Existem eventos dos mais diversos tipos e nichos para atender os mais diversos públicos, tais como cursos, workshops, corridas, festas, shows, encontros cervejeiros, gastronômicos…

Quando falamos em planejar um evento e dar início à venda dos ingressos ou inscrições, uma dos primeiros itens que devem vir à mente do produtor de eventos é onde realizar a campanha e como mensurar os resultados obtidos.

A divulgação se torna um dos principais (e talvez o maior) ponto focal do planejamento do evento. É a partir dela que o público irá conhecer o evento e criar expectativas, emoções e despertar interesse em consumir o serviço.

Publicando o evento

De nada adianta ter um evento muito bem planejado e oferecer as mais diversas experiências ao público se ele não sabe que vai acontecer ou, pior ainda, se a comunicação feita não gera resultados. Tudo isso causa um grande esforço profissional e financeiro em vão.

O primeiro passo para evitar esse tipo de problema é entender qual é o perfil de consumo do seu público, onde ele está e como ele absorve melhor a mensagem que você tem a transmitir. Assim, será possível utilizar as melhores estratégias direcionadas para converter o interesse do público-alvo em vendas reais.

#DicaSympla: Aprenda como utilizar o marketing digital a favor do seu evento

Como mensurar os resultados da campanha

Depois de colocar em prática as ações de marketing, é hora de avaliar se o público está sendo atingido de forma efetiva e, consequentemente, se os esforços estão surtindo efeito rumo ao objetivo traçado. Nesse momento, é de extrema importância que a equipe de marketing esteja trabalhando muito próximo da equipe que gerencia o evento, para que o direcionamento das comunicações esteja alinhado às conversões.

Para entender se a sua campanha está sendo eficaz, listamos alguns itens que devem ser sempre observados:

Visualizações da página

Sempre que for divulgar um evento, é importante entender se o público-alvo recebeu a mensagem e se demonstrou interesse em obter mais informações. E para mensurar essa comunicação inicial, é fundamental utilizar ferramentas que forneçam dados de acesso à página do evento.

Neste caso, o Google é um bom aliado – em especial o Google Analytics. Nele, você consegue mensurar os horários com mais acessos à página, além de entender de onde estão vindo os acessos.

Usando a Sympla, você também obtém com facilidade o número de acessos à página do evento, além de integrá-la à sua conta do Analytics. Se o resultado não estiver satisfatório, pode ser o momento de mudar as estratégias de comunicação.

Faixa etária do público

Um bom evento é aquele que personaliza a comunicação com o seu público, falando a mesma linguagem e proporcionando experiências equivalentes aos seus interesses e hábitos. Ao saber exatamente com qual faixa etária você está trabalhando, será muito mais fácil planejar quais devem ser os diferenciais e, assim, guiar a divulgação da melhor forma possível.

Um dos melhores meios de captar essa informação é o formulário preenchido pelos participantes no momento de compra do ingresso ou inscrição. Além de assertiva, essa ferramenta fornece dados que podem ser utilizados como base para eventos futuros :)

#DicaSympla: Conhecendo o seu público com o formulário de inscrição

Hora e Curva de conversão

Fez uma postagem para divulgar o início das vendas? Anunciou uma nova atração? Virou o lote? Em momento como esses, é possível entender se as ações de marketing estão gerando apenas visualizações ou também convertendo em vendas!

Novamente, o Google é um excelente aliado: seja com o Analytics ou nas campanhas do Google AdWords, você possui boas ferramentas para entender se o horário de conversão está próximo do momento das publicações, ou se a campanha realizada está tendo cliques convertidos em vendas.

Você também pode comparar esses dados com a curva de vendas da plataforma da Sympla. Cruzando informações como o dia em que a promoção foi divulgada com os dias de pico de vendas que aparecem na plataforma, você tem a resposta exata de quantos participantes confirmaram a presença a partir dessa divulgação e, assim, consegue entender se está no caminho certo :)

#DicaSympla: Saiba como usar a técnica de gatilhos mentais para gerar mais vendas ao seu evento

Códigos Promocionais e Absorção de taxa

É muito comum eventos que querem aumentar as vendas utilizarem esses meios para engajar o público na compra de ingressos. Frases como “24 horas sem taxa” ou “Utilize o Código *VIP* e ganhe 10% de desconto” são bem utilizadas e geralmente muito bem recebidas pelos mais diversos públicos. Afinal, quem não gosta de saber que está pagando menos em algo que deseja, não é mesmo?

Além de chamar a atenção do público para seu evento (os famosos gatilhos mentais), eles são ótimos para mensurar o engajamento gerado pela estratégia de comunicação do seu evento.

Você pode acompanhar o índice de adeptos pela quantidade de vezes em que um código foi utilizado, ou até mesmo pela curva de vendas informada no tópico anterior. Nem sempre é isso que fará seu público garantir o ingresso, mas é um boa maneira de mensurar os resultados de ações promoções e que pode ser utilizada até mesmo em eventos futuros.

Ranking de compradores

Você sabia que, com a venda online de ingressos, é possível saber se o seu cliente é recorrente ou não?

Antes do evento começar, você pode extrair a lista de participantes do evento passado, divulgar ou até mesmo fazer uma promoção específica para garantir a participação e, durante as vendas, acompanhar as listas de participantes para metrificar a taxa de aceitação do novo evento. Afinal, manter clientes é muito mais barato do que conquistar novos :)

#DicaSympla: Como fidelizar clientes com eventos

Melhorando a comunicação

Depois de seguir as dicas acima, é hora de convocar toda a equipe envolvida para fazer um brainstorming para ajustar as arestas e direcionar a comunicação para a ação efetiva.

É importante lembrar que a mensuração dos resultados são referentes ao meio digital. Ingressos físicos não são possíveis de serem mensurados da mesma forma, uma vez que o público não responde automaticamente aos gatilhos mentais inseridos na comunicação.

Bom trabalho e boas vendas!