Produzir um evento é, sem dúvidas, sobre despertar sensações. Mas como dar um gostinho da experiência antes da data da produção? Cada vez mais elaborado e criativo, o press kit para eventos é usado por produtores na etapa de divulgação de um festival, show, festa e até de grandes eventos corporativos.

Neste texto, a Sympla reuniu as principais informações sobre essa estratégia de promoção de eventos, além de dicas valiosas de como montar um press kit estratégico que chame a atenção de jornalistas, influenciadores e personalidades da mídia. Confira!

Press kit: o que é?

Nos dias de hoje, basta abrir o Instagram e assistir aos Stories para se deparar com press kits de todos os tamanhos e formatos na tela. Eles são usados para promover produtos que acabam de chegar no mercado, serviços diversos e, é claro, eventos.

O envio de press kits – físicos e digitais – é importante para o sucesso da estratégia de marketing e divulgação de qualquer ação. Em linhas gerais, trata-se de um pacote recheado de conteúdos informativos, além de brindes e outros materiais que expressem o conceito criativo e a identidade da campanha.

No universo dos eventos, os press kits têm o objetivo de transmitir o estado de espírito da produção, além de adiantar informações como, por exemplo, quais serão atrações especiais.

A evolução do press kit: da imprensa às redes sociais

O termo tem origem estrangeira e, na tradução para a Língua Portuguesa, significa pacote de imprensa. É que, originalmente, o press kit era enviado com o objetivo de dar aos jornalistas as informações essenciais de serviço ou produto, despertando o interesse da mídia pelo conteúdo.

O press kit mais básico, portanto, deve conter:

  • Release: o texto traz as principais informações do produto, serviço ou lançamento divulgado e é, em geral, enviado pela assessoria de imprensa.
  • Aspas dos responsáveis pela ação: as falas de profissionais envolvidos conferem autoridade à ação e auxiliam no entendimento dos jornalistas.
  • Fotos e vídeos: esses podem exibir os detalhes de um produto ou transmitir as sensações em torno de um serviço ou evento.
  • Informações para contato: endereços de e-mail e números de telefone são úteis para que os jornalistas possam buscar informações adicionais sobre a ação.
  • Logos: uma combinação de logos com diferentes aplicações costuma ser enviada, principalmente, nos press kits digitais.
  • FAQ: antecipar possíveis questionamentos e dúvidas também pode ser uma boa estratégia.

Press kits em tempos de influenciadores digitais

Emplacar uma matéria em um jornal, revista ou portal é muito importante para a divulgação de qualquer ação. Mas, com as redes, há mais possibilidades do que nunca. Por isso, a estratégia em torno dos press kits passaram a considerar também os influenciadores digitais.

É por isso que, além de informar, os pacotes incluem itens instagramáveis, com o objetivo de encantar ou causar impacto no influencer e em seus seguidores.

#DicaSympla: inovar é palavra de ordem! Por isso, a dica é fugir de brindes que já foram muito explorados, como canetas e blocos de notas. Em vez de oferecer artigos genéricos, vale investir em itens que conversem com a campanha.

Entre os benefícios de enviar press kits para influenciadores, estão:

  1. Mídia espontânea: um press kit bem construído pode fazer com que micro e nano influenciadores compartilhem as informações por acreditarem que seu público vai se identificar com o material.
  2. Autoridade: associar a imagem do influencer à ação é uma boa pedida! Principalmente se o seus seguidores são parte do público-alvo da campanha.
  3. Alcance: stories, reels e outras publicações podem atingir números altíssimos de impressões. O resultado? Mais vendas e awareness, ou seja, conhecimento e identificação com a marca.

Por que usar press kits na divulgação de eventos?

Descrever uma experiência não é tarefa fácil. Afinal, ela é feita de momentos, que, por sua vez, são uma combinação de sensações. E nada melhor que um kit com artifícios variados para exprimir tudo isso, não é?

Em um press kit, é possível combinar recursos audiovisuais e gráficos, além de brincar com os sentidos da pessoa presenteada,por meio de mimos comestíveis, playlists, aromas e impressos como folders, flyers, adesivos, zines etc.

Oferecendo um aperitivo do que será a experiência no dia do evento, é possível gerar uma identificação genuína e, assim, compartilhamentos nas redes, notas nos veículos de imprensa e o poderoso boca a boca.

Como montar um press kit para eventos

Não basta juntar uma série de produtos e enviar para uma lista aleatória. A construção do press kit deve considerar o público-alvo, a localização, o segmento e até a duração do evento.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para ajudar o produtor a criar um presskit de sucesso!

1. Foco no conceito da ação

Para que o press kit não pareça um frankenstein, é fundamental que ele seja guiado por um conceito, manifesto ou mote.

Aqui, a palavra mágica é coerência: os itens enviados devem expressar, de formas diferentes, a essência do evento!

O tema do evento é inovação e tecnologia? Abuse dos dispositivos inteligentes que levam praticidade para o dia a dia, por exemplo.

2. Explore os negócios locais

Essa dica é especialmente valiosa para os eventos presenciais. Vai criar um press kit para um festival que acontece na capital mineira? Que tal buscar designers gráficos da região para criar um poster em homenagem à cidade e com a cara do evento? Ou fazer uma parceria com uma marca de pochetes e bolsas do local?

Não se esqueça: a localização do evento influencia e muito na forma como ele será percebido.

3. Aposte em brindes que farão parte da experiência

No press kit, é possível dar um gostinho de como será o evento – literalmente! Uma boa pedida é incluir, por exemplo, uma garrafa ou latinhas de bebidas que serão servidas na produção.

Outro caminho é antecipar possíveis necessidades dos participantes do evento. Em um evento ao ar livre durante o dia, por exemplo, os presentes podem precisar de um squeeze para se refrescar.

Soluções para publicação, gestão, venda e entrega

A imprensa e os influenciadores digitais recebem press kits todos os dias, mas, com as dicas desses textos, o produtor poderá criar um pacote que destaque e chame atenção.

Para isso, é preciso dedicar algum tempo à tarefa, buscando parcerias, pesquisando sobre as preferências do público-alvo do evento e organizando os envios. Muito trabalho, né?

A Sympla oferece uma plataforma self-service e permite que o organizador cadastre seu evento facilmente e acompanhe as vendas em tempo real, com poucos cliques. Tudo isso para que o organizador possa se dedicar às outras tarefas da produção.

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