As corridas e caminhadas são capazes de unir centenas (e até milhares!) de pessoas em torno da prática esportiva. E não são só os atletas profissionais que participam deste evento! Crianças, idosos e pessoas que não praticam atividades físicas também são super bem-vindas e participam em cheio desse tipo de atividade. Pensando nisso, que tal reunir a sua comunidade e organizar uma corrida de rua?

Seja pelo espírito esportivo, pela prática de esportes ou pela entrega de prêmios e brindes, participar de uma corrida de rua é super divertido e atrativo até para quem só participa observando a competição. Confira o passo a passo que preparamos com tudo que você precisa saber para organizar uma corrida:

Autorização da prefeitura

O primeiro passo para organizar uma corrida de rua é definir o percurso dos participantes no dia do evento. Depois disso, é necessário ir em busca dos documentos e autorizações necessárias para que o evento possa acontecer – como a corrida será realizada em um espaço público, a prefeitura e os órgãos responsáveis pelo trânsito devem precisarão interditar o trajeto e reservá-lo exclusivamente para o evento. Em eventos com mais de 250 pessoas, o Corpo de Bombeiros também pode exigir a apresentação de projeto específico.

É preciso conciliar a data da corrida com outros possíveis eventos acontecendo pela cidade. Além disso, alguns locais possuem restrições e a prefeitura pode não autorizar a realização do evento naquele itinerário.

Não existe um padrão de documentos e autorizações necessárias para realizar uma corrida de rua: tudo irá depender das exigências da prefeitura da sua cidade. Para garantir que seu evento aconteça sem problemas, é fundamental dar início à emissão dos alvarás e licenciamentos com bastante antecedência. Por isso, não deixe essas questões para a última hora!

#DicaSympla: Passo a passo para conseguir um alvará para seu evento

Espaço para a corrida de rua

O espaço para a corrida de rua deve ser condizente com o número de atletas, mas também deve levar em conta o público que irá assistir ao evento. Dê preferência a espaços planos e com poucos obstáculos – assim, você garante um trajeto mais seguro e confortável para os corredores. Pequenas adaptações podem ser feitas em algumas partes do percurso – no entanto, mudanças muito grandes não são aconselhadas, já que podem atrapalhar a corrida e até favorecer o aparecimento de lesões nos participantes.

Para corridas de grandes percursos – de 10 a 15 km, por exemplo – pode ser mais complicado obter autorização para interditar todo este espaço. Nesses casos, o mais indicado é fazer com que o os atletas passem 2 ou mais vezes por um mesmo local para totalizar a distância a ser cumprida.

Infraestrutura

Mesmo para eventos realizados na rua, existem muitos itens relativos à estrutura que precisam ser providenciados – principalmente no caso de eventos esportivos! Para te ajudar nessa tarefa, fizemos uma lista com alguns itens e serviços que você vai precisar planejar:

  • Equipamentos de som e gerador de energia (se necessário)
  • Cronometragem da corrida
  • Marcação de pista (se necessário)
  • Sinalização do percurso (placas,letreiros luminosos e indicação de quilometragem)
  • Grades e cordões para isolamento do percurso
  • Pórtico inflável para identificação do local de início e chegada da corrida
  • Distribuição de água e isotônicos para os participantes
  • Faixa de chegada
  • Medalhas ou troféus para os primeiros colocados em cada modalidade
  • Suporte médico (tendas e ambulâncias) em caso de incidentes
  • Banheiros químicos para o público
  • Equipe de segurança

Para manter todos os itens sob controle e não deixar que imprevistos atrapalhem a realização da corrida, utilize um checklist para eventosbaixe aqui o modelo preparado pela Sympla!

#DicaSympla: Para o fornecimento das bebidas, a dica é contar com patrocinadores e apoiadores. Assim, você não economiza recursos com a compra de água e bebidas isotônicas :)

Entrega de kits

O fornecimento de kits aos participantes da corrida é uma das etapas mais importantes neste tipo de evento esportivo. Se a entrega não for feita com organização, o evento pode acabar com filas logo na entrada e o início da corrida pode atrasar. Geralmente, os kits esportivos contam com itens como camiseta oficial do evento, garrafa d’água, toalha e viseira. Também é neste momento que as placas de identificação são entregues – por isso, muito cuidado para não distribuí-las errado!

