Mesmo quem nunca ouviu falar sobre Pixel do Facebook, provavelmente já foi impactado por seus resultados. É por causa dele que, depois de pesquisar por um produto ou abandonar uma compra online, você passa a visualizar anúncios daquela página. Parece ser até impossível desapegar daquela “quase compra”, não é mesmo?

Da mesma forma, o produtor de eventos pode usar essa estratégia para tentar engajar os visitantes da página do seu evento que não concluíram a compra do ingresso. Com o Pixel do Facebook, é possível fazer isso e muito mais!

Quer entender o que é o Pixel do Facebook, como funciona, as vantagens para o produtor de eventos e como ativá-lo? Continue a leitura!

O que é Pixel do Facebook

O Pixel do Facebook é um código em JavaScript que, quando inserido no seu site, serve para coletar dados sobre o comportamento dos visitantes.

Esse código é criado pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads, onde são armazenadas as informações de navegação e conversão dos visitantes de uma página da web que chegaram por meio de anúncios no Facebook.

Os dados gerados servem como um termômetro para os anúncios ativos e como insumo para novas campanhas.

Como funciona?

Imagine que você decidiu investir em uma campanha no Facebook Ads e o anúncio tem um link direcionando para a sua página de vendas. Os visitantes que chegam no seu site por meio desse anúncio podem desempenhar diferentes ações, como favoritar um produto, iniciar uma compra, ler um conteúdo, ou apenas fechar a página. Essas ações acontecem no seu site, fora do domínio do Facebook.

Portanto, para que as conversões desse visitante possam ser coletadas e analisadas pelo Facebook como parte do resultado da campanha, é necessário ter um pixel instalado na sua página.

É possível escolher nas configurações do pixel quais ações devem ser mapeadas. Assim, o Pixel do Facebook é capaz de gerar dados importantes, de acordo com a estratégia de cada usuário.

Alguns exemplos de ações que podem ser registradas, são: visualização de conteúdo, realização de pesquisa, inclusão de itens na lista de desejos ou no carrinho e finalização de compra.

#DicaSympla: Descubra como usar o Facebook para divulgar seu evento

Quem pode usar o Pixel do Facebook?

Qualquer pessoa que tenha uma conta no Facebook e o interesse de ativar anúncios pela plataforma pode utilizar o Pixel do Facebook.

Portanto, não importa se você é pessoa física ou jurídica, se tem um pequeno ou grande negócio. Basta ter uma página na internet, seja um site, blog ou landing page, que queira anunciar para começar a mensurar os resultados com o pixel.

Vantagens para o produtor de eventos

A partir dos dados coletados, o Pixel do Facebook viabiliza diversas ações estratégicas. É possível mensurar os resultados das campanhas ativas, além de otimizá-las.

Assim, o produtor pode fazer uma campanha no Facebook Ads impulsionando a página de vendas do seu evento e usar o pixel para analisar os desdobramentos. As conversões podem ser representadas pelo número de visitas, novos leads, inserção no carrinho, compras finalizadas, ROI, entre outros.

Confira as vantagens de ter todas essas informações:

  • A análise de dados ajuda a entender se o investimento em anúncios está gerando retorno e quais etapas precisam de melhorias.

  • O pixel também coleta dados demográficos sobre os visitantes, o que auxilia no entendimento sobre o perfil do público que se interessa pelo evento.

  • Ao rastrear as conversões, o pixel é capaz de identificar características em comum entre os visitantes que realizaram a ação desejada e direcionar a campanha para mais pessoas com esse mesmo perfil, aumentando as chances de conversão.

  • É possível formar grupos baseados nas ações dos visitantes e criar anúncios específicos para essas pessoas. É o que acontece quando, em uma tentativa de engajamento, os visitantes que desistiram de uma compra passam a visualizar anúncios com o mesmo produto que foi abandonado, é o famoso remarketing.

Assim, as campanhas passam a ser otimizadas e os lucros, mais expressivos.

Como ativar o Pixel do Facebook

Agora que você já entendeu como o Pixel do Facebook funciona e suas vantagens, é hora de iniciar a parte prática!

Para instalar o pixel na página do seu evento da Sympla e acompanhar todas as suas métricas de conversão, antes, é preciso criar o pixel na plataforma do Facebook.

Portanto, faça login na conta do Facebook usada para gerenciar a sua comunicação comercial e acesse o painel de Gerenciador de Anúncios. Na aba “Mensurar e relatar”, encontre a opção “Gerenciador de eventos” e clique em “Pixels”.

Na tela seguinte, clique em “Criar um pixel” e siga as instruções. Quando solicitado, defina o nome do pixel para facilitar o gerenciamento, considerando que outros podem ser criados depois. Ainda, informe a URL do site que deseja monitorar para que o Facebook verifique a instalação posteriormente.

Com isso, seu pixel foi criado! O próximo passo é instalar o código na página de vendas do seu evento. Vamos lá?

Como instalar o pixel na página do seu evento na Sympla

Na área do produtor, dentro da plataforma da Sympla, acesse a aba de “Integrações” e encontre a opção “Facebook Pixel”. Clique em “Conectar” para integrar seu evento ao pixel. Assim, será aberta uma nova janela, como na imagem abaixo:

Insira seu ID do Facebook e selecione quais conversões deseja rastrear. Não é necessário escolher todas as conversões, somente as que fizerem sentido para a sua análise.

Na etapa seguinte, será solicitado que informe o domínio que você verificou no Gerenciador de Negócios do Facebook e a configuração do CNAME no seu Provedor de domínio.

Para esse processo, você deve criar um subdomínio no host (hospedagem de site) do seu site principal.

Segue abaixo um exemplo dessa configuração:

  • Domínio principal: seueventoincrivel.com.br
  • Subdominío: pixel.seueventoincrivel.com.br

Após criar o subdomínio, é necessário apontá-lo para pixel.svc.sympla.com.br. Em seu host, acesse o subdomínio criado e vá até a opção de gerenciar redirecionamento. No campo de redirecionamento, escreva o subdomínio da Sympla (pixel.svc.sympla.com.br) e clique em salvar. É importante destacar que esse redirecionamento pode demorar até 72 horas para ser habilitado.

Utilize o subdomínio que você criou para preencher a etapa 1, representada na imagem anterior. Lembrando que esse subdomínio deve fazer parte do domínio que foi verificado no Gerenciador de Negócios do Facebook. Em caso de dúvidas de como identificar essa informação, acesse o artigo do Facebook: Sobre a verificação de domínio no Gerenciador de Negócios.

Na etapa 2, você deve configurar o CNAME no seu “Provedor de Domínio”. Ao clicar no botão “Validar Configuração” é possível verificar se a configuração do CNAME foi realizada corretamente.

Feito isso, basta clicar no botão “Conectar” e pronto! O seu evento já pode ser monitorado.

Comece a usar o Pixel do Facebook a seu favor

Como vimos, usar o Pixel do Facebook para monitorar suas campanhas pode ser extremamente vantajoso. Com ele, as ações passam a ser mais eficientes e as decisões estratégicas.

Lembre-se de que qualquer pessoa pode usar essa ferramenta. Mesmo demandando alguma atenção extra, iniciar esse rastreamento pode valer muito a pena e proporcionar ótimos resultados para o negócio e o sucesso do seu evento.

Então, crie seu evento na Sympla e comece já a aproveitar o pixel e outras oportunidades de integração que nossa plataforma oferece!