2020 está chegando ao fim e, se você está organizando uma festa de Réveillon, precisa seguir algumas medidas preventivas para torná-lo o mais seguro possível. Afinal, devido aos grandes desafios que todos enfrentamos ao longo desse ano, celebrar a chegada de 2021 para que seja um ano de recomeço é o que todos desejam!

E, para te ajudar no planejamento desse evento tão esperado, preparamos esse post com dicas dos principais protocolos de segurança para garantir a você, organizador(a) de eventos, a sua equipe e principalmente aos participantes, uma festa animada e segura, com cuidados específicos para evitar a proliferação do Covid-19.

Quer saber como tornar sua virada ainda mais tranquila e segura? Confira abaixo nosso passo a passo com 9 dicas fundamentais! Continue lendo para saber mais :)

1. Respeite os protocolos da sua cidade

Ainda estamos vivendo a pandemia do Coronavírus e, até que uma vacina eficaz imunize a população, é essencial seguir todas as recomendações e exigências de saúde locais.

Portanto, para planejar sua festa de Réveillon com segurança, é fundamental acompanhar as medidas e protocolos de segurança divulgados para a realização de eventos presenciais, definidos pela cidade onde será realizado seu evento.

Para te ajudar nessa tarefa, nossa equipe reuniu e disponibilizou em um material exclusivo os pontos principais dos decretos e protocolos de segurança mais recentes para a realização de eventos estabelecidos pelas prefeituras das principais capitais do Brasil!

Acessando nossa Planilha de Retomada de Eventos, você terá acesso a:

    • Informações criteriosamente selecionadas para o mercado de eventos;
    • Dados sobre as principais capitais brasileiras;
    • Atualizações semanais feitas por equipe especializada;
    • Suporte exclusivo para dúvidas e comentários;
    • Modo tecla SAP: deixe o juridiquês com a gente e se informe em linguagem simples e acessível!

Se interessou? Clique aqui para ter acesso gratuito à planilha de retomada de eventos!

2. Contrate profissionais equipados e orientados

Oferecer treinamento para a equipe que irá atuar no dia do evento é de enorme importância, pois irá garantir que todos estejam cientes dos protocolos de segurança sanitária e das demais regras do evento, além de como colocá-los em prática.

Além disso, é necessário garantir que todos utilizarão os equipamentos de proteção individual, os famosos EPI’s – máscara, luvas e viseira (face shield), e que terão esses equipamentos disponíveis para uso e substituição durante todo o evento.

3. Oriente os participantes

Informação nunca é demais, não é verdade? Inclusive para os participantes do seu evento!

Sendo assim, sugerimos que você divulgue todas as regras já na descrição do evento para que seus possíveis participantes fiquem cientes desde a compra dos ingressos. Mas, é claro, não se esqueça de reforçar a comunicação no dia do evento, ok?

É importante destacar:

  • Uso obrigatório de máscara: durante todo o evento, sempre cobrindo nariz e boca. Se possível, indique que levem máscaras de reserva para trocar durante o evento.
  • Distanciamento: todos devem respeitar o distancia de 1,5 a 2 metros entre as pessoas. Para eventos com lugar marcado ou espaço delimitado, isso também deve ser respeitado.

4. Garanta acesso controlado e aferição da temperatura

Para evitar aglomerações e garantir que todos possam curtir a festa com tranquilidade, sugerimos planejar a chegada dos participantes.

Se possível, disponibilize a entrada por mais de uma portaria, ou verifique a opção de chegada com horário marcado, que pode ser organizada de acordo com o setor que foi adquirido, por exemplo.

Outra sugestão é que a temperatura de todos os participantes seja aferida no momento da entrada no evento. Lembre-se de destacar quais parâmetros de temperatura serão aceitos ou barrados.

5. Disponibilize álcool em gel

Uma das maneiras mais eficazes de se combater o coronavírus é a higienização das mãos com álcool em gel 70%. Sendo assim, disponibilize totens ou displays com esse produto em toda a área de seu evento para que todos os participantes possam utilizar e, sempre que possível, indique os pontos onde eles poderão encontrar esse item!

6. Sinalize seu evento

Assim como a comunicação é importante, sinalização também é. Separamos alguns itens que você deve considerar para realizar sua festa de Réveillon:

  • Redução da capacidade de público: verifique na sua cidade quais as restrições e ajuste a quantidade de pessoas que o local onde acontecerá a festa irá receber.
  • Assentos marcados ou demarcação do espaço para cada grupo: esse tipo de adequação no seu evento de ano novo irá garantir mais segurança aos participantes. Os assentos devem ser identificados e numerados para facilitar a organização tanto dos participantes quanto da sua equipe.

#DicaSympla: Você sabia que a Sympla possui uma solução que pode te a ajudar na gestão para eventos presenciais com lugares marcados? Para ter acesso a essa solução, entre em contato com um consultor clicando aqui :)

  • Distanciamento entre as áreas: garanta o distanciamento de 1,5 a 2 metros entre os assentos ou áreas demarcadas.
  • Fluxo único de circulação: irá garantir que em toda a área do seu evento as pessoas só poderão circular em uma direção, garantindo que consigam manter o distanciamento entre si.

7. Controle a ida ao banheiro e garanta a higienização

Manter o distanciamento é essencial em todos os momentos do seu evento. Ou seja, isso também deve ser respeitado na ida ao banheiro!

Por isso, solicitar a ida ao banheiro através de uma mensagem por celular ou um aplicativo e ter pessoas da equipe em locais estratégicos para auxiliar no direcionamento ao banheiro são algumas das opções que você pode colocar a disposição dos participantes da sua festa de Réveillon.

Reforce a higienização dos banheiros durante todo evento para garantir a limpeza e segurança desse espaço ;)

8. Consumo com entrega no seu assento

Festa de Réveillon animada, além de música, também tem comida e bebida boa, não é verdade? Sendo assim, garanta que os participantes receberão tudo em seus assentos.

É possível disponibilizar um cardápio virtual que poderá se acessado via QR code, ou até mesmo um aplicativo para que realizem as solicitações. Uma equipe de garçons poderá realizar as entregas de forma segura a todos os participantes.

9. Organize a saída

Assim como na entrada, a saída também deve ser bem organizada para evitar aglomerações. Ela pode ser realizada por setor, ou por fileiras, sendo que os últimos serão os primeiros. Ou seja, quem ficou um pouco mais próximo às saídas deve sair primeiro.

#DicaSympla: confira mais dicas sobre segurança para retomada de eventos clicando aqui!

E aí, gostou das nossas dicas de segurança para o seu evento de Réveillon 2020? Permaneça atento a todos os protocolos de sua cidade, pois se cada um fizer sua parte, vamos conseguir curtir as festas com segurança! Feliz ano novo e até 2021!