Anunciar a lista dos artistas (o famoso lineup) de um festival (ou de eventos em geral), é um momento especial e que sempre envolve grandes expectativas por parte do público. Justamente por isso, aproveitar esse momento para inovar, e ainda oferecer uma experiência diferenciada, é mais que ideal.

Há várias maneiras de apresentar o lineup de forma interessante, desde vídeos em formatos criativos, passando por lives em redes sociais até a criação de uma experiência única para alguns fãs.

O segredo é pesquisar tendências, ouvir pessoas e, principalmente, pensar em algo que prolongaria a atenção do público em relação ao evento.

Não faltam bons exemplos de festivais que já foram bem criativos ao pensarem no anúncio de seus lineups, mas alguns merecem destaque por apresentarem ideias que podem inspirar outros eventos a inovarem ainda mais em suas apresentações. Confira:

Lineup Estéreo Picnic 2018, Colômbia

Para anunciar o lineup de sua edição 2018, o Estéreo Picnic fez uma live em sua página do Facebook que seguiu o formato de um programa de TV, bem bizarro por sinal, apresentado pela figura Dr. Glitch López.

Como uma sátira sobre teorias de conspirações políticas e sociais, o programa culminou com a apresentação dos nomes da escalação do festival.

E por quê foi legal? Além da bizarrice engraçada, a live do programa fez com que um público de 46 mil pessoas ficasse ali por quase 25 minutos acompanhando tudo aquilo, só para bem no final ter a recompensa dos nomes do lineup.

 

Lineup João Rock 2015, Ribeirão Preto (SP)

O tradicional festival João Rock, que acontece no interior de São Paulo, gerou um buzz inusitado em 2015 ao divulgar uma ilustração em sua página do Facebook que continha bandas do lineup escondidas.

Foram 24 horas de palpites e apostas de mais de 200 mil pessoas que se envolveram com a publicação tentando adivinhar quem estaria na escalação oficial do festival.

No dia seguinte, o João Rock liberou um aplicativo para resolver o mistério. O usuário baixava o app, escaneava a imagem codificada e conferia trechos de músicas das bandas confirmadas, formando o lineup completo.

Além disso, o primeiro fã que acertou a grade completa ganhou um ingresso para o camarote open bar do festival.

Desde então, todos os anos os frequentadores do João Rock ficam de olho em todas as postagens que o festival faz em suas redes sociais, já que criou-se a cultura de que o evento gosta de instigar os fãs com mensagens subliminares.

Lineup Primavera Sound 2016, Espanha

Em 2016, o Primavera Sound trocou os cartazes estáticos e cheio de nomes desconhecidos em letras minúsculas por um vídeo inusitado com uma narrativa bem criativa.

No vídeo, os artistas do lineup apareciam como parte de uma história, ilustrada por uma animação e com a trilha assinada por um dos headliners daquele ano, John Carpenter.

O legal aqui foi justamente criar uma história para o festival daquele ano, ajudando as pessoas a se conectarem muito mais com uma experiência que com um produto.

Lineup Primavera Sound 2018, Espanha

Exclusividade gera interesse. Imagine qual a expectativa criada ao lançar um vídeo com reações de quem já viu o lineup completo? Foi exatamente nisso que o Primavera Sound apostou para divulgar sua escalação da edição 2018.

O festival convidou 10 pessoas de diferentes países para verem o lineup completo antes de todo mundo. As reações dessas pessoas foram gravadas e transformadas num vídeo que deixa a ansiedade lá no alto. 

O buzz gerado com a ação foi gigante, valendo demais o retorno sobre o investimento.

Lineup Sónar 2018, Espanha

Para a sua edição comemorativa de 25 anos, o Sónar resolveu anunciar o lineup em partes, o que, com certeza, é uma das melhores estratégias para manter a atenção do público a longo prazo.

A equipe do Sónar dividiu a divulgação em “fase 1” e “fase 2 – completo”. A primeira consistiu em um vídeo no estilo teaser nas redes sociais, e a segunda, um vídeo maior com todos os nomes do lineup.

Além disso, todo o conceito das peças de divulgação do lineup estão interligadas a uma campanha divulgada pelo festival no ano passado e que ultrapassa os limites da Terra. Isso mesmo!

Em parceria com o Instituto Catalão de Estudos Espaciais e o METI International, o festival tem enviado música para o universo através de antena orientada para o espaço sideral. Foram convidados 33 artistas para produzir trechos de música que estão sendo lançadas através do espaço em direção ao GJ273b, um potencial planeta habitável, a 12.4 anos-luz da Terra.

É ou não é sensacional? :)