Aqui, a dica é organizar os kits de acordo com o número de série das placas. Assim, fica mais fácil localizá-las e gerenciar a entrega com facilidade. Aproveite também para contar com patrocinadores na hora de obter os produtos e brindes do kit o/

Categorias e regulamento

Defina as modalidades que a corrida irá contar. Será uma corrida mista? Haverá divisão entre categorias masculina e feminina? A corrida será destinada a atletas amadores e profissionais? Quais serão as distâncias a serem percorridas em cada modalidade? Estes são alguns dos fatores que irão orientar a definição de cada modalidade.

É muito importante fazer essa definição, porque parte do seu público pode não estar preparada para percorrer grandes distâncias. Assim, você consegue atrair atletas especializados em correr diferentes tipos de distâncias.

Lembre-se também de esclarecer previamente todas as informações sobre a corrida aos participantes! Na página de vendas do evento, informe onde a corrida terá início, por onde ela irá passar e qual será o ponto final. Para ajudar, adicione a imagem de um mapa indicando o trajeto e os pontos principais. Além disso, adicione informações sobre as modalidades da corrida, os itens presentes no Kit e sobre a premiação aos vencedores.

Controle de entrada

A melhor maneira de organizar a entrada dos atletas no evento é pelo check in online. Isso facilita o processo de credenciamento e entrega de kits, evitando a formação de filas e descomplicando as operações no local.

A lista dos participantes da corrida pode ser aberta diretamente em um computador ou tablet. Assim, o check in é feito em poucos segundos à medida em que os participantes chegam, e os kits e placas de identificação são entregues na mesma hora. Todas as informações solicitadas na hora da compra – como nome, telefone e tamanho da camisa – podem ser acessadas neste momento! Isso também garante que, em caso de ingressos com valor diferentes – com e sem a entrega de kits, por exemplo – a equipe não distribua os itens para participantes que não optaram pela compra dos mesmos.

#DicaSympla: Saiba qual é a melhor forma de controlar a entrada de participantes no seu evento

Divulgação

Tudo pronto para dar início à corrida de rua? Então, é hora de partir para a divulgação – afinal de contas, o seu público precisa saber que o evento irá acontecer e se sentir motivado a participar! Aqui, a principal dica é ir até onde o público está e encontrar a melhor maneira de se comunicar com ele. Você pode realizar a divulgação da corrida em canais como:

  • Redes sociais mais utilizadas pelo público (Facebook, Instagram, Twitter, etc);
  • Academias e clubes esportivos (distribuição de flyers e propagandas em TVs com programação interna);
  • Associações ligadas à prática de corridas e caminhadas;
  • Sites e portais informativos de esporte;
  • Lojas especializadas em artigos esportivos e de nutrição.

Nos materiais de divulgação, não se esqueça de incluir todos os detalhes e informações da corrida, desde o valor das inscrições até o trajeto e os itens incluídos no Kit.

#DicaSympla: Saiba como divulgar um evento

Ingressos e inscrições

Disponibilizar os ingressos e inscrições da corrida pela internet é a maneira mais prática e segura de garantir as vendas e atingir o público de forma eficiente. Assim, os participantes podem garantir a presença no evento sem precisar sair de casa, e ainda contam com vários métodos de pagamento para realizar a compra. Para você, o controle financeiro e das informações dos participantes é muito mais assertivo e pode ser feito em tempo real.

Para impulsionar a venda de ingressos, aposte em ações como:

  • Ingressos a preços promocionais para os primeiros compradores;
  • Códigos de desconto para grupos específicos (alunos de uma determinada academia, por exemplo);
  • Sorteio de ingressos nas redes sociais;
  • Desconto para inscritos acima de 60 anos.

Aproveite para conhecer melhor os participantes do evento através do formulário de inscrição! Nele, você escolhe quais informações deseja solicitar aos compradores, e esses dados podem lhe ajudar a tomar decisões estratégias para essa (e para outras!) edições de corrida de rua.

#DicaSympla: Conhecendo o seu público com o formulário de inscrição