Dados trazidos pelo site Gallup mostram que clientes totalmente engajados consomem 23% a mais do que os clientes que compram somente uma vez. Com isso, olhar para o marketing de relacionamento como uma estratégia para engajar as pessoas pode ser ótimo para expandir os negócios. 

Essa estratégia pode ajudar o produtor de eventos a fomentar a fidelidade do cliente, fazendo com que ela seja um importante indicativo do crescimento da sua marca

Veja neste artigo algumas dicas para iniciar o relacionamento com o seu público.

O que é o marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento engloba ações de marketing com o objetivo de estabelecer e manter conexões de longo prazo com os clientes. Entre as estratégias utilizadas para isso, estão:

Quais os benefícios do marketing de relacionamento?

Para muitos produtores, o objetivo final é obter um grupo de clientes leais e fiéis, que farão com que ele se consolide no mercado e saia na frente da concorrência, além de se tornar respeitado e valorizado. 

Por meio dessa estratégia, os produtores também conhecem melhor o público e podem descobrir as necessidades, desejos e comportamentos das pessoas que compram deles. Com isso, conseguem oferecer melhores produtos ou serviços de acordo com as expectativas dos clientes. 

Ademais, existem outras vantagens ao adotar essa ideia, como:

  • melhores índices de retorno sobre o investimento (ROI) em relação a outras estratégias;
  • segmentação do público;
  • otimização do funil de vendas;
  • satisfação e indicação dos clientes.

Mas como construir essa relação entre a marca e o consumidor? Confira quatro dicas neste artigo!

4 dicas para fazer marketing de relacionamento com os seus clientes

A mesma pesquisa do Gallup diz que simplesmente “satisfazer” os clientes não têm o mesmo efeito que envolvê-los, e os programas tradicionais de satisfação não funcionam da mesma forma como antes.

Veja a seguir algumas formas de engajar e surpreender os seus clientes.

1. Ofereça um programa de fidelidade

De acordo com um estudo da Nielsen, os consumidores são propensos a comprar com uma marca que oferece um programa de fidelidade, sendo que 82% dos respondentes que fizeram essa afirmação são latino americanos. 

Veja algumas ideias podem te ajudar:

Sistema de pontos

Essa alternativa consiste em pontuar os clientes a cada vez que fizerem uma compra. Conforme acumulam, podem trocar por outros ingressos  ou descontos. 

Grupos exclusivos 

Ao oferecer um clube de benefícios aos participantes dos eventos, os produtores fazem com que eles se sintam especiais por fazerem parte, pois têm a chance de garantir descontos exclusivos. 

No mundo on-line, o e-mail marketing ou grupos de Telegram e WhatsApp são opções de grupos restritos apenas às pessoas que demonstraram interesse em estar lá para garantir determinado benefício.

Além disso, para o produtor de eventos, é possível oferecer alguns produtos exclusivos aos participantes. Nesse caso, vale avaliar os que mais obtiveram pontos no sistema de pontos citado acima e oferecer algo diferenciado relacionado ao evento. 

2. Interaja por meio de conteúdos relevantes

O marketing de conteúdo agrega valor, promove o entretenimento, educa e constrói autoridade em seu mercado. A criação de conteúdos, como postagens de blog, vídeos e fotos/artes nas mídias sociais é uma forma de construir relacionamentos sólidos com o cliente.

Os e-mails marketing e os blogs podem ser ótimas alternativas para isso. Saiba mais:

E-mail marketing

A criação de um boletim informativo por e-mail é uma tática muito utilizada para aumentar a fidelidade da marca e divulgar eventos futuros.

Crie conteúdos genuinamente valiosos e se comprometa a entregá-los somente às pessoas que deram o contato em troca de recebê-los, como se fosse um grupo exclusivo. 

Eles podem ser uma mistura de informações aprofundadas, ofertas de eventos e atualizações ou novidades do mercado. Pode também oferecer a essas pessoas acesso em primeira mão aos ingressos, garantindo maior exclusividade.

Primeiro, descubra o que você está tentando alcançar, como cultivar leads ou aumentar as vendas, por exemplo. Quando isso estiver definido, escolha um formato de e-mail que atenda a esse objetivo. 

Mas é importante ter cuidado para não exagerar nas ofertas. Se você enviar apenas e-mails pedindo às pessoas para comprarem, verá que as taxas de cancelamento de assinatura aumentam. Sendo assim, primeiro, é fundamental adicionar valor e somente depois começar a vender.

Blog 

De acordo com a Demand Metric, 70% dos clientes preferem aprender sobre uma empresa por meio de um artigo do que por meio de um anúncio. Sendo assim, lançar conteúdos em blogs pode ser uma boa maneira de conquistar o público e melhorar o marketing de relacionamento.

As postagens de blog ajudam a construir autoridade e credibilidade para sua marca. Você pode usá-los para compartilhar, além de conhecimento, estudos e casos de sucesso de eventos anteriores, trazer informações exclusivas de determinados eventos, backstage, enfim, são inúmeras as possibilidades.

3. Tenha um ótimo atendimento

Um estudo da Zendesk and Dimensional Research afirma que 39% dos consumidores evitam as empresas por mais de dois anos após terem uma experiência negativa, por isso, é importante ter certeza de que o seu atendimento é diferenciado.

Desde o primeiro contato até o período pós-evento, atender as expectativas dos participantes é um dos pontos importantes para conquistá-los. Por isso, tenha:

  • tempos de resposta curtos, seja por e-mail, chat ao vivo ou telefone; 
  • dê prioridade para o atendimento;
  • ouça os feedbacks recebidos;
  • crie um grupo de “embaixadores” dos eventos para que eles passem feedbacks mais aprofundados.

Esses são alguns dos principais requisitos do marketing de relacionamento.

4. Utilize uma plataforma para melhorar o relacionamento com o cliente

Interagir com o público dos eventos por meio de uma plataforma em que o produtor consiga mandar e-mails aos participantes também é uma forma de fazer com que eles estejam engajados e criem um relacionamento com a sua marca.

Uma ótima alternativa na era da internet é fazer a divulgação dos eventos, como workshops, cursos, eventos esportivos, festas ou congressos por plataformas de self-service, como a Sympla. 

Cadastrar, gerenciar e acompanhar as informações dos seus eventos e conteúdos digitais para melhorar o marketing de relacionamento com os seus clientes pode ser muito prático e rápido! 

Conheça a Sympla e comece a produzir seus eventos agora mesmo. E se quiser aprender mais sobre como aplicar marketing no setor de eventos, confira o curso!

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