Estar atento aos diferentes eventos que acontecem pelo mundo é um dos pontos para alimentar a mente com boas ideias, mas alguns festivais internacionais podem ser considerados verdadeiros celeiros de criatividade e boas inspirações para os produtores de eventos.

Esses espaços servem como palco para muitas experimentações com o público, além de serem ambientes que acabam ditando tendências importantes para o mercado do entretenimento.

10 festivais internacionais que todo produtor de eventos deve conhecer

Montar uma lista de eventos para ficar de olho no próximo ano é uma forma de manter-se atualizado. Por isso, separamos 10 festivais internacionais que todo produtor de eventos deve conhecer. Confira!

01. Coachella

Coachella | Divulgação

O número um na lista de festivais internacionais que todo produtor de eventos deve conhecer não poderia ser outro: o Coachella.

O evento é conhecido por ser um dos mais “instagramáveis” da atualidade, mas também por atrair muitas empresas e marcas, influenciadores digitais, celebridades e pessoas do mundo todo que desejam passar um fim de semana de experiências únicas na Califórnia (Estados Unidos).

Por ser um dos festivais mais conhecidos e de maior prestígio do mundo, o Coachella reúne um lineup diversificado, com artistas dos mais variados gêneros musicais, mas é em meio ao seu público que muitas tendências (muitas mesmo) podem ser observados, desde o vestuário até o padrão de consumo.

Próxima edição: de 12 a 21 de abril de 2019.

02. SXSW – South by Southwest


SXSW | Divulgação

Para os criativos não há lugar melhor para estar! O South by Southwest, também conhecido apenas pela sigla SXSW, acontece todos os anos em Austin, no Texas, e mistura tudo o que os produtores de eventos devem ficar de olho: música, cinema, tecnologia, inovação e experiências.

O festival de 10 dias reúne milhares de pessoas a cada edição e, além de ser um ambiente ótimo para entender sobre as mudanças e tendências do mundo em diversos setores, o evento também possibilita enxergar como novos artistas, negócios e ideias podem se destacar no mercado.

Mergulhar nas conferências e painéis do SXSW, sempre ministrados por especialistas dos mais variados, são verdadeiros aprendizados profissionais e pessoais.

Próxima edição: de 08 a 17 de março de 2019.

03. Tomorrowland

Tomorrowland | Divulgação

Em termos de experiências proporcionadas ao público, o Tomorrowland é dos festivais internacionais que mais sabem entregar o que seu público deseja. Tudo é exatamente pensado para transformar o ambiente em um verdadeiro conto de fadas (moderno e com uma trilha sonora de música eletrônica).

O Festival acontece desde 2005 na cidade de Boom, na Bélgica, e faz todos se sintam parte de algo épico desde a chegada no país.

O Tomorrowland também é uma grande fonte de ideias visuais, já que sua cenografia e pirotecnia impressionam a cada edição.

Próxima edição: de 26 a 28 de julho de 2019.

04. Burning Man

Burning Man | Divulgação

O Burning Man é, no mínimo, uma gigantesca aula de planejamento e de que é possível realizar um evento incrível em qualquer lugar.

O festival é considerado o maior evento de contracultura do mundo, e acontece desde 1986 na cidade temporária de Black Rock City, que nada mais é que uma cidade levantada, literalmente, para o festival no meio do deserto de Black Rock, em Nevada, nos Estados Unidos. O evento tem duração de uma semana e, atualmente, recebe mais de 60 mil pessoas a cada edição.

Toda infraestrutura é planejada e organizada por voluntários, sempre seguindo o tema proposto pelo evento para aquela edição. Durante a estadia no festival, o público leva tudo o consumirá, como bebidas e comidas, já que não existe nenhum tipo de comercialização lá.

Mesmo assim o Burning Man é quase religioso para seus frequentadores, e é palco disputado para instalações de arte e outras ideias, quase sempre gigantescas. Um verdadeiro caso de estudo e muita aprendizagem.

Próxima edição: de 25 e agosto a 02 de setembro de 2019.

05. Glastonbury

Glastonbury | Divulgação

Um dos maiores festivais a céu aberto do planeta, o Glastonbury acontece em Pilton, na Inglaterra. E justamente por seu tamanho sem igual, o evento é uma aula de logística e organização, afinal, se tudo funciona bem nesse gigante, imagine implantando as mesmas técnicas em outros lugares?!

