Ao produzir um curso online é imprescindível ter um orçamento realista e bem estruturado, e a gente te explica o porquê: para que a produção do seu conteúdo encaixe no seu bolso e te traga rendimentos ao invés de prejuízos, é fundamental pensar nos itens essenciais que você deve considerar antes de colocar a mão na massa.

Mas você sabe exatamente o que considerar ao planejar o seu orçamento e como analisá-lo da forma correta? 

Para te ajudar nessa parte do planejamento, trouxemos dicas para te ajudar na construção do seu orçamento, e também disponibilizamos ao final do artigo uma planilha gratuita de orçamento para cursos online com os principais pontos que todo produtor digital deve se atentar.

Com ela, você poderá organizar todos os valores estimados e reais, ter acesso a um demonstrativo por categoria e, assim, compartilhar conhecimento com seu público e gerar renda com isso! Vamos lá?

Quanto devo investir no orçamento do meu curso online?

Para começar, é importante entender quem é o público-alvo do seu curso online e quais são os tipos de conteúdos que ele consome. Além disso, é fundamental casar essas informações com o investimento inicial que você tem disponível para essa produção. Portanto, se pergunte: 

  • Quem eu pretendo impactar com meu conteúdo?
  • Qual é o perfil econômico e comportamental dessas pessoas?
  • Quanto eu posso investir na produção desse conteúdo?

Respondendo a essas perguntas, você provavelmente chegará em uma média que irá definir o quanto seu curso irá te custar, inicialmente. A partir desse valor, você poderá definir a parcela de investimento que irá para cada item da lista do seu planejamento. 

#DicaSympla: ter um teto de gastos bem definido é fundamental para evitar gastos desnecessários que comprometam seu lucro.

Como distribuir a verba planejada?

Após decidir qual será a verba alocada para o desenvolvimento do seu curso, é hora de entender para quais itens ela será destinada. Num curso online, existe a grande vantagem de não precisar se preocupar com lugares físicos para a sua realização, além de, é claro, conseguir atingir pessoas de todos os cantos do Brasil (ou do mundo!).

Para te dar uma ajudinha sobre onde colocar seu dinheiro, separamos algumas dicas de planejamento:

  • Plataforma de hospedagem

Ter uma boa plataforma de hospedagem para seus conteúdos online é um dos passos mais importantes para se ter uma boa experiência no mercado digital.

Existem diversas plataformas à sua disposição, cada uma com funcionalidades, custos e experiências diferentes. É importante avaliar bem cada uma delas para entender qual se encaixa melhor com a proposta do seu curso online. 

Para te ajudar a personalizar e vender seu curso com segurança e com a simplicidade Sympla de sempre, nós desenvolvemos o Sympla Play: a plataforma de conteúdo digital onde o conhecimento é levado a sério.

#DicaSympla: descubra 6 motivos para criar seu curso online no Sympla Play!

  • Divulgação do curso online

É fato que um conteúdo digital não é nada sem uma boa divulgação! Afinal, é a partir dela que você irá conseguir alcançar as pessoas realmente interessadas no que você tem a oferecer.

Foque em estratégias de divulgação tanto orgânicas quanto pagas, se seu orçamento permitir. É importante divulgar seu curso online nas redes sociais em que seu público-alvo está e também nos próprios mecanismos de busca, como o Google. 

Você pode fazer anúncios com o Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads, por exemplo. Se você não tiver tanto conhecimento sobre o assunto, contratar uma agência de marketing que te ajude nisso pode ser um ótimo investimento ;)

  • Decoração do cenário

Em um primeiro momento, pode parecer supérfluo focar em decoração. Mas, lembre-se que o cenário do seu curso online é um fator que pode tanto te ajudar a passar credibilidade e profissionalismo para os alunos quanto o contrário. E ninguém quer parecer amador ou desleixado ao divulgar um conteúdo relevante, não é mesmo?

Dessa forma, esses gastos precisam entrar na conta do seu orçamento se você ainda não tiver um ambiente bem estruturado para a gravação. É importante cotar gastos com toda a decoração, como quadros, fundos coloridos, mesa, cadeira e outros detalhes que irão fazer seu cenário ser inesquecível para seus alunos. 

  • Equipamentos de gravação e iluminação

Além da decoração, bons equipamentos para streaming são essenciais para todo produtor de conteúdo digital, sejam eles eventos, cursos, workshops etc. De maneira geral, você irá precisar de:

  • Câmera (câmeras profissionais ou celulares/webcams com boa imagem)
  • Microfone (os microfones de lapela são os mais utilizados)
  • Iluminação (ring light, softbox, rebatedores etc.)
  • Um bom Wi-Fi (não se esqueça de testar antes de gravar!)

#DicaSympla: procurando por dicas de equipamentos? Clique aqui e veja nossas recomendações!

  • Equipe de trabalho

Muitos produtores de conteúdo digital não sabem ou não têm tanto tempo para dedicar à divulgação e a outras habilidades importantes da produção de conteúdo, como a edição de vídeos

Se esse for o seu caso, lembre-se que você sempre poderá contar com o apoio de especialistas para te ajudarem nesse trabalho, como os freelancers.

Como complementar e organizar os dados da planilha?

Definir todos os itens necessários para a construção do seu curso online requer uma boa capacidade de organização da pessoa que está organizando o conteúdo. Mas sabemos que às vezes pode ser difícil lembrar de tudo, e é por isso que ter todas as informações e valores planilhados é a melhor forma de garantir que tudo saia como o esperado.

Dessa forma, adicione todos os dados definidos organizados nesta planilha de controle, separando cada uma delas por áreas. Ao organizar a planilha, lembre-se de adicionar os valores cotados e estimados para cada área.

A soma dos valores estimados deverá ser um pouco inferior ao valor que você estabeleceu como teto do orçamento previamente. Assim, você consegue ter uma margem de segurança para não precisar se preocupar se algum imprevisto acontecer.

Também lembre-se de ir adicionando o valor real gasto com cada item e cada área. Com todos esses detalhes planilhados, você conseguirá ter maior controle do seu orçamento, além de poder comparar suas previsões para ajustes em futuras produções.

#DicaSympla; quanto mais detalhada for sua planilha de orçamento, melhor! Tente tirar um tempo, com calma, para preenchê-la e evitar gastos desnecessários. Na nossa planilha de orçamento para cursos online, a contabilidade dos valores é automática. Além disso, você pode complementá-la com visualizações por gráficos, para facilitar sua leitura ;)

Como fazer a análise dos resultados do meu orçamento?

Após seguir esses passos simples, você terá uma planilha bem organizada com todos os valores estimados e reais da produção do seu curso online. Com esses dados, você conseguirá analisar quais áreas demandaram mais e quais demandaram menos. 

Assim, além de ter uma visão 360º do seu orçamento, será possível analisar quais áreas podem ganhar mais ou menos investimento no seu curso online ou, até mesmo, em uma próxima produção, como um evento online.

Baixar planilha de orçamento para cursos online

Tudo pronto para começar a colocar em prática seus aprendizados? 

Faça o download gratuito da nossa planilha automatizada de orçamento para cursos online clicando aqui ou clicando no botão abaixo e comece a se planejar já!