Você já pensou em fazer um evento online? Graças à tecnologia e às ferramentas de streaming disponíveis, eventos de todos os segmentos e tamanho podem acontecer de forma online. Por isso, esse tipo de evento pode ser uma boa alternativa para muitos produtores e existem diversos tipos de eventos online que podem ser planejados. 

O formato online é uma oportunidade de expandir o alcance da sua marca ou evento e se conectar com pessoas de diversos lugares, que não teriam tempo ou disponibilidade de ir até um evento presencial. Muitos produtores escolhem fazer um evento online por serem mais fáceis de gerenciar, mas a transmissão online também tem outras vantagens:

  • Reduzir custos: se você não tem um grande orçamento para realizar seu evento, optando por um evento online você pode economizar. Afinal, você não precisará gastar com aluguel de espaços, viagens e fornecedores;
  • Já que não existe um limite geográfico, você pode alcançar mais pessoas;
  • Existe também a possibilidade de aumentar o número de participantes do evento, já que um número muito maior de  pessoas podem se conectar em uma sala virtual;
  • Você pode usar ferramentas de bate-papo para manter interação e o engajamento ao longo do evento online.

Pensando em todas essas vantagens, separamos 5 tipos de eventos online que você pode produzir. Confira:

1. Cursos e workshops online

Você tem algo legal ou uma habilidade para ensinar para alguém? Então, organizar um curso ou workshop online pode ser uma boa opção para você. A facilidade do online faz com que você possa oferecer uma variedade de cursos, além de entregar o conteúdo de forma criativa e poder interagir com os participantes, mesmo que não seja de forma presencial.

Hoje em dia, é possível encontrar cursos online de diversos temas e de várias áreas, tudo de maneira rápida e prática. Esse tipo de evento oferece mais flexibilidade e comodidade aos participantes, já que eles podem assistir às aulas onde e como quiserem. Esse formato também oferece vantagens para o organizador, afinal, ele não depende de uma grande infraestrutura física para acontecer.

No entanto, planejar um curso online é um pouco diferente de organizar um curso ou workshop presencial. Você deve montar o seu curso tendo em mente que o aluno não estará perto de você e lembrando que, por ele está fazendo o curso pela internet, é mais fácil ele perder o foco e se distrair. Por isso, pense em maneiras e formatos criativos para transmitir seu conteúdo. Separe também um tempo para que o aluno possa tirar suas dúvidas.

#DicaSympla: Como fazer um curso online: 5 dicas indispensáveis

2. Meetups

Os meetups são encontros realizados com o objetivo de estimular o networking e a troca de conhecimento entre os profissionais de uma determinada área. A ideia desse evento é que as pessoas participem presencialmente, mas se a distância for um empecilho, isso não impede que você possa realizá-lo de outra maneira. 

Sim, fazer um meetup online é uma possibilidade! Você pode usar ferramentas de streaming para reunir os participantes. Assim. as pessoas podem continuar se encontrando, desenvolvendo ideias e fortalecendo as comunidades de trabalho, mesmo que à distância. 

Organizar um meetup online é uma forma de estimular as pessoas a se manterem ativas e criativas, além de ser uma boa oportunidade de atrair novos participantes de diversos locais do país, gerando networking e criando uma comunidade.

3. Seminários online

O objetivo de um seminário é agregar conhecimento. Assim como os cursos e workshops, esse é um evento de caráter educacional. Ele consiste na exposição e no debate de ideias sobre um determinado tema. Se você está pensando em realizar um seminário, mas não tem muitos recursos, a transmissão online pode ser uma alternativa.

Existem algumas diferenças entre realizar um seminários online e um presencial. Algumas coisas continuam iguais – você ainda precisará pensar em palestrantes, temas e elaborar formas de atrair o público. Porém, o “local” do evento será diferente. Você precisará encontrar uma ferramenta que comporte o seu evento online, onde seja possível que o palestrante faça a sua apresentação e que ainda ofereça um espaço para perguntas e discussões. Assim como em um seminário presencial, você precisará de um moderador para poder organizar o debate.

#DicaSympla: Como organizar um seminário

4. Webinars

O webinar é um evento que foi criado para ser realizado de forma totalmente online: são conferências, palestras ou reuniões realizadas pela internet. Geralmente os webinars são feitos em tempo real para os espectadores, através de transmissões de vídeo e áudio em plataformas online.

Esse é um evento para quem busca um formato dinâmico: nos webinars, participantes podem interagir diretamente com o participante ou enviar perguntas através de um chat, contribuindo de forma construtiva para o debate. 

Uma das grandes vantagens do webinar é ser um conteúdo versátil e interativo, já que pode ser exibido em vários lugares diferentes simultâneamente. Outro ponto positivo é que ele é uma ótima maneira de alcançar pessoas que normalmente não teriam contato com a sua marca ou empresa.

#DicaSympla: O que é um Webinar e como organizar o seu

5. Palestras e conferências online

Palestrantes também podem usar as ferramentas online para realizar seus eventos. Com o avanço da tecnologia, realizar esse tipo de evento ficou mais fácil, pois você pode oferecer uma palestra do conforto da sua casa. Além de ser um ótima estratégia para conseguir atingir um número maior das pessoas, de qualquer lugar. 

Você também pode realizar a conferência de forma online. Nesse caso, não muda muita coisa na organização, você terá que pensar nos palestrantes, na programação e no conteúdo das apresentações. A diferença é que nesse formato, você oferece a possibilidade das pessoas participarem remotamente.

Realizar uma palestra ou conferência online também tem facilidades para os participantes do evento. Eles poderão assistir o conteúdo onde estiverem e no dispositivo de sua escolha: computador, tablet ou celular.

#DicaSympla: Como organizar uma conferência de sucesso

Como fazer um evento online?

Ficou interessado em fazer um desses tipos de evento online? Então, um ponto importante que não pode ficar de fora do seu planejamento, é a escolha da plataforma de streaming para a transmissão do conteúdo. Ao criar o seu evento online na Sympla, você pode utilizar o Sympla Streaming (beta) como ferramenta para transmiti-lo em tempo real para seus participantes. 

A ferramenta é gratuita e não é preciso fazer nenhuma integração externa, ou seja, basta criar seu evento online, escolher o Sympla Streaming (beta) para transmiti-lo e pronto! Além disso, os participantes podem interagir fazendo perguntas nos comentários ao vivo, além de poderem acompanhar a sua apresentação direto da tela do computador ou do smartphone. 

Então, já escolheu qual será o próximo evento online que você irá produzir? Aproveite para criar seu evento na Sympla :)