É difícil pensar em uma estratégia de marketing digital para eventos que não passe pelo Instagram. A rede do grupo Meta, que se define como uma comunidade para todos, reúne milhões de usuários no Brasil. Entre esses tantos, estão, é claro, pessoas que consomem festas, shows, palestras, cursos e por aí vai. A conclusão? O Instagram é uma ferramenta poderosa para a divulgação de eventos.

Neste artigo, o produtor fica por dentro das principais funcionalidades da rede que é a queridinha dos brasileiros e, ainda, descobre como extrair o máximo valor da ferramenta. Descubra como explorar reels, stories, parcerias pagas e mais!

O que é o Instagram para Empresas? 

A produção de eventos é um negócio, certo? Por isso, é interessante que os organizadores utilizem uma conta comercial para suas produções, especialmente as que ocorrem de forma recorrente. O Instagram para Empresas permite que o produtor tenha acesso a
dashboards com dados atualizados em tempo real, conhecendo seu público mais profundamente e permitindo que o produtor estreite suas relações com os seguidores. 

Como criar uma conta comercial para o seu evento?

É fácil! Uma vez que o perfil da produção estiver criado, basta ir até as configurações clicando no ícone de engrenagem. Depois, será preciso clicar em ‘Conta’ e, em seguida, ‘Mudar para conta profissional’. 

Depois, você precisará escolher a categoria na qual o seu negócio se encaixa melhor. Por fim, é só escolher ‘Empresa’ quando a opção for dada. Pronto! 

Por que usar o Instagram na divulgação de um evento?

Essa pergunta pode até parecer óbvia, mas vale refletir sobre a importância dessa rede social para eventos de qualquer segmento. Segundo dados do Instagram para Empresas, 90% das pessoas seguem perfis de negócios no IG. Além disso, dois em cada três usuários acreditam que a rede favorece a interação com as marcas.

Isso vale para produtores de eventos e conteúdos, que podem usar o Instagram de forma paga, por meio de anúncios, mas também de maneira orgânica, aproveitando os recursos da ferramenta. Confira:

  •  Stories: esse é o espaço para vídeos curtos que desaparecem em 24 horas. Aqui, vale apostar em conteúdo que engaja e direcionar o tráfego para um site do evento ou página de vendas. No universo dos eventos, uma ótima pedida é explorar bastidores e espiadinhas da produção, além de apostar em uma cobertura ao vivo. Que tal? 
  • Reels: essa é uma oportunidade de criar conteúdo criativo e chamativo que pode ser mais facilmente encontrado. Afinal, há uma aba dedicada ao recurso na navegação principal do Insta. Vale investir! Que tal explorar as atrações especiais ou palestrantes com o Reels, por exemplo?
  • Feed: o grid com as fotos do perfil, primeira funcionalidade da rede, ainda é uma ferramenta e tanto! Ele funciona como vitrine para o seu evento e será determinante para que o usuário aperte o botão de ‘Seguir’.

    Bônus: Parcerias com criadores de conteúdo: 

    O Instagram tem ferramentas pensadas para suportar as parcerias entre marcas e criadores de conteúdo, como os selos de parceria paga e as etiquetas de produto divulgado.  Usar, por exemplo, microinfluenciadores do Instagram para a divulgação de eventos, principalmente presenciais, é eficaz na medida em que a ação atinge o público que já interage organicamente com o creator. O resultado é mais alcance e engajamento para a produção.

Estratégias que geram mais engajamento

O Instagram não surgiu para ser uma simples galeria de fotos. Ele foi criado para ser um álbum de fotos interativo, para que os seguidores curtam, comentem e se envolvam com os conteúdos publicados. Em relação às marcas e perfis comercias, o objetivo se repete: gerar engajamento com os fãs. A seguir, elencamos alguns pontos principais para você ficar atento e caprichar nos tipos de conteúdo que podem trazer mais sucesso para seu evento.

Tenha um planejamento estratégico de marketing digital

No Instagram, os usuários querem ver conteúdos bonitos, interessantes e cliques que mostrem um momento único.  E o conteúdo desta rede social vai muito além de fotos. Imagens, vídeos e ilustrações bem produzidas e em alta resolução conquistam muitas pessoas, mas vale a pena experimentar de tudo – que tal postar fotos dos bastidores? Ou, ainda, vídeos mostrando o sucesso que está sendo o evento ou até fotos pós-evento, em que as pessoas elogiaram a produção que você e sua equipe fizeram?

