A pandemia de Covid-19 fez com que os eventos presenciais fossem cancelados e ficássemos vários meses sem confraternizações com o calor humano. Em 2021 todas as pessoas, produtores de eventos e participantes, estão ansiosas para a retomada dos eventos presenciais de forma segura. E a solução pode ser essa: o passaporte da vacina.

Muito tem se falado sobre esse tema nas notícias em diferentes cidades do Brasil. Mas você sabe mesmo o que é o passaporte da vacina e seu impacto na organização de eventos?

Neste post será apresentado tudo o que o produtor de eventos precisa saber sobre esse assunto e como se preparar para aderir. Vamos lá?

O que é o passaporte da vacina

O Comprovante de Esquema Vacinal, ou “passaporte da vacina”, como é chamado de maneira informal, é um documento que comprova a vacinação de um indivíduo contra a Covid-19, que precisa apresentar ao menos a primeira dose do imunizante.

A comprovação da vacinação pode ser feita com o cartão de vacina físico ou de forma online, basta realizar o cadastro e preencher as informações necessárias no portal indicado pelo seu município. O Conecte Sus (disponível para Android e iOS), Poupatempo (disponível para Android e iOS) e VaciVida, são exemplos de sistemas que oferecem o passaporte, mas é importante conferir quais são aceitos em cada cidade.

Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com os produtores de eventos. A questão é que no mundo todo várias cidades fizeram “eventos testes” para estudar a viabilidade de uma retomada presencial. Estes eventos proporcionaram a criação de estratégias para que fossem promovidos eventos mais seguros.

Com isso, uma das medidas formuladas foi a solicitação do comprovante de vacinação para permitir que as pessoas entrem em alguns locais e eventos. Um dos primeiros países a adotar essa prática foram os Estados Unidos. Seguindo esse exemplo, algumas cidades brasileiras já estão exigindo o comprovante na entrada dos eventos.

Essa medida pode até gerar certo desconforto para algumas pessoas e um trabalho extra para os produtores, mas ela é de extrema importância para que a retomada dos eventos continue progredindo e a volta à normalidade esteja cada vez mais próxima. E é isso que todos queremos, não é mesmo?

Importância do passaporte da vacina nos eventos

Uma festa lotada, cheia de gente se divertindo, é tudo que o produtor de eventos deseja. Mas, infelizmente, devido à pandemia isso se tornou perigoso. Já com o avanço da vacinação estamos vendo as estatísticas melhorando, isso porque as pessoas ficam mais protegidas.

Um evento onde todas as pessoas já tomaram pelo menos uma dose da vacina apresenta menores chances de propagar a doença, ajudando a controlar a transmissão do vírus. Assim, os participantes sentem-se mais seguros para comparecer ao evento, influenciando também no tamanho do público interessado. Além disso, o ato de barrar pessoas não vacinadas incentiva que mais pessoas escolham receber as doses necessárias da vacina.

Com tudo isso, verificar o passaporte da vacina na entrada de eventos passa a ser uma questão de saúde pública. E quanto mais pessoas forem vacinadas, mais rápido tudo irá se normalizar e maiores serão as flexibilizações sob as medidas restritivas.

O que muda na organização do evento

Ao planejar um evento presencial no período pós pandemia, o produtor deve ficar por dentro de todas as regras e restrições da cidade onde o evento acontecerá. Um dos pontos a serem observados é sobre a obrigatoriedade ou não do passaporte da vacina.

Os eventos que têm como requisito de entrada a apresentação do Comprovante de Esquema Vacinal, não podem pegar ninguém de surpresa. O produtor precisa deixar essa informação muito clara nas comunicações que antecedem o evento.

Além disso, é importante considerar a apresentação desse documento no momento da entrada dos participantes. É necessário ter alguém da equipe na portaria para conferir o comprovante e RG de cada indivíduo. O tempo necessário para essa conferência vai interferir no tamanho da fila que irá se formar, e filas muito grandes devem ser evitadas.

Lembre-se que, para garantir um evento seguro, alguns cuidados básicos devem ser incorporados na produção, como:

  • Limitar o número de participantes de acordo com o decreto da cidade;
  • Evitar aglomerações em filas dentro e fora do evento;
  • Distribuir álcool em gel para higienização individual;
  • Dar preferência para os locais abertos ou bem ventilados;
  • Reforçar a limpeza do lugar.

Adotando esses cuidados e planejando de maneira inteligente a conferência de todos os documentos importantes na entrada, o seu evento será seguro e irá contribuir para o avanço do setor de entretenimento!

Entenda a situação atual no Brasil

Aqui é importante lembrar que os decretos de cada localidade podem ser alterados de forma rápida e é de responsabilidade do produtor do evento ficar atento a essas novidades, além de estar por dentro das medidas praticadas na sua região.

A maioria dos estados ainda não se posicionou sobre o passaporte da vacina. Mas, para te dar uma “mãozinha”, listamos a seguir os 5 estados brasileiros que estão adotando, no momento, a obrigatoriedade do Comprovante de Esquema Vacinal, são eles:

  • Rio Grande do Sul;
  • Amazonas;
  • Pará;
  • Pernambuco;
  • Espírito Santo.

O estado de São Paulo decretou que cada município vai ter autonomia para decidir sobre essa questão. Enquanto isso, a capital São Paulo passou a aderir à medida. Portanto, nesta cidade, estabelecimentos e serviços do setor de eventos com público superior a 500 pessoas, como shows, feiras, congressos e jogos, deverão solicitar ao público, para acesso ao local do evento, o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

O mesmo acontece na cidade do Rio de Janeiro, onde a apresentação do passaporte da vacina passou a ser obrigatória em alguns locais.

Com ou sem a apresentação do Comprovante de Esquema Vacinal, a produção de eventos exige certos cuidados. A boa notícia é que você pode sempre contar com especialistas no mercado, como a Sympla!

Oferecemos soluções para seus eventos de ponta a ponta com tecnologia e a expertise de quem mais entende sobre o assunto. Então, que experiência você quer promover hoje? Tem tudo na Sympla!