Já imaginou encontrar a página do seu evento bem ranqueada nas ferramentas de busca, aparecendo, por exemplo, na primeira página do Google? Isso pode até parecer uma tarefa impossível… mas nós temos boas notícias para você!

A primeira é que, mesmo difícil, nada é impossível :) E a segunda é que hoje nós vamos ensinar boas estratégias de SEO para  te ajudar a melhorar o posicionamento da página do seu evento nas principais ferramentas de busca.

Se você produz eventos e quer aprender como melhorar o ranqueamento da sua página, esse artigo é para você: aproveite a leitura \o/

O que é SEO?

Nos últimos anos, o SEO deixou de ser apenas uma tendência para se tornar uma ação indispensável de marketing digital e hoje é amplamente utilizada para conquistar mais visibilidade e atrair um número maior de visitantes para um site. Mas o que é esse tal de SEO para eventos?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization (ou, em bom português, Otimização para Motores de Busca) e consiste no processo de aplicar melhorias em sites seguindo diretrizes de qualidade.

O Google, por exemplo, é considerado um dos principais motores de busca e recebe trilhões de pesquisas por ano em todo o mundo. Isso mesmo que você acabou de ler: t-r-i-l-h-õ-e-s. E, para conseguir visibilidade no maior buscador do mundo em um mercado altamente competitivo, torna-se necessário ir além das práticas mais comuns.

Para entregar o melhor resultado para os usuários, o Google é criterioso e considera mais de 200 fatores para ranqueamento, tais como: experiência do usuário, títulos das páginas, conteúdo, otimização das imagens, URLs, acessibilidade e muitos outros!

Por onde começar a fazer SEO para eventos?

Um organizador de eventos pode ter o seu próprio site ou pode utilizar uma plataforma como a Sympla para publicar, fazer gestão e vender ingressos ou inscrições para suas produções.

Caso você precise utilizar uma plataforma de eventos, lembre-se sempre de investigar quais recursos para SEO estão disponíveis. Aqui na Sympla, por exemplo, ao criar seu evento você terá sua própria página (o que chamamos de hotsite) e poderá usufruir da autoridade do nosso domínio, aplicar as nossas dicas e impulsionar seu tráfego e suas vendas \o/

As otimizações de SEO podem ser aplicadas de forma isolada, mas para um resultado consistente é importante que elas sejam combinadas e que sejam baseadas em uma boa estratégia.

Para te ajudar, separamos algumas dicas que podem alavancar sua página de evento nos motores de pesquisa. Vamos lá?

Como fazer SEO em uma página de evento: dicas de otimização

Entendendo as palavras-chave

Palavras-chave (ou Keywords) são a base para uma boa comunicação e para começar a entender o que seu público-alvo procura. Como ele pesquisa na internet? Quais palavras-chave ele utiliza?  Quanto mais respostas você conseguir, mais próximo de ser encontrado pelo seu público você estará.

Faça uma boa pesquisa de palavras-chave e crie um bom título para seu evento

Vamos supor que você esteja produzindo um workshop sobre nutrição. Nesse caso, o título do seu evento poderia ser “Workshop de Nutrição”, certo? Errado! Um título tão óbvio também é, certamente, um dos mais comuns. Mas não se preocupe: podemos melhorá-lo!

#DicaSympla: aprenda como criar um workshop de sucesso

O primeiro passo é descobrir quais são as palavras-chave mais utilizadas pelos usuários para consultas relacionadas a “workshop de nutrição”. Essa lógica permite com que você descubra pelo quê as pessoas que estavam procurando por um workshop de nutrição também se interessariam!

Para descobrir, sugerimos algumas ferramentas de pesquisa de palavras-chave, tais como:

Essa estratégia é tão eficiente que até o próprio Google exibe sugestões palavras-chave relacionadas quando começamos a digitar em sua barra de busca:

O SEMrush, uma das ferramentas mais famosas quando se trata de pesquisas de palavra-chave, também exibe informações de keywords relacionadas além do volume de pesquisa de cada termo:

Fazendo um compilado das palavras-chave, descobrimos que, para o nosso exemplo, as pessoas buscam também por ano, localização e cursos específicos de nutrição, tais como nutrição esportiva e funcional.

