Você pensa em estratégias de marketing digital para o seu negócio? O Webinar é uma das formas que está ganhando força a cada dia. Isso porque este formato permite a interação entre empresas e futuros clientes (ao vivo) e no formato de webinar gravado. 

Antes de mais nada, é válido entendermos realmente o que é um Webinar e desmistificarmos alguns medos de quem nunca fez este tipo de ação. É comum que as pessoas pensem que tudo que é feito na internet precisa de uma super produção, mas realizar um Webinar é mais simples do que você pode imaginar, desde que tenha um bom planejamento. 

O que é um Webinar? 

O Webinar é um tipo de seminário online em que é possível que você se comunique com outras pessoas por meio do formato audiovisual, auxiliando até mesmo para a geração de futuros leads. No modelo de Webinar ao vivo, é possível identificar diversas vantagens. Dentre eles, o fato de que dificilmente este projeto sofrerá atrasos para acontecer, como um eBook, por exemplo, em que é possível divulgá-lo quando “der”. Outros motivos plausíveis são:

  • Você consegue atrair mais leads para o seu negócio;

  • Temas mais avançados podem fazer com que seus leads sejam ainda mais aquecidos e fiquem prontos para passar mais uma etapa do funil de vendas;

  • A demonstração de um produto ou case de sucesso pode fazer com que pessoas sejam convertidas em clientes;

  • O relacionamento com os seus clientes será ainda mais elevado, já que você estará fazendo uma ação para agregar valor a eles! 

Para ajudar você a organizar um Webinar, trouxemos algumas dicas que podem servir e fazer com que você comece hoje mesmo a planejar a sua estratégia online!

Como planejar um Webinar de sucesso

1 – Defina o objetivo do seu Webinar 

Antes de mais nada, defina o objetivo do seu Webinar. Você pode pensar em:

  • Atrair novas pessoas e gerar leads para vendas;
  • Educar os leads para acelerar a jornada de compras;
  • Estreitar o relacionamento com os seus atuais clientes;
  • Trabalhar o pós-vendas, auxiliando o sucesso do seu cliente. 

Ao estabelecer o que você precisa, você conseguirá entender com mais facilidade o que você deve abordar no seu roteiro. 

2 – Escolha o tema do seu Webinar

Após entender seu objetivo, defina um tema para atrair a atenção dos seus clientes. Vale lembrar que este tema será a “raiz” do seu título, que deve ser ainda mais atraente, já que estará disposto nas suas divulgações. 

Pense em utilizar palavras-chave para o seu negócio. Busque no Google Analytics do seu site quais os termos que mais trazem visitantes para a empresa. Por exemplo: se você atua na área de turismo e quer ensinar seus clientes a planejar uma viagem, pode pensar em um título como:

  • Planejamento de viagem: como mensurar os gastos durante a viagem?
  • Gastos de viagem: como planejar um orçamento eficaz?

3 – Assista Webinars do seu e de outros mercados

É quase certo que em algum momento da vida você já assistiu a um Webinar ou live de alguém, certo? Caso tenha assistido, você provavelmente gostou mais do jeito que um foi apresentado do que outro, não é mesmo? Por isso, é importante avaliar qual modelo você usará quando estiver apresentando. Seja você mesmo! 

Geralmente, a divisão de um Webinar é feita da seguinte maneira: 

  • Introdução: momento de espera dos participantes, interação com quem está chegando, ir falando os nomes e cidades das pessoas etc. Além disso, neste momento, você também pode contar um pouco da sua trajetória profissional ou da sua empresa.

  • Apresentação: aqui é o momento de mostrar os principais conteúdos daquele evento, ou seja, entregar o que foi prometido na chamada para o Webinar.

  • Perguntas e respostas: é importante separar entre 15 e 30 minutos do Webinar para interagir com o público e responder às dúvidas levantadas por ele. 

Lembre-se de, ao final da transmissão online, inserir um CTA (Call To Action) chamando o seu público para realizar alguma ação, seja baixar um conteúdo extra, acessar o site ou blog da empresa ou, até mesmo, adquirir um produto. 

4 – Crie um roteiro para Webinar

O planejamento, assim como já falamos, é essencial (independentemente do tipo de conteúdo) para que você não fique tão propenso a erros. Por isso, criar um roteiro é uma necessidade. Elabore um script do que você vai apresentar, definindo todos os tópicos pelo quais você quer passar (em ordem do que deseja falar). 

Isso vai ajudar para que não se perca durante a apresentação e entregue um conteúdo mais dinâmico e organizado. Vale lembrar que você não deve ler o roteiro, ele vai servir apenas para guiar você durante a transmissão.

