Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Escolher nomes para eventos pode parecer uma tarefa simples, mas é de grande importância para quem produz. Afinal, um bom nome pode criar reconhecimento, fidelidade e ainda facilitar o marketing do evento, especialmente nas mídias sociais.

A criação do naming faz parte de seu branding, assim como o desenvolvimento de toda a sua identidade visual.  Esse é um importante passo dentro da fase de planejamento do seu evento.

Confira neste texto dicas de ideias seguidas do processo criativo de grandes produtores, para ter inspirações para ajudar a escolher bons nomes para eventos!

Explore o local do evento no seu nome

Uma estratégia comum e extremamente eficaz para criar nomes de eventos criativos é destacar o local onde ele será realizado. Esse recurso aproxima o público, reforça a identidade do evento e ajuda até mesmo no reconhecimento geográfico, facilitando buscas e associações.

Rock in Rio

O primeiro exemplo é o festival Rock in Rio. Ele traz uma dica simples e extremamente funcional para a criação de um nome de evento: a exploração do lugar onde ele ocorrerá.

Ao criar o Rock in Rio, o empresário Roberto Medina, queria que o evento traduzisse o espírito da juventude brasileira. Isso se concretizava com o cenário do país, que saía de longos anos na ditadura para a democracia.

Apesar do grande apelo ao estilo rock’n roll e as apresentações de bandas como Queen, já em sua primeira edição o festival abriu espaço para artistas de outros gêneros musicais, como: Gilberto Gil, Alceu Valença e Elba Ramalho.

Com isso, podemos dizer que o “rock” de Rock in Rio sempre esteve mais ligado ao significado da palavra inglesa “rock”, que traz o sentido de “mexer, balançar” do que especificamente com o gênero musical rock’n roll. Esse significado, por sinal, vai ao encontro com o que Medina pretendia com o evento: “balançar” o Rio de Janeiro.

Essa ambiguidade do termo rock no nome do festival, porém, é proveitosa para o evento. Ela acaba sendo uma espécie até de “desculpa”, quando algumas pessoas reclamam que o festival deveria ter mais atrações roqueiras. 

O que é inegável ao Rock in Rio é a sua forte ligação com a cidade do Rio de Janeiro. Tanto que mesmo quando acontecem edições do festival em outras cidades, como Lisboa, a identidade “in Rio” não muda, com o festival ganhando o nome Rock in Rio Lisboa, por exemplo. Isso é gestão de marca!

MECA Festival

Outro festival que tem utilizado de forma bem inteligente o nome do lugar onde é realizado para criar sua identidade é o MECA Festival.

Por ser um evento itinerante, que acontece em diferentes cidades do Brasil, o MECA “muda seu nome” de acordo com o local exato em que ele acontece. Por exemplo, MECA Inhotim, MECA Brennand, MECA Maquiné, MECA Brás e outros.

Electric Castle

Ainda considerando a localização exata do evento para inspirar o nome do evento, um exemplo é o festival Electric Castle. Ele acontece em um castelo medieval da Romênia.

Nesse caso, a excentricidade do lugar é um dos fatores que mais atraem os interessados em conhecer o festival. Então, nada como já usar esse atrativo no nome do evento.

http://https://www.instagram.com/p/CkQ2p2UoIXc/?utm_source=ig_web_copy_link

Coachella Valley Music and Arts Festival

Outra forma simples de criar bons nomes para eventos é utilizando do combo “localização + descrição”, como faz o Coachella Valley Music and Arts Festival. O nome do festival traz exatamente a sua localização (Coachella Valley) e a essência do que ele oferece ao público durante os dias de sua realização (Music and Arts).

Apesar de ser um nome grande e de difícil memorização, esse não é bem o resultado prático. Assim como muitas empresas e marcas, é comum que tanto na forma falada entre o público, quanto na forma escrita – principalmente em redes sociais – os nomes tenham adaptações. Isso faz com que o Coachella seja comumente chamado somente pelo “seu primeiro nome”, Coachella.

 
 
 
 
Kit gratuito Modelos de planilhas para eventos: kit completo 5 templates pensados para facilitar a rotina e organização de eventos: planilhas de orçamento, marketing, checklist, cronograma e financeiro.

 

Seja criativo e brinque com as palavras

Outra abordagem poderosa na hora de criar nomes de eventos criativos é apostar na liberdade criativa: jogos de palavras, sonoridades únicas e expressões inventadas.

Essas escolhas não apenas se destacam, mas também despertam curiosidade e criam identidade de marca desde o primeiro contato com o público.

Lollapalooza

Você pode até pensar que o termo Lollapalooza foi criado exclusivamente para nomear o festival, mas não. Lollapalooza é um substantivo na língua inglesa, e que tem registros de seu uso há vários anos e em diferentes contextos.

