Desde 2012, a Sympla trabalha constantemente para oferecer soluções inovadoras para um novo modelo de gestão de eventos e venda de ingressos. Hoje, já são mais de 36 mil produtores que confiam e utilizam nossa plataforma para promover as melhores experiências aos participantes \o/

Depois da apresentação da nova marca Sympla e do lançamento da nova área do Organizador, disponibilizamos uma solução que visa simplificar ainda mais a gestão dos seus eventos: nossa API agora é pública!

Com ela, os organizadores conseguem levar dados da conta Sympla para outros sistemas de forma automática, tornando a forma de acesso às informações dos eventos e dos participantes muito mais simples.

sympla-disponibiliza-api-pública

O que é uma API

A sigla API significa “Application Programming Interface”, ou Interface de Programação de Aplicativos. Isso quer dizer que, com ela, é possível realizar uma troca de conjuntos específicos de informações entre um sistema ou aplicativo e outro, de forma segura.

Imagine um cenário onde você, organizador de eventos, utiliza uma ferramenta de emissão de notas fiscais e precisa consultar informações preenchidas pelos participantes durante a compra. É preciso que esses dados estejam sempre atualizados na sua ferramenta e, sem utilizar a API, você precisaria conferir cada uma das informações de seus participantes na Sympla e atualizá-las, de forma manual, na sua ferramenta de emissão de notas.

Com a API, é possível atualizar as informações em tempo real através de uma “conexão” entre os dois sistemas – sua conta Sympla e a ferramenta que você utiliza para emissão de notas fiscais. É como se você estivesse em um restaurante: você precisa ler o menu (a documentação da API) para saber o que está disponível na cozinha (o sistema da Sympla) e fazer o seu pedido (informações de eventos, pedidos e participantes). O garçom (a API) transmite seu pedido à cozinha e retorna com o seu pedido. Ou seja, o menu é a documentação da API, que te diz quais são as informações disponíveis para solicitação, a cozinha é o sistema da Sympla e o garçom é a API – você precisa fazer uma solicitação ao garçom, que só vai te trazer o que estiver no menu e disponível na cozinha \o/

Quais são as possibilidades de uso da API

Com a API, os organizadores Sympla podem realizar diversas integrações que simplificam, ainda mais, a gestão de seus eventos. É possível, por exemplo, integrar a base de participantes dos eventos publicados na Sympla com o seu sistema de gestão de leads, importando dados dos eventos da conta Sympla e dos formulários de inscrição sem a necessidade de exportar a planilha de participantes de cada evento!

E as possibilidades não param por aí: a API permite que você integre diferentes soluções com a Sympla, como ferramentas de análise de dados, disparo de e-mails, gestão de pipeline, emissão de notas fiscais e várias soluções de CRM – a integração com ferramentas de automação de marketing nunca esteve tão simples :)

Como usar a API da Sympla

Por ser uma ferramenta técnica, é necessário que um desenvolvedor configure a conexão com a API da Sympla, mas existem algumas aplicações que facilitam essa integração sem que, necessariamente, se tenha um conhecimento técnico avançado.

Para a utilização da ferramenta, disponibilizamos a documentação com as referências técnicas a serem seguidas para acessar dados da sua conta: eventos, pedidos e participantes. A conexão só é possível após autenticação prévia, através de um token gerado no menu Minha Conta, na aba Integrações, ok?

Os tokens são vinculados à sua conta e é necessário que eles estejam em todas as requisições feitas – do contrário, não é possível ter acesso aos dados de seus eventos. Dependendo da sua necessidade, é possível gerar mais de um token.

A API pública está disponível apenas na Nova área do Organizador Sympla, onde serão lançadas todas as melhorias, novas ferramentas e integrações. Se você já organiza eventos pela Sympla, não fique de fora e faça sua migração agora, clicando no botão abaixo!