Um seminário online, ou seminário web como também é conhecido, é um evento pensado para transmissão virtual com uma ou várias palestras sobre determinados temas. A intenção é atrair o interesse de profissionais de mercados específicos. Quem é produtor de eventos presenciais e precisa migrar para o mundo online, tem uma gama de oportunidades e formatos para atrair um grande público.
Porém, sabemos que para fazer essa transição do presencial para o online é preciso organização e planejamento, ainda mais se for um evento online para muitas pessoas. Por isso, trouxemos 7 dicas para você de como organizar um seminário online de grande porte! Confira:
Como organizar um seminário online de grande porte?
1. Pense no seu tema central
É muito importante observar o mercado no qual você quer atuar e entender quais as necessidades deste público. Ao pensar em um tema central, é muito bacana imaginar as principais “dores” e dificuldades dessa pessoa e entender o que mais poderia agregar para os participantes.
2. Palestrantes do seminário
Ao pensar na linha de frente que vai representar o seu seminário online, escolha convidados que detêm um conhecimento bem amplo sobre a principal pauta do evento e que podem despertar o interesse do público. Os convidados certos sempre são um chamariz importante para quem vai participar.
Pense também no tempo que você estabeleceu para o evento durar e avise os participantes sobre quanto tempo eles terão para fazer suas apresentações.
#DicaSympla: Como criar um roteiro para o seu evento online?
3. Escolha uma plataforma simples e segura
É preciso encontrar uma plataforma que seja segura em todos os sentidos, tanto com relação à possíveis invasões hackers quanto à certeza de que é uma ferramenta com uma boa estrutura tecnológica por trás. Isso vai garantir que você terá o suporte que precisar caso aconteça algum imprevisto ou esteja com dúvidas.
Pensando em todas as etapas que um evento online precisa para ser bem-sucedido, a Sympla criou o Sympla Streaming. Com a ferramenta, você tem controle 360º de todas as configurações e status sobre os ingressos vendidos na plataforma, e pode transmitir seu evento para até 300 participantes.
#DicaSympla: Como aumentar o limite do meu evento Sympla Streaming para 1000 participantes?
Com ele, é possível:
- Criar apenas um evento e várias transmissões ao vivo (caso queira criar ’salas’ virtuais diferentes);
- Gerenciar a interação entre os participantes durante o evento;
- Acompanhar a evolução das vendas ou inscrições para o seminário;
- Muito mais!
O melhor de tudo é que não há custos adicionais para utilizar o Sympla Streaming. A única taxa da Sympla continua a mesma: 10% sobre o ingresso vendido ou o valor mínimo de R$ 2,50. Se o seu evento é gratuito, você não precisa se preocupar com custo algum.
Nossa plataforma é integrada com o Zoom, que promove interações (bate-papo), permite a função “levantar a mão”, para que os participantes façam perguntas ao final de cada palestra, entre outras funções. Por isso, você não precisa fazer integração com nenhum outro programa, ao usar o Sympla Streaming.
4. Oratória e comunicação
Confira a oratória de quem vai intermediar o seminário e também dos palestrantes. É um tanto quanto ruim assistir uma apresentação em que as pessoas que apresentam não tem uma boa dicção ou não se sentem seguros no que falam.
Portanto, é preciso que todos os envolvidos tenham uma boa oratória ao transmitir a mensagem do evento. Caso queira algumas dicas, separamos um vídeo que pode ajudar!
5. Equipamentos de produção
Para oferecer uma boa experiência aos participantes estando à distância, é preciso investir em imagem e áudio. Por isso, vale seguir algumas dicas:
- Teste tudo que você vai utilizar no evento, áudio e vídeo principalmente;
- Use uma câmera de boa qualidade e um microfone (se for possível. Caso contrário, vale um fone que capta um som bacana);
- Verifique a sua conexão de internet e peça o mesmo para os palestrantes. Ter uma rede wi-fi instável pode tornar a experiência dos participantes algo negativo.
#DicaSympla: Ferramentas para produtores de eventos online: equipamentos, modelos e benefícios
6. Divulgue o seminário online
Fazer uma boa divulgação, é essencial para o sucesso do grande dia. Por isso, é preciso planejar bastante essa fase do seu evento online. Veja qual público faz sentido estar neste seminário e não economize nas comunicações para atraí-lo.
Use e abuse também das redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn. Crie uma página para o seu evento e centralize todas as informações relacionadas ali naquele endereço. Vale oferecer descontos, criar lotes ou disponibilizar algum tipo de benefício para que isso aumente ainda mais o engajamento de quem participar.
#DicaSympla: Como divulgar um evento online e atrair o público certo?
7. Faça um checklist
Isso funciona tanto para o início do seu planejamento quanto para o final. Um checklist pode ajudar muito para que você não esqueça nenhum passo importante durante a jornada de construção do seu seminário online. Coloque todos os passos que você precisa conferir, principalmente no dia do evento, para que esteja tudo perfeito para o grande dia.
Com conhecimento e suporte você certamente dará conta de construir um seminário online para um grande número de pessoas!
Se gostou do conteúdo, continue lendo os artigos do nosso blog para ficar por dentro de todas as dicas de como criar um evento online ou presencial. Até mais!