Você sabe como produzir um workshop online de sucesso e ter um grande número de  participantes assistindo ao seu conteúdo? Esse é um dos maiores desejos das pessoas que querem realizar um evento deste tipo, mas que ainda não tem muita clareza de como produzi-lo. 

Para você entender melhor como funciona o workshop online, listamos em uma checklist as principais ações que devem ser colocadas em prática antes de iniciar a transmissão. Você não vai deixar de criar o seu evento, não é mesmo? Leia a seguir!

O que é um workshop online e qual a diferença de um curso convencional?

Um workshop é basicamente um treinamento voltado para questões específicas, ou seja, é como se fosse uma reunião só com pessoas interessadas em  um determinado assunto, a fim de adquirir conhecimento com as explicações, palestras e atividades práticas. 

A duração do workshop pode variar de 8 horas, um ou dois dias. Além disso, pode ser feita de maneira presencial ou online — que é o nosso foco neste artigo. 

Já os cursos, possuem uma abordagem mais teórica, com o intuito de formalização ou especialização em determinado segmento. Além disso, os cursos em geral possuem maior duração, podendo levar meses ou anos para a conclusão, além de ter a possibilidade de fazer em espaços físicos ou EAD.

Por que apostar em um workshop online?

O workshop online surgiu para solucionar diversas dores que os produtores encontram nos eventos presenciais. A principal delas é atrair os participantes, uma vez que os encontros  feitos de forma digital têm maior alcance e visibilidade. 

Principalmente com o avanço da tecnologia, e também como consequência da pandemia do Covid-19, criar conteúdo no meio digital foi uma prática adotada por muitas empresas que optaram por não parar as tarefas e continuar entregando conteúdos para o seu público. 

Além disso, existem diversas vantagens de apostar em um workshop online que conseguem suprir todas as expectativas e garantir que o público tenha satisfação em participar do seu evento. Veja a seguir:

  • Possibilidade de reunir especialistas de qualquer lugar do mundo;
  • Permite a interação dos participantes em tempo real;
  • Não existe limitação de espaço físico;
  • Pode alcançar públicos variados de acordo com a região;
  • É um processo que pode ser auxiliado na criação e transmissão por plataformas especializadas. 

Com tantos benefícios, fica claro que esse tipo de workshop é uma alternativa muito eficiente para a sua marca, seja pela indisponibilidade de realizá-lo de maneira física ou para abrir os horizontes e apostar em uma nova estratégia para atingir um público que possui limitação geográfica.

Etapas indispensáveis para fazer um workshop online de sucesso!

Produzir um workshop online não é uma tarefa fácil, principalmente por ter a necessidade de acesso a uma internet de qualidade, uma plataforma eficiente que comporte a transmissão e uma boa experiência do usuário, a fim de garantir que nada dê errado. 

Mas não se preocupe! Para te auxiliar nesse processo, fizemos uma checklist simples e prática para você consultar sempre que houver alguma dúvida de como realizar uma ação ou solucionar um eventual problema que possa acontecer no meio do caminho. 

Mas, antes, confira as etapas indispensáveis para fazer um workshop online de sucesso. Veja abaixo: 

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 1. Defina o seu objetivo

Antes de mais nada, é fundamental que você defina o objetivo do workshop online. Isso porque esse é o primeiro passo para demonstrar o propósito do seu conteúdo para quem está assistindo. 

Para definir o objetivo, é importante que você tenha em mente como a sua marca quer se posicionar, ou seja, quais são as características que deseja passar para o público e como transmitir autoridade e a personalidade da empresa.  

Além disso, definir o objetivo ajuda na criação do planejamento, onde serão agrupadas todas as etapas a serem cumpridas para colocar o workshop no ar. 

2. Elabore um planejamento

Após definir o objetivo, chegou o momento de elaborar o planejamento. É nesse momento que as próximas etapas são direcionadas para que nada dê errado enquanto o workshop estiver acontecendo. 