Aprofundando um pouco mais em nosso exemplo, vamos considerar que seu evento seja sobre nutrição esportiva e que ele vá acontecer em Belo Horizonte. Logo, um bom título seria:

Workshop de Nutrição Esportiva 2018 em Belo Horizonte

Se achar interessante, também é possível adicionar o nome da sua empresa ao final do título.

O processo de pesquisa de palavra-chave é minucioso e requer muita atenção. Portanto, utilize o máximo de ferramentas possível e lembre-se de fazer um compilado de todas as informações extraídas – sem esquecer de levar sua persona sempre em consideração.

#DicaSympla: o título de um evento pode conter algumas outras informações, tais como área, localização, data e objetivo. Lembrando que o tamanho ideal de um título é de 72 caracteres!

Crie conteúdo relevante para o seu usuário

Você concorda que apenas a partir do título não é possível descrever toda a experiência que seu evento vai proporcionar aos participantes? Pois é! A descrição do seu evento é o principal instrumento para mostrar valor ao usuário.

O conteúdo deve ser focado na intenção de solucionar dúvidas comuns do seu público-alvo. Por isso, detalhe ao máximo possível todas as informações sobre o seu evento, tais como local, data, horário, palestrantes ou artistas confirmados, refeições, se é possível realizar troca de titularidade, entre outros. Isso agrega valor e uma boa experiência para os usuários!

#DicaSympla: nessa etapa de construção de conteúdo, você pode utilizar as palavras-chave encontradas para melhorar a descrição do seu evento, lembrando-se sempre de nunca exagerar.

Outra dica é utilizar recursos como os subtítulos para dar destaque às informações. Veja um exemplo de estrutura de conteúdo para uma página de evento:


Otimize suas imagens

Com o título e descrição do seu evento criados, chegou a hora de escolhermos a imagem. E agora você se pergunta: mas o que é que a imagem tem a ver com SEO para eventos?

As imagens são fundamentais no processo de tomada de decisão do usuário e também podem ser otimizadas através de algumas estratégias de SEO. Imagens, banners e logos são utilizados principalmente como ponto de atração, mas é importante tomarmos certos cuidados!

O primeiro deles é escolher uma imagem em boa qualidade, uma vez que ela irá compor todo o layout da sua página de evento. Em seguida, procure utilizar a imagem no tamanho indicado para o seu layout. Isso pois, quanto maior for a sua imagem, mais chances tem do peso do arquivo influenciar diretamente no tempo de carregamento da página. Imagens otimizadas carregam mais rápido.

A segunda dica é sempre renomear sua imagem – quando ela ainda estiver no seu computador – de acordo com o contexto no qual ela será inserida. Retomando o exemplo do “Workshop de Nutrição Esportiva” , uma boa sugestão para o nome da imagem seria: “workshop-nutricao-esportiva”.

#DicaSympla: utilize palavras-chave que ajudem o motor de busca a entender do que se trata a imagem. Utilize o hífen para representar espaço e não utilize acentos.

URLs amigáveis

Última dica, mas não menos importante: otimize suas URLs! A URL é o endereço do seu site ou página e é imprescindível que ela esteja otimizada, o que significa que ela deve ser de fácil leitura e compreensão.

Isso, além de contribuir para que os usuários tenham mais confiança em clicar, pode ajudar na otimização da sua página, uma vez que a URL é também um dos fatores de ranqueamento considerado pelos motores de busca.

Algumas dicas para otimizar sua URL são:

  • Utilize hífens para representar o espaço entres as palavras;
  • Combine a URL com o título;
  • Crie URLs curtas e objetivas.

Na plataforma de gestão de eventos e vendas de ingressos da Sympla, o título do seu evento é utilizado para compor a URL. Se o título escolhido para o evento foi Workshop de Nutrição Esportiva 2018 em Belo Horizonte, sua URL será:

https://www.sympla.com.br/workshop-nutricao-esportiva-2018-em-belo-horizonte+código do evento

Bom, agora você já deve ter percebido que fazer SEO para eventos não é uma tarefa impossível, certo? Com uma boa estratégia de SEO é possível melhorar sua visibilidade nos motores de busca, atrair mais visitantes para sua página e até aumentar as suas vendas!

Está esperando o que para começar a fazer SEO para a página do seu evento?