Tradição também poderia ser o mote do Glastonbury, que ainda deixa viva a cultura dos anos 1970 em seu espírito, o que pode ser sentido (e abraçado) pelo público também. O evento dura cinco dias e apesar dos shows serem o foco do festival, há ainda apresentações culturais variadas como teatro, danças, etc.

São mais de 15 palcos espalhados pelo festival todo e um público de, aproximadamente,  150 mil pessoas por dia.

Próxima edição: de 26 a 30 de junho de 2019.

06. Primavera Sound

Primavera Sound | Divulgação

Realizado em Barcelona, na Espanha, desde 2001, o Primavera Sound mostra como usar os ambientes já existentes em uma cidade pode resultar em um evento urbano dos mais prestigiados no mundo.

São encontros de gêneros musicais, pessoas de gerações e origens diferentes, e experiências incríveis proporcionadas de forma moderna e organizada.Assim como o SXSW, o Primavera Sound também gosta de divulgar as últimas tendências no mundo da música, em sua maioria de artistas independentes, mas faz isso mesclando, mais uma vez, novo e tradicional ao montar um lineup que também traz artistas consagrados.

Próxima edição: de 30 de maio a 01 de junho de 2019.

07. Sónar


Sónar | Divulgação

O Sónar já tem 25 anos de história e também é um festival que entrega muito mais que apenas uma boa sequência de shows. A parte musical é sempre complementada por artes, design e tecnologia.

Com isso, o festival de Barcelona fica dividido em Sónar by Day e Sónar by Night, além do Sónar+D, que funciona como um congresso de três dias dedicado à Criatividade, Tecnologia e Negócios.

O sucesso do Sónar é inegável, tanto pelo tempo em que o festival já acontece, quanto por seu crescimento internacional, acontecendo além de Barcelona, em cidades como Buenos Aires, Hong Kong e Istambul.

Próxima edição: de 18 a 20 de julho de 2019.

08. Sziget


Sziget | Divulgação

Realizado na ilha de Hajógyári, na Hungria, o Sziget é um dos melhores festivais do Leste Europeu, e que apresenta uma atmosfera de paz, amor e pura diversão. O festival é realmente tão único que é considerado um dos descendentes direto do Woodstock.

O evento celebra todas as formas de arte, incluindo dança, circo, teatro, artes plásticas e mais. Com isso, as intervenções vistas ao longo do festival são mais que inspiradoras.

Além de ser um dos maiores festivais da Europa, o Sziget é também muito bem conceituado, já tendo levado de “Best Major European Festival” do European Festivals Awards, em 2011 e 2014.

Próxima edição: de 07 a 13 de agosto de 2019.

09. Isle of Wight Festival


Isle of Wight | Divulgação

Outro festival que acontece em uma ilha! O Isle of Wight reúne grandes nomes do Rock mundial, mas o interessante mesmo para os produtores de eventos é conferir como o festival organiza a estadia de todo o público, já que os participantes ficam acampados dentro da própria ilha (como no Sziget, acima).

O esquema de organização e segurança é sempre destaque nas premiações de festivais internacionais, e por isso mesmo motivo de observação de marcas e empresas.

Além do camping, todo o ambiente do Isle of Wight, que acontece na Inglaterra, é elogiado pelo extremo conforto que proporciona ao público.

Próxima edição: de 13 a 16 de junho de 2019.

10. Djakarta Warehouse Project

Djakarta Warehouse Project | Divulgação

O festival Djakarta Warehouse Project é um dos maiores da Ásia e também é conhecido por ter uma produção grandiosa e impressionante.

O evento é, ainda, um dos eventos de house, trance e EDM mais frequentados da Indonésia. Sempre promete uma edição maior e mais cheia de novidades a cada ano, o que tem cumprido fielmente em 10 anos de existência.

Os aprendizados do Djakarta são especialmente interessantes para a parte visual de um evento, já que a sua cenografia impressionante o deixa sempre nas listas de festivais mais belos do mundo.

Próxima edição: dezembro de 2019 (ainda sem dias definidos).

Anote as datas e garanta as boas inspirações com esses festivais internacionais!