5 – Separe um local silencioso para transmitir

No dia do Webinar, é importante estar em um ambiente mais silencioso e garantir que a internet esteja funcionando  corretamente. Por isso, se fizer o evento em casa, avise todos que vai realizar um Webinar e precisa de silêncio no ambiente durante a transmissão. 

Lembre também de testar a câmera e o microfone. É interessante ter uma luz boa (como um ring light) para deixar a qualidade da sua imagem ainda melhor. 

#DicaSympla: no dia do Webinar é muito bacana separar ao menos 15 minutos para perguntas e respostas. Este é um momento muito importante, visando a sua interação com as pessoas ali presentes. 

6 – Pós-Webinar

Depois de realizar a apresentação, é importante continuar o relacionamento com os participantes. Por isso, é super válido enviar um e-mail com uma pesquisa de satisfação com o intuito de entender qual a percepção dos participantes sobre a sua transmissão online! 

5 benefícios de criar um Webinar

  • Mais tráfego 

Os Webinars ajudam a atrair novas pessoas para o seu site ou blog, fora que você pode também angariar pessoas para suas redes sociais, ganhando ainda mais alcance e autoridade no mercado.

  • Público engajado

A possibilidade de interagir em tempo real com o público é uma das maiores vantagens de um Webinar. Engajando mais as pessoas, sugerir ações (comprar, baixar um material etc.)  fica mais fácil do que se você não estivesse se aproximando mais do seu público. 

  • Ganho de autoridade

Com um Webinar, você reforça a sua autoridade no seu nicho e mostra que domina determinado tema. Assim que você entrega um conteúdo valioso, a sua autoridade na rede cresce.

  • Mais leads e vendas

Com um tema relevante e fácil de atrair a atenção das pessoas, sua base de leads também aumenta e, consequentemente, suas vendas também, já que muitos usuários se sentem mais seguros após a demonstração de um produto, serviço ou entrega de valor, como por meio de um conteúdo. 

  • Auxílio no pós-venda

É possível que, por meio da entrega de conteúdo você fidelize ainda mais os clientes que você já tem. Isso porque você vai responder dúvidas da audiência e se mostrar uma pessoa ainda mais próxima dessas pessoas.

Quais são os tipos mais comuns de Webinar?

Webinar entrevista

Este é um dos modelos mais usados e, como o próprio nome diz, trata de uma transmissão em que você pode convidar um especialista para falar sobre determinado assunto (relacionado, é claro, ao seu nicho). Este tipo de formato é capaz de estimular uma troca de experiências e fazer com que a sua audiência fique mais engajada.

Webinar de perguntas e respostas

Este tipo serve muito bem para reforçar a sua autoridade no mercado e aumentar o engajamento do público. Neste caso, é interessante pedir para que os participantes enviem dúvidas sobre o tema que será abordado para que sejam respondidas durante a transmissão. Após isso, selecione as perguntas mais relevantes de acordo com o tema. 

Webinar de produto

Uma outra opção que você tem disponível é usar o espaço do Webinar para divulgar ou demonstrar um produto/serviço. Com isso, tenha as características do que você quer explorar e passar para quem estiver assistindo. Não esqueça de reservar um tempo para sanar as dúvidas da sua audiência.

Webinar de mentoria 

Você pode sortear um dos participantes para realizar uma mentoria sobre alguma “dor” que ele precisa compartilhar com você. O caso dele servirá de exemplo para outros participantes. 

Webinar painel de conversas

Aqui você pode convidar não só um, mas vários especialistas sobre um assunto  para que eles debatam em torno dele. Este tipo de interação atrai bastante a atenção do público e ajuda a educá-lo também! 

Como o Sympla Streaming pode ajudar você a transmitir o seu evento?

Pensando em ajudar quem deseja criar uma transmissão, a Sympla criou o Sympla Streaming, uma solução para você criar, vender e entregar os seus eventos online em uma única plataforma. 

Independente de qual seja o formato do seu conteúdo, curso, workshop, evento, meetup, conferência ou o próprio webinar, com o Sympla Streaming você tem total liberdade e controle do seu evento para oferecer a melhor experiência ao seu público. 

Vale ressaltar que não há custos adicionais para utilizar o Sympla Streaming. A única taxa que você pagará serão 10% sobre o ingresso ou o valor mínimo de R$ 2,50. Para eventos gratuitos, o custo é zero! 

E ai, está esperando o que para começar a criar o seu webinar em nossa plataforma? Mostre ao seu público que você é especialista no seu mercado e melhore ainda mais o seu relacionamento com os clientes.