Por isso, é importante planejar o conteúdo a ser publicado. Para conseguir efetividade no alcance do público, seja antes, durante ou após a realização do seu evento, é necessário analisar e definir o tipo de mensagem que será postada. Já postamos um texto sobre como realizar uma boa gestão de redes sociais para eventos – aproveite para ler e aprender ainda mais sobre o assunto :)

Anúncios patrocinados

Como tudo nessa vida possui um preço, o alcance de publicações nas redes sociais – inclusive no Instagram – aumenta exponencialmente à medida em que o conteúdo é patrocinado. O alcance orgânico (sem impulsionamento) para atingir as pessoas desejadas foi bastante reduzido nos últimos tempos. Por isso, não deixe de separar uma verba para impulsionar conteúdos estratégicos, garantindo visibilidade e valorizando a divulgação planejada pela sua equipe.

Verifique qual orçamento sua empresa possui para impulsionar os posts no Instagram do evento. O Instagram Ads permite segmentar o público almejado, o que ajuda a captação de leads. Isso significa a garantia de engajamento e, claro, mais chance da venda de ingressos!

Geolocalização

Ao utilizarem a geolocalização, as publicações no feed e os stories do Instagram obtém uma melhora no alcance orgânico das postagens – afinal, a localização atrelada ao Google e o uso de hashtags – acabam adicionando o conteúdo do seu evento a uma lista de publicações específicas daquele local, aumentando assim a visibilidade da sua postagem.

Imagine que um grupo de pessoas procure por shows ao vivo para curtirem na sexta-feira à noite e acabam se interessando no show que você está produzindo, e aparecem lá por terem ficado instigados pelo seus stories? A geolocalização tem o poder de trazer seu cliente em instantes.

Postar fotos e vídeos  

Não limite seu Instagram a somente fotos. Adote também o uso de vídeos e  publique os famosos stories – já percebeu as ferramentas interessantes que o Instagram disponibiliza nos stories para diversificar o conteúdo, como o boomerang, GIFs, filtros ou super zoom, por exemplo?

Mostre para o público que você é criativo e que acompanha as tendências das redes sociais! E, se couber no seu orçamento, avalie a possibilidade (e relevância) de fazer fotos e vídeos profissionais. Com certeza, o conteúdo irá chamar ainda mais a atenção dos seus seguidores.

Fazer stories

As pequenas histórias, chamadas oficialmente de stories, ajudam a movimentar bastante a página do seu evento! Eles aparecem no topo do feed dos seguidores do seu Instagram, e assim já chamam a atenção. Mas é preciso ter noção de que eles duram até 24 horas após serem publicados, portanto não são ideais  para postar informações que precisam ser vistas pelo público por mais tempo.

#DicaSympla: Temos um conteúdo completo sobre o Instagram Stories, com dicas de como utilizá-lo de forma criativa e no momento certo. Confira aqui!

Crie um bom relacionamento com os seguidores

Todo mundo gosta de ser ouvido, de se sentir integrante ou parte de algo. A participação do seu público nos posts do Instagram do seu evento segue esta lógica. Pergunte, peça opiniões, instigue seus seguidores, abra enquetes nos stories para eles responderem. Dá até para saber se o evento está alcançando as expectativas de acordo com algumas perguntas que você fizer – sempre com pertinência e ponderação, sem comprometer seu evento. Interaja quando a audiência pedir e publique teasers para aguçar a curiosidade. É um relacionamento com os seguidores que você vai alimentar e deve continuar mantendo mesmo depois que o evento acontecer.

Influenciadores digitais

Os formadores de opinião da atualidade – os influenciadores digitais – não podem ficar de fora dos posts do seu Instagram!

Ao escolher, dê preferência para figuras que combinam com o perfil do seu evento e, principalmente, que falem com o mesmo público que o seu. Pesquisar se também se o influencer escolhido não se encontra envolvido em qualquer tipo de polêmica ou escândalo, para não trazer problemas ou comprometer a imagem do seu evento.

Analise os KPIs gerados

Após analisar, planejar, postar e monitorar as interações, respondendo perguntas e comentários, é hora de verificar se a divulgação do seu evento via posts no Instagram está gerando efeito positivo. Os indicadores de sucesso (também chamados de KPIs) servem de norte para avaliar se tudo está sendo feito da maneira correta e com bons resultados.

Conseguiu perceber a dimensão que os posts do Instagram são capazes de oferecer na hora de divulgar um evento? Torcemos para que este conteúdo tenha sido de grande valia para você e sua equipe e que suas estratégias gerem muitas interações positivas :)