Escolher nomes para eventos pode parecer uma tarefa simples, mas é de grande importância para quem produz. Afinal, um bom nome pode criar reconhecimento, fidelidade e ainda facilitar o marketing do evento, especialmente nas mídias sociais.

A criação do naming faz parte de seu branding, assim como o desenvolvimento de toda a sua identidade visual.  Esse é um importante passo dentro da fase de planejamento do seu evento.

Confira neste texto dicas de ideias seguidas do processo criativo de grandes produtores, para ter inspirações para ajudar a escolher bons nomes para eventos!

Explore o local do evento no seu nome

Rock in Rio

O primeiro exemplo é o festival Rock in Rio, que traz uma dica simples e extremamente funcional para a criação de um nome de evento: a exploração do lugar onde ele ocorrerá.

Ao criar o Rock in Rio, seu fundador, o empresário Roberto Medina, queria que o evento traduzisse o espírito da juventude brasileira no atual cenário do país, que saía de longos anos na ditadura para a democracia.

Apesar do grande apelo ao estilo rock’n roll graças às apresentações de bandas como Queen, já em sua primeira edição o festival abriu espaço para artistas de outros gêneros musicais, como: Gilberto Gil, Alceu Valença e Elba Ramalho.

Com isso, podemos dizer que o “rock” de Rock in Rio sempre esteve mais ligado ao significado da palavra inglesa “rock”, que traz o sentido de “mexer, balançar” do que especificamente com o gênero musical rock’n roll. Esse significado, por sinal, vai ao encontro com o que Medina pretendia com o evento: “balançar” o Rio de Janeiro.

Essa ambiguidade do termo rock no nome do festival, porém, é proveitosa para o evento, sendo uma espécie até de “desculpa”, principalmente quando algumas pessoas reclamam que o festival deveria ter mais atrações roqueiras. 

O que é inegável ao Rock in Rio é a sua forte ligação com a cidade do Rio de Janeiro. Tanto que mesmo quando acontecem edições do festival em outras cidades, como Lisboa, a identidade “in Rio” não muda, com o festival ganhando o nome Rock in Rio Lisboa, por exemplo. Isso é gestão de marca!

MECA Festival

Outro festival que tem utilizado de forma bem inteligente o nome do lugar onde é realizado para criar sua identidade é o MECA Festival.

Por ser um evento itinerante, que acontece em diferentes cidades do Brasil, o MECA “muda seu nome” de acordo com o local exato em que ele acontece. Alguns exemplos são:

  • MECA Inhotim, que acontece no Instituto Inhotim, em Minas Gerais;
  • MECA Brennand, em Recife, e que é realizado na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand;
  • MECA Maquiné; 
  • MECA Iberê; 
  • MECA Brás.

Electric Castle

Usar a localização exata do evento também originou o nome do festival Electric Castle, que acontece em um castelo medieval da Romênia. 

Nesse caso, a excentricidade do lugar é um dos fatores que mais atraem os interessados em conhecer o festival, então, nada como já usar esse atrativo no nome do evento.

Coachella Valley Music and Arts Festival

Outra forma simples de criar bons nomes para eventos é utilizando do combo “localização + descrição”, como faz o Coachella Valley Music and Arts Festival. O nome do festival traz exatamente a sua localização (Coachella Valley) e a essência do que ele oferece ao público durante os dias de sua realização (Music and Arts).

Pode parecer que o nome do evento é muito grande e difícil memorização, mas, como acontece com muitas empresas e marcas, é comum que tanto na forma falada entre o público, quanto na forma escrita, principalmente em redes sociais, os nomes recebam adaptações.  Seguindo essa lógica, o Coachella é comumente chamado somente pelo “seu primeiro nome”, Coachella, enquanto o Rock in Rio, nas redes sociais, se torna apenas RiR.

Seja criativo e brinque com as palavras

Lollapalooza

Mas nem só a localização ou a descrição das atividades oferecidas podem trazer inspiração de bons nomes para eventos. A criatividade e a originalidade ajudam a fazer surgir nomes incríveis, como o Lollapalooza

Você pode até pensar que o termo foi criado exclusivamente para nomear o festival, mas não. Lollapalooza é um substantivo na língua inglesa, e que tem registros de seu uso há vários anos e em diferentes contextos.

Segundo Perry Farrell, criador do festival, ele ouviu o termo num episódio do seriado Os Três Patetas, embora muitos fãs do humorístico garantam que não existe esse termo em nenhum episódio da série. Mas, livros como o “I’m from Missouri”, do escritor Hugh McHugh, lançado em 1908, e até artigos do New Yorker da década de 1950, também já usaram o termo.

Mas, afinal, o que significa lollapalooza? Segundo o dicionário Oxford, o termo significa “pessoa ou coisa que é particularmente impressionante ou atrativa”. Assim, lollapalooza é algo atrativo e impressionante. Melhor nome impossível para um festival, não?

No caso do Lollapalooza, seu nome também ganhou uma adaptação para redes sociais, que acabou sendo “melhor que encomenda”: Lolla – simples, fácil e memorável.

Analise a concorrência e destaque-se

Tomorrowland

Quando você define as características do seu evento, passa a saber com mais clareza quem são os seus concorrentes. Analisar os nomes dos eventos concorrentes ajuda a perceber se há um padrão no segmento em que o seu evento estará. Fugir desse padrão pode ser justamente uma boa dica.

O Tomorrowland, por exemplo, não carrega em seu nome o termo “festival”, coisa que inúmeros outros eventos de música fazem. Todos sabem que o Tomorrowland é um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo. Não é preciso explicar isso em seu nome.

Tomorrowland, aliás, em uma tradução simples, significa “terra do amanhã”, o que retrata muito bem o sentido de “lugar único” e “espaço diferenciado” que o festival oferece aos seus fãs, mostrando que ali tudo é diferente do que você encontra em outros lugares.

#DicaSympla: ao criar o nome para seu evento, imediatamente depois você deve consultar se a marca já está registrada no INPI. Nos EUA, o nome Tomorrowland pertence à Disney. Por isso, nas duas vezes em que o evento foi realizado neste país, teve que se chamar TomorrowWorld.

Tire seu evento do papel, produtor!

Após a escolha do nome, é a hora de criar a página online do evento e começar a vender ingressos online.

Para isso, a Sympla é a maior plataforma do Brasil para criar diferentes jeitos de viver, com soluções completas para a publicação, gestão, venda e entrega das suas produções.

É possível criar sua própria página de vendas online, acompanhar os resultados em tempo real, ter acesso a um painel financeiro e de controle de participantes, e muito mais. Vamos lá? Crie o agora! ??