Você sabe o que é um produtor de conteúdo digital? Nós explicamos! O produtor digital é alguém que domina determinado assunto do interesse de outras pessoas. Mas não só isso! Ele também tem o desejo de disseminar este conhecimento para agregar valor, utilizando dos meios digitais para divulgar seu conteúdo e, assim, alcançar aquelas pessoas que querem se aprofundar no tema.

Esta é uma das profissões que tem se tornado uma das “queridinhas” por quem deseja trabalhar na internet. A pandemia intensificou ainda mais o surgimento de pessoas querendo compartilhar qualquer tipo de conhecimento e ainda lucrar com isso. Afinal, existem tipos de pesquisa para tudo que você pode imaginar:

  • Como fazer um escondidinho?
  • Como fazer uma torta de limão?
  • Como fazer um chroma key caseiro? 
  • Como aumentar seguidores no Instagram? 
  • Muito mais! 

Estes são alguns exemplos básicos de como podemos falar literalmente sobre tudo na internet. Entretanto, para muitos isso não é apenas um hobby de criação, mas sim uma fonte de renda! A criação de um curso online, por exemplo, e uma boa divulgação, pode fazer com que diversas pessoas atraiam clientes rentáveis para o seu negócio. 

O que é produção de conteúdo? 

De forma breve e resumida, a produção de conteúdo nada mais é do que oferecer informações que são relevantes para um tipo de público, independente do seu formato (blogpost, vídeo, eBook, PDF…) ou plataforma (YouTube, Blog, Instagram…). 

É uma estratégia de marketing bastante utilizada pelas empresas que desejam se tornar referência no seu nicho de mercado. Isso porque é uma ótima forma de se aproximar dos clientes por meio de textos, vídeos, imagens, eBooks e outros materiais que vão ajudá-lo a solucionar alguma dor ou problema. 

Ao identificar que a marca o apoiou ou apresentou ferramentas, de forma gratuita, em um momento de dificuldade, o cliente começa a enxergar a empresa como uma grande aliada, aumentando as chances de conversão em um momento de venda, por exemplo. 

Quem pode ser um produtor de conteúdo digital? 

A resposta para este tópico é simples: qualquer pessoa que tem algo relevante para compartilhar pode ser um produtor de conteúdo digital. Se você é um professor de canto, instrumentos ou até de temas escolares, pode expandir suas aulas criando um curso online.

Um Youtuber, por exemplo, tem facilidade para falar diante das câmeras. Com isso, pense em quantas pessoas, atualmente, gostariam de perder a timidez para gravar vídeos? Neste sentido, um influenciador digital também pode utilizar suas habilidades para ensinar como aumentar o engajamento e seguidores nas redes sociais por meio de um webinar ou eBook que ele faz. 

Se você sabe costurar, pode criar um material ensinando as pessoas a ganhar dinheiro sem sair de casa, atendendo a própria vizinhança. Ah! Se este é o seu caso, você provavelmente irá buscar conteúdos que ensinem a como criar um curso online. Viu só? Tudo é um ciclo necessário e sempre terá alguém buscando por alguma habilidade que você tem. 

Quais as habilidades de um produtor de conteúdo digital?

Existem algumas competências que podem ser muito úteis para quem deseja ser um produtor de conteúdo. Veja:

  • Entender as melhores formas de pesquisar sobre assuntos diversos antes de produzir algo;
  • Facilidade de leitura, escrita e interpretação de texto;
  • Senso crítico;
  • Ter organização e disciplina para a entrega dos trabalhos;
  • Ser flexível; 
  • Ter boa capacidade para se atualizar com as novidades do mercado;
  • Saber se comunicar com o público, entendendo também o tom de voz necessário;
  • Se aprimorar nos formatos que mais se identifica; 
  • Conhecer o funcionamento das plataformas digitais necessárias para divulgação do seu conteúdo;
  • Buscar conhecer as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para conquistar as primeiras posições dos motores de pesquisa, com o Google, por exemplo;
  • Ter conhecimento sobre os processos do Marketing Digital;
  • Se informar sobre acompanhamento de métricas e outras ferramentas.

