O formulário de inscrição é uma ferramenta de coleta de dados dos participantes do seu evento. Mas você já pensou em utilizá-lo muito além de obter apenas o mailing de todos os seus clientes?
Para realizar a venda do seu ingresso online, é preciso solicitar dados básicos de compra, como o nome e e-mail do comprador para que o ingresso seja enviado corretamente. Essas informações são fundamentais para que, você já consiga fazer uma próxima comunicação com estes clientes, além da divulgação dos eventos futuros.
As informações obtidas através do formulário de inscrição já auxiliam na eficiência em torná-lo mais próximo de quem se interessa por seu evento.
O poder do formulário de inscrição personalizado na conexão com seu público
É evidente a necessidade de estreitar as relações com seu público, ganhando mais chances de obter sucesso em suas estratégias e, consequentemente, retê-lo ou ampliá-lo. Para que isso seja possível, é fundamental realizar a coleta de dados e utilizá-los de maneira inteligente!
Criando um formulário de inscrição para seu evento
Antes de falar sobre quais informações são importantes em um formulário de inscrição, vale lembrar que é preciso ficar atento ao tamanho dos formulários. Aqueles pequenos demais não permitem que você se aproxime e conheça os clientes, e os longos demais podem fazer com que os participantes do seu evento desistam da compra por não quererem preencher muitas informações.
Por isso, é preciso agrupar os tipos de perguntas e torná-las o mais objetivas possível. Aqui, a dica é optar por menos questões abertas – aquelas em que o participante pode responder em forma de frase ou texto.
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Quais informações coletar dos participantes do evento
É importante iniciar o formulário solicitando dados básicos dos participantes, como nome, e-mail, telefone e data de aniversário. Essas informações permitem que você mantenha um diálogo com seus compradores. Além disso, também é possível divulgar promoções, eventos futuros, comunicados, produtos, códigos promocionais personalizados e notícias da sua empresa.
Os dados citados acima permitem acesso a informações gerais que te proporcionam estreitar a comunicação com os clientes. Ainda assim, ela são muito genéricas, pois não sinalizam características específicas do seu público, como seus gostos, estilos e hábitos.
Para solucionar este problema e produzir eventos que agradem cada vez mais ao público, é interessante fazer perguntas mais específicas referentes ao seu segmento de evento. Você pode elaborar questões como:
- Em cursos de Marketing Digital para corretores de imóveis, qual assunto não pode faltar?
- No cenário musical de rock nacional, qual banda tem se destacado mais?
- Qual atração internacional você gostaria de ver no Brasil?
- Quantas vezes ao ano você gostaria de disputar uma maratona?
- Qual seria a duração ideal de um retiro espiritual?
#DicaSympla: Em alguns casos, para que o formulário fique mais rápido, você pode disponibilizar, por, exemplo, 5 opções de respostas. Em perguntas mais genéricas, a resposta pode ser aberta.
Como utilizar o formulário de inscrição para melhorar o seu evento
A partir dessas questões, você pode mapear as necessidades dos seus clientes, possibilitando a melhoria e a evolução do seu evento.
Caso você disponibilize kits ou brindes em seu evento, perguntas como o tamanho do manequim e cores preferidas podem ser adicionadas ao formulário. Em eventos de cursos e workshops, perguntas como o nível de escolaridade e a formação são cruciais para que se possa escolher professores, palestrantes e temas para eventos futuros.
Estes são apenas alguns exemplos de como você pode personalizar o seu formulário de inscrição. Para cada tipo de evento, existem diversas possibilidades de perguntas para serem feitas – basta usar a sua criatividade para conhecer ainda mais o seu público!
Lembre-se de que coletar dados de seu público de forma inteligente e estratégica ajuda a intensificar o relacionamento com o cliente, contribuindo para retê-los ou prospectá-los, além de divulgar sua marca e definir seus objetivos futuros.