O fim de 2021 vem se aproximando e, com isso, as festas de Ano Novo. Após meses turbulentos por conta da pandemia, a ansiedade para a retomada de eventos com segurança. Mas, a grande dúvida é: como conseguir curtir seguindo os protocolos de segurança e sem arriscar demais. 

Para ajudar você no planejamento deste evento tão esperado, criamos este post com dicas para que você e sua equipe possa garantir uma grande festa com todos os cuidados necessários para evitar a proliferação do Covid-19. 

Quer saber como tornar a sua virada de ano incrível e segura? Continue a leitura deste texto e ofereça uma festa de Réveillon incrível! 

1. Confira e respeite os protocolos da sua cidade

Mesmo que grande parte da população já esteja vacinada, ainda precisamos nos preocupar com os protocolos para evitar qualquer tipo de proliferação do coronavírus. Por isso, é fundamental acompanhar as medidas de segurança e protocolos que você deve seguir para realizar eventos presenciais.

Para te ajudar nessa tarefa, nossa equipe reuniu e disponibilizou em um material exclusivo os pontos principais dos decretos e protocolos de segurança mais recentes para a realização de eventos estabelecidos pelas prefeituras das principais capitais do Brasil! 

2. Oriente os profissionais da equipe

Para garantir que todos estejam cientes dos protocolos de segurança sanitária, é preciso oferecer treinamento para a equipe que irá atuar no dia do evento. Com isso, é possível colocar pessoas para medir a temperatura, verificar as carteirinhas de vacinação e até distanciamento, caso necessário. 

Além disso, é necessário garantir que todos utilizarão os equipamentos de proteção individual, os famosos EPI’s – máscara, luvas e viseira (face shield), e que terão esses equipamentos disponíveis para uso e substituição durante todo o evento. 

3. Orientações aos participantes 

Ao pensar nas informações que dará aos participantes do evento, é necessário que você divulgue todas as regras já na descrição do evento para que todos fiquem cientes desde a compra dos ingressos. Mas, é claro, não se esqueça de reforçar a comunicação no dia do evento.

Vale destacar:

  • Uso obrigatório de máscara: durante todo o evento, sempre cobrindo nariz e boca. Se possível, indique que levem máscaras de reserva para trocar durante o evento;
  • Distanciamento: todos devem respeitar o distancia de 1,5 a 2 metros entre as pessoas. Para eventos com lugar marcado ou espaço delimitado, isso também deve ser respeitado.

4. Garanta acesso controlado

Planeje a chegada dos participantes para evitar aglomerações e garantir que todos possam curtir a festa com tranquilidade. Se possível, disponibilize a entrada por mais de uma portaria, ou verifique a opção de chegada com horário marcado, que pode ser organizada de acordo com o setor adquirido, por exemplo.

Outra sugestão é que a temperatura de todos os participantes seja aferida no momento da entrada no evento. Lembre-se de destacar quais parâmetros de temperatura serão aceitos ou barrados.

5. Disponibilize álcool em gel pelo espaço

Uma das maneiras mais eficazes de se combater o coronavírus é a higienização das mãos com álcool em gel 70%. Sendo assim, disponibilize totens ou displays com esse produto em toda a área de seu evento para que todos os participantes possam utilizar e, sempre que possível, indique os pontos onde eles poderão encontrar esse item! 

Os totens podem ser ótimos canais de divulgação do Instagram ou # oficial do seu evento, por exemplo. Aproveite! 

6. Sinalize seu evento

Assim como a comunicação é importante, sinalização também é. Separamos alguns itens que você deve considerar para realizar sua festa de Réveillon:

  • Redução da capacidade de público: verifique na sua cidade quais as restrições e ajuste a quantidade de pessoas que o local onde acontecerá a festa irá receber;
  • Assentos marcados ou demarcação do espaço para cada grupo: esse tipo de adequação no seu evento de ano novo irá garantir mais segurança aos participantes. Os assentos devem ser identificados e numerados para facilitar a organização tanto dos participantes quanto da sua equipe.

#DicaSympla: Você sabia que a Sympla possui uma solução que pode te a ajudar na gestão para eventos presenciais com lugares marcados? Para ter acesso a essa solução, entre em contato com um consultor clicando aqui :)

  • Distanciamento entre as áreas: garanta o distanciamento de 1,5 a 2 metros entre os assentos ou áreas demarcadas;
  • Fluxo único de circulação: irá garantir que em toda a área do seu evento as pessoas só poderão circular em uma direção, garantindo que consigam manter o distanciamento entre si.

7. Consumo com entrega no assento

Festa de Réveillon animada, além de música, também tem comida e bebida boa, não é verdade? Sendo assim, garanta que os participantes receberão tudo em seus assentos, caso seja possível.

Vale disponibilizar um cardápio virtual que pode se acessado via QR code, ou até mesmo um aplicativo para realizarem as solicitações. Uma equipe de garçons poderá realizar as entregas de forma segura a todos os participantes.

8. Organize a saída

Assim como na entrada, a saída também deve ser bem organizada para evitar aglomerações. Ela pode ser realizada por setor, ou por fileiras, sendo que os últimos serão os primeiros. Ou seja, quem ficou um pouco mais próximo às saídas deve sair primeiro. Evite aglomerações.

#DicaSympla: confira mais dicas sobre segurança para retomada de eventos clicando aqui!

Agora que você já sabe como curtir o réveillon com segurança, compartilhe o conteúdo para que mais pessoas do setor possam se informar. Se ainda ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário para nós!