Quais os formatos de conteúdo existentes?

Se você já está se convencendo de que pode ser um criador de conteúdo digital, aqui vai mais um motivo: existem inúmeros formatos de conteúdo que você pode conhecer para  identificar o que tem mais a ver com o seu estilo, confira! 

Blogpost 

Este formato está relacionado a um texto. É uma estratégia que demonstra um conteúdo mais escrito. Neste caso, é possível criar um blog para postar todos os seus artigos e aproveitar para utilizar técnicas de SEO e fazer com que seu conteúdo apareça ainda mais para os usuários. 

#DicaSympla: veja como fazer SEO para eventos em um dos nossos blogposts. 

Vídeo

O formato de vídeo pode exigir um pouco mais de conhecimento, mas não é nada impossível. Se você procurar na internet, certamente vai encontrar algum produtor de conteúdo digital ensinando como fazer isso. Se você optar por este estilo de ensinamento, é interessante ter uma boa câmera (até mesmo do celular), um microfone, um local bem iluminado e silencioso, e aprender a utilizar ferramentas de edição de vídeo. 

Existem vários aplicativos de edição de vídeo que são super didáticos e fáceis de utilizar, como o caso do CapCut, Inshot, entre outros.  

#DicaSympla: veja como ter uma boa oratória ao gravar vídeos e deixe os seus conteúdos ainda mais interessantes. 

eBook 

Este formato trata-se de um “livro digital” e é um conteúdo mais denso do que um blogpost, por exemplo. Este é um ótimo formato para monetizar o seu negócio, já que é um compilado de informações mais completas sobre determinado assunto. 

#DicaSympla: Veja um exemplo deste material baixando o nosso eBook sobre como organizar um webinar de sucesso.

Infográfico

Um infográfico é uma espécie de imagem que une diversas informações escritas e visuais para facilitar a compreensão de uma mensagem. Este tipo de formato é algo bastante eficiente e muito utilizado como estratégia de marketing de conteúdo, pois permite um rápido entendimento de dados ou determinado processo (quando explicado passo a passo). 

Curso

Um curso é algo ainda mais completo. É preciso que você, como produtor de conteúdo digital, pesquise sobre diversos procedimentos que são necessários para criar um curso online. Dentro deste tópico, é preciso entender um pouco de tudo, principalmente se você deseja inserir múltiplos formatos dentro do seu conteúdo (vídeo, texto, infográfico, documentos etc).

#DicaSympla: criamos um eBook completo para você que quer aprender a criar um curso online de sucesso.  

Onde hospedar e publicar seu curso online?

Na hora de escolher a plataforma onde publicar o seu curso online, é preciso entender se a empresa é confiável, quais os benefícios que ela oferece e se é uma ferramenta simples de utilizar. Pensando nisso, nós da Sympla resolvemos criar uma solução simples e eficiente para quem deseja se tornar um produtor de conteúdo digital e atrair mais clientes. 

Sympla Play

No Sympla Play, é possível disponibilizar e vender seu curso online em uma plataforma que vai acompanhar o seu processo do início ao fim. Nesta ferramenta é possível: 

  • Ter autonomia para personalizar o seu conteúdo;
  • Administrar suas vendas em tempo real; 
  • Emitir certificados para quem completar o curso;
  • Realizar integrações com as principais ferramentas do mercado. 

Quanto custa usar o Sympla Play? 

Você não paga nada se o seu conteúdo for gratuito. A partir do momento em que você fizer sua primeira venda, serão retidos 10% do valor de inscrição + R$2. Para começar, basta criar uma conta na Sympla e ter um conteúdo pronto para publicar. 

Agora que você já entendeu que é possível ser um produtor de conteúdo, separe seus conhecimentos para compartilhá-los!