para o aumento dos resultados da sua marca. 

Veja a seguir:

1. Esteja em um cenário ideal

O primeiro passo para garantir que a sua transmissão seja eficiente é pensar no local onde ela será realizada. Isso porque, se você estiver em um ambiente que não condiz com o tema do conteúdo que irá abordar, pode ser que esse cenário destoe muito e chame mais atenção do que o próprio assunto.

Sendo assim, se quer que as atenções sejam voltadas totalmente para o que você está falando ou transmitindo, é fundamental que o cenário escolhido tenha relação com o tema.

Por exemplo: caso o assunto a ser discutido seja  finanças e investimentos, ter um cenário com imagens de personagens de filmes, livros em quadrinhos ou animações não estará condizente com o que será abordado. 

No entanto, isso não quer dizer que se o assunto é sério, o cenário também precisa ser sério. O único ponto de  atenção é que o ambiente seja neutro ou tenha algo relacionado com o tema abordado e não transpareça ser desleixado.

Uma dica interessante é evitar que esse cenário seja ao ar livre, podendo ter diversas influências externas que acabam prejudicando a transmissão, como a luz, instabilidade da internet e barulho. 

2. Tenha um bom áudio e vídeo

Outro item importante a se preocupar antes de começar a sua transmissão online é a qualidade do áudio e vídeo. 

Além de prejudicar diretamente a qualidade do som e da imagem, não ter os equipamentos ideais pode passar uma má impressão para quem está assistindo. Você não quer ser conhecido como  um produtor que não se preocupa com a experiência do usuário, certo? 

Sendo assim, é fundamental  ter uma câmera, notebook, fone e microfone de boa qualidade, principalmente quando o assunto abordado precisar de uma música de fundo ou a transmissão de imagens com boa resolução, como uma aula de ginástica, por exemplo. 

Para isso, uma boa dica é optar por marcas reconhecidas no mercado e que tenham uma boa avaliação. O ideal é fazer testes em todas as ferramentas, evitando que elas parem de funcionar no meio da apresentação. Experimente  compartilhar a tela, colocar uma música para tocar e testar o microfone antes de iniciar a transmissão.

3. Escolha uma boa conexão com a internet

Você não quer que a sua transmissão online tenha falhas de conexão com a internet, não é mesmo? Isso pode ser prejudicial para o entendimento do conteúdo e para o andamento da apresentação, ocasionando atrasos e paralisações em meio à explicação. 

É importante ter uma internet de boa qualidade e, se possível, usá-la conectando o aparelho diretamente no cabo, evitando a utilização de WiFi, que pode ter mais instabilidade e derrubar a sua conexão. 

4. Opte por um local com a iluminação ideal

A iluminação do local onde será realizada a transmissão também influencia diretamente na sua eficiência. Ou seja, se o ambiente for escuro, por exemplo, e com cores muito intensas, pode acabar incomodando os olhos dos participantes, fazendo com que eles saiam da live. 

Deste modo, é fundamental que você tenha equipamentos de iluminação para te auxiliar neste momento, mesmo que seja apenas alguns itens básicos, como uma ring light, para que sua transmissão tenha uma boa qualidade de luz. 

Inclusive, é essencial que você realize testes, não só das luzes, mas também da internet, do áudio e vídeo, como já foi falado. 

5. Tenha a plataforma ideal

Além de todos os itens listados neste artigo, ter uma plataforma ideal para a sua transmissão online é indispensável para garantir que o seu conteúdo seja passado de maneira assertiva para o seu público. Com a Sympla Live isso é possível!

Por meio da plataforma da Sympla, você terá um gerenciamento completo dos acessos dos participantes e o controle da interação entre eles e o seu evento. 

Além disso, é possível criar seu evento em minutos, com uma experiência simples e a tecnologia desenvolvida pela Sympla. 

Conheça as soluções da Sympla e realize uma transmissão de sucesso. Com a Sympla Live, você poderá transformar a sua ideia em uma experiência online.