Então, se você ainda não pensou no planejamento, conheça alguns detalhes que necessitam de bastante atenção:

  • Pense no tema do workshop;
  • Não esqueça de qual será o público que vai assistir;
  • Escolha quais serão os tópicos a serem abordados;
  • Liste quem são os especialistas convidados;
  • Defina se o evento será gratuito ou pago;
  • Pense se terá interação com público e quais serão os exercícios/dinâmicas sugeridos.

Com todos esses pontos mapeados, você terá maior controle das etapas, a fim de evitar que possíveis erros aconteçam e, assim, possa prevê-los para que o workshop online seja um sucesso. 

 3. Passe o conteúdo de forma clara e objetivo

De nada adianta ter um conteúdo extremamente relevante se você não passar ele de forma clara e objetiva para o seu público. Principalmente por ser online, o seu workshop precisa ser didático, prático e fácil de ser compreendido. 

Invista em uma linguagem que corresponda com a realidade das pessoas que estão te assistindo. Isso porque, se você ensinar com uma comunicação muito técnica e conceitual, dificilmente um público iniciante conseguirá compreender sobre o assunto com facilidade.

4. Tenha uma boa plataforma para transmitir o workshop

Com tudo planejado, você precisará de uma boa plataforma para transmitir o workshop. A alta qualidade de transmissão e a boa experiência do usuário durante o evento é fundamental para o sucesso do seu conteúdo. 

Por isso, é imprescindível a utilização de uma ferramenta especializada neste serviço e que ofereça diversas vantagens para sua empresa. Para isso, existe o Sympla Streaming, a maior plataforma de eventos online do Brasil. 

Com ela, você terá a oportunidade de criar experiências ao vivo incríveis para todos os segmentos, com uma interface simples e um gerenciamento completo do seu workshop.   

Para começar, é necessário:

  • Acessar o site da Sympla Streaming;
  • Criar uma conta com os seus dados;
  • Inserir as informações sobre o tipo de workshop;
  • Pré-visualizar.

5. Disponibilize certificados de conclusão

Os certificados de conclusão de um workshop online são chamativos e super funcionais para transmitir credibilidade e confiança para o público que está assistindo. 

Além de ser vantajoso para a sua empresa, pois passa uma imagem confiável e profissional, os certificados podem ser incluídos em currículos e portfólios dos participantes, contribuindo para o crescimento da carreira de cada um e ainda levando sua marca a ser conhecida por outras pessoas, como outros profissionais da área, recrutadores etc. 

Checklist para produzir um workshop online

agora que você já conhece todas as etapas, antes de produzir um workshop online, consulte esse checklist:

       Planejamento

  • Defina o seu objetivo
  • Pense no tema
  • Determine quem é o seu público
  • Pense em exercícios práticos
  • Escolha o conteúdo de interesse para o público
  • Pense nas peças de divulgação que deve criar 
  • Planeje o conteúdo da Landing Page de inscrição para o workshop
  • Escolha a melhor plataforma de transmissão online
  • Crie seu ppt de apresentação (caso necessário)
  • Defina os especialistas que deseja convidar, se for o caso

    Durante 

  • Tenha uma internet estável
  • Verifique se todos os equipamentos estão funcionando (câmera e microfone, por exemplo)
  • Escolha um local silencioso para que possa se concentrar
  • Seja didático
  • Interaja com o seu público
  • Apresente como se fosse um bate-papo (para tornar o workshop mais “leve”)

    Pós

  • Envie os certificados por e-mail
  • Realize uma pesquisa de satisfação com os participantes
  • Peça feedback

Agora que você já tem essa checklist prática de como produzir um workshop de sucesso e já conhece um pouco sobre a plataforma da Sympla Streaming acesse o site, saiba mais e se torne um produtor de eventos agora mesmo! Descubra como criar workshop.