A área de eventos, em muitos casos, precisa caminhar de mãos dadas com as ações promocionais. A relação costuma ser de ajuda mútua: enquanto a primeira muitas vezes recebe incentivos (patrocínios, permutas, recomendações e outros), a segunda pode aproveitar um público já recortado para provocar maior visibilidade de uma marca, serviço ou produto.
No universo dos eventos corporativos é possível tirar proveito do marketing promocional. Para isso, basta que o produtor tome alguns cuidados. Nesse contexto, separamos as melhores dicas para que você possa usar de forma inteligente e eficaz as ações promocionais.
Normalmente, o mundo corporativo tem nos eventos uma possibilidade de agregar novos conhecimentos, promover networking e ser uma vitrine para contatos. Ou seja, o assunto é profissional!
A importância do foco
O principal é ter a certeza de que a maioria dos participantes reconheceria a ação como algo que gostaria de ver e ter contato. Na hora de oferecer uma ação promocional, alguns produtores se deixam levar pelo que elas consideram interessante, o que pode ser um erro. O ideal é ter foco no negócio da empresa e qual o objetivo do evento corporativo em questão.
Imagine um evento corporativo de uma rede de restaurantes gourmet. O público são os chefs que trabalham ali ou querem ser parceiros da empresa. Nesse caso, quem sabe, uma ação de fabricante de produtos alimentícios? Ela pode vir em forma de um vídeo, uma newsletter especial, distribuição de brindes que lembrem a data do evento.
Promova uma ação coerente com perfil do público
É importante ressaltar sempre: a pertinência de qualquer tipo de ação é atingida do modo mais simples ao se conhecer o público-alvo do evento. Assim como ninguém pensa em alugar um tobogã inflável para uma festa da terceira idade, há que se pensar bem no que seria oferecido aos participantes de um evento corporativo.
Uma empresa pode promover seu evento de diversas formas! Uma rede de cafeterias, por exemplo, pretendia fazer ações promocionais para chamar a atenção dos franquiados e despertar o interesse deles com relação ao evento. Dentre as primeiras ações dos organizadores estava o envio de um convite online e um folder impresso (com um design bonito cheio de xícaras de café), juntamente com descontos para a compra de ingresso antecipado. Além disso, houve uma ação de e-mail marketing na qual durante 3 semanas foi enviado um vídeo diferente com uma lição sobre empreendedorismo. Isto cativou bastante os franqueados a irem no evento corporativo da rede de cafeterias: as ações foram diretas, tocavam o interesse do pequeno empresário!
Para uma ação promocional com bons resultados como essa, listamos algumas ideias para você usar:
- Brindes: envie aos interessados brindes que tem a ver com o evento, que sejam úteis e relevantes. Se o evento é de uma empresa de softwares, que tal um pendrive? Junto a ele, vale colocar um cartão com uma mensagem criativa como “Já que ele guarda tudo para você, também não se esqueça do curso sobre backup online”.
- Facilidades na aquisição de ingressos: promover o evento possibilitando a compra de ingressos com desconto, oferecendo uma oficina extra aos 100 primeiros inscritos, por exemplo, são exemplos de ações que atraem o público. Além disso, é possível oferecer brindes àqueles que compraram ingressos ou se inscreveram antecipadamente. O importante é deixar isso claro nos materiais de divulgação!
- Conteúdo interativo: se o público tiver familiaridade com o mundo online, é interessante enviar vídeos, enquetes, ter um hotsite com um gráfico clicável, séries de imagens, uma apresentação e coisas do tipo para gerar familiaridade com a identidade do evento. Fazer peças bonitas, fáceis de carregar, interessantes e com conteúdo ligado à realidade do público demonstra bem o propósito e formato do evento corporativo. Aposte nisso!
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Entre em contato com as editoras com publicações na área
Muitas editoras, hoje em dia, investem no mundo corporativo, sejam em periódicos ou em livros. Dessa forma, a publicação pode tanto ajudar no pré-evento captando o público, como no pós-evento, apontando os resultados para a empresa que promoveu o evento e fazendo seu trabalho mais conhecido.
Uma empresa de comunicação que trabalha com eventos como desfiles pode muito bem ter seu evento anunciado em revistas de moda, assim como um evento para produtores agrícolas pode estar estampado em publicações impressas e online da área.
Seja parceiro de empresas em destaque
Há sempre as empresas que investem nas inovações e enchem os olhos dos profissionais que formam o público-alvo do evento corporativo. São elas que possuem serviços e/ou produtos que tornam a rotina mais fácil. Que tal convidar uma delas para mostrar os seus lançamentos ou propor alguma atividade interativa no pré-evento e até durante ele?
Através da parceria com empresas que são referência, você também aumenta as chances de atrair mídia espontânea para o seu evento, o que é muito positivo. Vamos a um exemplo? Uma grande empresa que fornece ERP pode se unir a um serviço de agenda online para promover o evento oferecendo algumas semanas grátis de uso ao público.
Ações para o pré-evento, durante e após o mesmo servem para firmar a ideologia do momento corporativo, apontar seus objetivos, mostrar afinidade com o público e, claro, promover a empresa que o faz. Para o sucesso dessa empreitada é preciso contar com ações que unam as características empresariais com o público a ser atraído. Somando isso às nossas dicas, sua produção terá um excelente resultado!
#DicaSympla: você produz eventos corporativos e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça a Sympla!