Segundo Perry Farrell, criador do festival, ele ouviu o termo num episódio do seriado “Os Três Patetas”.

Mas, afinal, o que significa Lollapalooza? Segundo o dicionário Oxford, o termo significa algo atrativo e impressionante. Melhor nome impossível para um festival, não?

No caso do Lollapalooza, seu nome também ganhou uma adaptação para redes sociais, que acabou sendo “melhor que encomenda”: Lolla. Simples, fácil e memorável.

Analise a concorrência e crie um nome de evento criativo

Um bom produtor está sempre de olho no mercado. Ao definir o perfil do seu evento, você também identifica quem são os concorrentes diretos. E isso é essencial na escolha do nome.

Analisar como outros eventos do seu nicho se posicionam ajuda a identificar padrões. Se todos seguem a mesma linha, talvez o diferencial esteja justamente em quebrar essa lógica.

Um nome de evento criativo pode nascer da coragem de se destacar, não de se encaixar.

Tomorrowland

O Tomorrowland, por exemplo, não carrega em seu nome o termo “festival”, coisa que inúmeros outros eventos de música fazem. Todos sabem que o Tomorrowland é um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo. Não é preciso explicar isso em seu nome.

Tomorrowland, aliás, em uma tradução simples, significa “terra do amanhã”, o que retrata muito bem o sentido de “lugar único” e “espaço diferenciado” que o festival oferece aos seus fãs. Ele mostra que ali tudo é diferente do que você encontra em outros lugares.

#DicaSympla: ao criar o nome para seu evento consulte imediatamente se a marca já está registrada no INPI.  Nos EUA, o nome Tomorrowland pertence à Disney. Por isso, nas duas vezes em que o evento foi realizado neste país, teve que se chamar TomorrowWorld.

http://https://www.instagram.com/p/CjXv4xZNs19/?utm_source=ig_web_copy_link

4 dicas para criar um nome de evento criativo

Agora você já conhece as principais referências para criar um nome de evento. É hora de colocar a mão na massa.

O nome ideal para um evento exige mais do que um momento de inspiração; envolve um processo estratégico para garantir que ele seja memorável, relevante e único.

A seguir você encontra 5 passos práticos, para desenvolver nomes de eventos criativos e que realmente vão se conectar com seu público.

1. Defina a essência do seu evento

Antes de pensar em um nome criativo para seu evento, é essencial compreender a essência da experiência que você quer oferecer. Isso começa por três pilares: o público, o tema e a emoção que o evento pretende transmitir.

Quando esses elementos estão claros, o caminho para um nome poderoso se abre. Por exemplo, bons nomes para festivais de rock geralmente evocam energia e atitude, enquanto eventos corporativos pedem uma abordagem mais sóbria e profissional.

2. Comece com um brainstorming estruturado

Hora de liberar as ideias, sem julgamento. Anote tudo que vier à mente: palavras ligadas ao público, tema e sensação que o evento quer transmitir.

Explore sinônimos, brinque com combinações, sons e até invente palavras. Quanto mais livre for o processo, mais criativas serão as possibilidades. Essa liberdade é essencial para gerar uma lista rica de possibilidades. Refinar vem depois. Primeiro, solte tudo.

3. Pense na sonoridade e simplicidade

Um nome de evento criativo precisa ser fácil de lembrar, pronunciar e escrever. Fale em voz alta: soa bem? Flui com naturalidade?

Nomes curtos funcionam bem em redes sociais e materiais gráficos, mas nomes mais longos, quando marcantes, também podem se destacar. O importante é que seja memorável.

Evite palavras com duplo sentido ou difíceis de escrever. Clareza também é criatividade.

4. Verifique a disponibilidade digital

Antes de se apegar ao nome, veja se ele pode realmente ser seu. Cheque se o domínio está disponível (como nomedoevento.com.br) e se o nome está livre nas redes sociais mais usadas pelo seu público.

Manter o nome consistente em todas as plataformas fortalece sua marca e facilita que as pessoas encontrem seu evento online.

5. Peça Feedback

Com 2 ou 3 nomes finalistas, compartilhe com pessoas de confiança, de preferência, que representem seu público-alvo.

Pergunte o que cada nome transmite para elas e veja qual é mais fácil de lembrar depois de um tempo. Esse retorno é essencial para garantir que a mensagem esteja clara e impactante.

Tire seu evento do papel, produtor!

Após a escolha do nome, é a hora de criar a página online do evento e começar a vender ingressos online.

Para isso, a Sympla é a maior plataforma do Brasil para criar diferentes jeitos de viver, com soluções completas para a publicação, gestão, venda e entrega das suas produções.

É possível criar sua própria página de vendas online, acompanhar os resultados em tempo real, ter acesso a um painel financeiro e de controle de participantes, e muito mais. Vamos lá? Agende uma demonstração e veja como a Sympla pode transformar o seu evento!