Os shows musicais costumam ser os eventos preferidos do público quando o assunto é diversão. Sabemos que nem sempre é possível reunir grandes atrações para realizar um festival de música, mas que tal fazer parte deste universo ao produzir um pocket show?

Esse formato de evento tem inúmeras vantagens e pode ser bem mais fácil de se realizar do que um show tradicional, com diversas atrações e muitas horas de duração. Ficou animado com a ideia? Confira as nossas dicas e saiba como organizar um pocket show de sucesso! :)

O que é um pocket show?

O pocket show é uma apresentação musical de curta duração, produzida geralmente para um público pequeno. Os pocket shows podem contar com apenas uma atração musical ou várias – tudo irá depender se o intuito do evento é dar visibilidade apenas a uma banda ou reunir várias do mesmo segmento. O principal diferencial deste formato de evento é a atmosfera mais aconchegante, fazendo com que o público possa interagir com os artistas de maneira próxima.

Os pocket shows também são bastante utilizados como ferramenta de marketing e divulgação para eventos musicais maiores – muitos festivais realizam pocket shows com artistas do line up como experiência ao público para promover o grande dia do evento.

Como organizar um pocket show

A organização de um pocket show conta com praticamente as mesmas necessidades de um show tradicional. No entanto, como a duração do show é reduzida e o objetivo é uma apresentação mais íntima para os participantes do evento, é preciso ter atenção para que a estrutura possibilite a aproximação entre as atrações e o público.

Estrutura do pocket show

Todos os aspectos de estrutura e organização do pocket show devem ser pensados de acordo com o tamanho do público esperado para o evento. Como a duração do show será menor, muitas vezes os custos com a locação do espaço acabam sendo menores. No entanto, outros itens costumam ter custo fixo para qualquer tamanho de evento.

Lembre-se de que, como o evento é menor, quaisquer erros durante a produção e realização do show podem ser percebidos com muito mais facilidade! Para manter tudo sob controle e garantir que o pocket show aconteça sem imprevistos, a dica é organizar um checklist. Nele, você poderá alinhar itens como:

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Definindo as atrações do pocket show

O primeiro passo para definir a atração (ou atrações) do evento é conhecer o público-alvo. Para isso, busque responder às seguintes perguntas:

  • Qual a faixa etária das pessoas que você pretende atrair para o evento?
  • Quais são os estilos musicais preferidos?
  • De quais artistas essas pessoas costumam ser fãs?
  • Quais tipos de eventos elas costumam frequentar?

Se o orçamento da sua produção não comporta a contratação de artistas mais conhecidos, busque contratar artistas locais que tenham uma proposta musical semelhante ao perfil do público-alvo, ou que até já sejam conhecidos regionalmente por realizarem pocket shows. Em alguns casos, a apresentação de bandas alternativas pode ser uma experiência e tanto para o público!

Se o seu pocket show for um evento mais elaborado e contar com um orçamento maior, pode ser interessante investir na contratação de bandas e cantores mais conhecidos. Especialmente nesse caso, é normal que o público espere uma interação maior com o artista durante o evento. Por isso, é importante pensar em ações que possibilitem essa proximidade e façam com que o show vá além das canções e acordes musicais.

Diferenciais do pocket show

Não basta produzir um pocket show com uma banda super legal ou conhecida pelo público: é preciso pensar em elementos que diferenciem o evento de outros shows e apresentações musicais que possam estar acontecendo no mesmo dia e horário. Pense em produzir uma experiência única para o público: mais do que ouvir as músicas ao vivo, o que mais pode impressioná-lo é uma estrutura que o faça se sentir próximo do artista. Aqui vão algumas dicas para organizar um pocket show bem aconchegante e diferente:

  • Posicione o palco próximo à plateia, sem aquele tradicional espaço de segurança para que o público não se aproxime demais dos artistas. Em alguns casos, o palco pode até ficar no nível do chão, não sendo necessário colocá-lo em uma estrutura que o deixe mais alto.
  • Para cantores solo ou apresentações acústicas, invista em sofás e poltronas para eles. O ideal é que os artistas se sintam à vontade e transmitam essa atmosfera de descontração para o público.
  • Invista em uma estrutura de som e iluminação diferenciados. Equipamentos de qualidade fazem toda a diferença durante a apresentação e devem ser escolhidos de acordo com a acústica do local do evento. Para a iluminação, pense em um jogo de luzes baixas, que mudem de cor e ritmo de acordo com as músicas que estão sendo tocadas.

Divulgação do pocket show

Tudo pronto para que o pocket show aconteça? Então é hora de pensar na divulgação do evento! Nessa etapa, é importante pensar novamente no público-alvo, mapeando as principais redes sociais utilizadas e os locais mais frequentados para definir a comunicação ideal para o evento.

Não se esqueça de que a divulgação é fundamental para que o evento aconteça e consiga atingir as metas de participação do público. Por isso, não deixe para divulgar o pocket show de última hora! As chances do público já ter adquirido ingressos para outros eventos é grande, e a sua produção pode acabar sendo prejudicada. Pense nas melhores estratégias de divulgação para o pocket show, tais como:

  • Criação de um evento no Facebook;
  • Anúncios nas principais redes sociais;
  • Se o show for realizado em um local fechado, solicite ao estabelecimento que também divulgue o evento para seus frequentadores;
  • Divulgue flyers e panfletos nos locais mais frequentados pelo público (bares, restaurantes e lojas parceiras);
  • Consiga parceiros e patrocinadores para distribuir brindes e kits promocionais ao público no dia do evento;
  • Prepare teasers do pocket show para mostrar um pouco de como será o evento e divulgue-os nas principais redes sociais.

#DicaSympla: saiba como divulgar um evento de maneira efetiva! o/

Venda de ingressos

Durante a produção de qualquer evento, é normal que os produtores concentrem suas atenções na venda de ingressos. Mas com uma estratégia de divulgação, precificação e vendas bem planejadas, não é necessário se preocupar :)

Antes de iniciar a venda dos ingressos, tenha em mente algumas perguntas:

  • Qual será o custo total com a produção do pocket show?
  • Qual o lucro que você deseja obter com a produção?
  • Quanto o público estará disposto a pagar pela apresentação do artista, levando em conta a duração do show e a exclusividade?

Nesse caso, a principal dica é organizar a venda de ingressos online, em uma plataforma na qual o público possa adquirir os ingressos de forma fácil e obter informações importantes sobre o show. Além disso, a venda de ingressos online permite que você controle em tempo real o número de ingressos vendidos. Assim, você pode alterar decisões estratégicas para que o pocket show aconteça de maneira confortável e satisfatória para o público.

Na Sympla, por exemplo, é possível acessar essas (e outras!) informações sempre que necessário. Você ainda pode criar cortesias, códigos promocionais, separar os ingressos por lotes e utilizar o evento publicado na plataforma para divulgar o pocket show de maneira direta, seja nas redes sociais ou por e-mail. Assim, o público já é direcionado para a compra de ingressos e as chances de vendas aumentam.

Se desejar, também é possível solicitar informações estratégicas dos participantes na hora da compra – isso vai te ajudar a conhecer melhor o seu público e a produzir eventos cada vez mais condizentes com as expectativas e as tendências do setor.

Tudo pronto para organizar o pocket show? Crie o evento na Sympla!