Atualmente, os comerciantes e produtores de eventos que só aceitam dinheiro físico como forma de pagamento estão vivendo no passado, não é mesmo? Essa percepção evoluiu, e agora até mesmo o cartão de crédito ou boleto bancário podem ser considerados ultrapassados. Isso porque, surgiu uma forma de pagamento ainda mais simples e segura: o Pix.

Os consumidores buscam cada vez mais por praticidade na hora de fazer suas compras, no setor de eventos não seria diferente. Neste artigo, explicaremos como funciona o Pix e como o produtor de eventos pode se beneficiar ao aceitar essa forma de pagamento. Além disso, você vai entender como uma plataforma de eventos pode facilitar todo esse processo. Acompanhe!

O que é Pix

O Pix é um meio de pagamento eletrônico e instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil. Com ele, é possível pagar contas, fazer compras e realizar transferências em questão de segundos. Até mesmo em transações entre bancos diferentes, o valor chega na conta de destino instantaneamente.

O Pix está disponível para todas as pessoas e empresas que possuem uma conta corrente, conta poupança ou uma conta de pagamento pré-paga.

Como funciona o Pix

Ao fazer ou receber uma transferência, em vez de utilizar os números da sua conta bancária e agência, é possível usar apenas um dado: a Chave Pix. Essa chave é definida pelo próprio usuário no aplicativo do seu banco ou carteira digital e pode ser seu número de telefone, CPF, e-mail ou um código aleatório gerado pelo sistema.

Essa forma de pagamento fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados. Ou seja, considerando os eventos, que podem acontecer a qualquer dia ou hora, essa opção é muito vantajosa. Isso significa mais tempo de vendas e mais agilidade na confirmação do pedido.

Vantagens do Pix para produtores de eventos

Segundo o próprio Banco Central, criador desse meio de pagamento, o Pix tem o poder de aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes. Além de incentivar a eletronização do mercado de pagamentos e promover a inclusão financeira.

Assim, para o produtor de eventos, aceitar pagamentos pelo Pix proporciona maior praticidade, já que ele poderá aprovar compras de forma mais ágil e sem limitação de data ou horário. Esse ponto é especialmente interessante nos dias, ou até mesmo horas, que antecedem o evento, quando muitos participantes já não conseguiriam efetivar a compra por cartão ou boleto devido ao tempo de confirmação.

Dessa forma, a experiência do cliente é favorecida, pois ele consegue comprar de qualquer lugar e o acesso à compra passa a ser facilitado.

Com o Pix o participante não precisa esperar ser aprovado por parâmetros de risco na compra via cartão ou comprometer o seu limite, nem mesmo é necessário possuir cartão de crédito.

Portanto, ao oferecer essa forma de pagamento, o seu evento passa a ser mais atrativo para o público, aumentando as chances de venda.

Como aplicar

Aplicar o Pix como forma de pagamento no setor de eventos é fácil. Tudo o que você precisa é da sua Chave Pix. Para tornar o processo ainda mais fácil e completo, é interessante usar uma plataforma de gestão de eventos e acompanhamento de vendas, como a Sympla.

Dentro da área do produtor da plataforma Sympla você pode acompanhar os ingressos comprados, as formas de pagamento utilizadas e os canais de vendas. Além disso, o painel financeiro apresenta o valor das vendas totais, vendas em processamento e canceladas. Assim, o controle financeiro do evento acontece de forma facilitada.

Viu só como é fácil usar o Pix e otimizar o processo de pagamento para seu público? Agora que você já entendeu todas as vantagens e como a nossa plataforma pode ajudar, descubra todas as soluções que a Sympla oferece para os produtores!