Já sabemos que para obter bons resultados com um evento, além do planejamento organizacional, é preciso desenvolver outros tópicos, como o plano de comunicação, que ajuda a montar as melhores estratégias de marketing para garantir a divulgação do seu evento. Entre esses tópicos, definir quem são as personas do seu evento ajuda a criar estratégias ainda mais focadas.

Criar uma persona é um exercício fundamental para quem se preocupa com a divulgação do seu evento. Para isso, é preciso listar características muito específicas sobre o seu público, fazendo com que você tenha um perfil bem detalhado do estilo de pessoa que tem interesse pelo seu evento e, consequentemente, pode frequentá-lo.

Abaixo, explicamos em detalhes o que são personas e como elas podem ajudar no desenvolvimento do seu evento. Confira!

O que são personas?

Persona é uma representação aprofundada da pessoa que faz parte do seu público-alvo. Essa representação é criada com o objetivo de definir de forma detalhada as características do seu cliente, que nada mais é que a pessoa que frequentará o seu evento.

Quando falamos em “características específicas”, estamos realmente nos referindo aos detalhes (que fazem toda a diferença!). Esses detalhes são informações como as atividades que essa persona gosta de praticar em seu tempo livre, a profissão que exerce, seus filmes favoritos, os lugares que frequenta, como essa pessoa usa as redes sociais no seu dia a dia, entre outros pontos.

A definição dessas características ajuda a melhorar as estratégias de marketing que serão utilizadas para alcançar o seu público, fazendo, por exemplo, com que seus investimentos sejam direcionados às pessoas que realmente darão o retorno esperado. Ou seja, as pessoas que comparecerão ao seu evento, evitando o desperdício desses recursos e energia mirando um público que não teria interesse em seu evento.

Além de ampliar a sua própria compreensão de quem é o seu público, a técnica de criar personas também servirá de guia para outras etapas do planejamento da sua divulgação, como a produção de conteúdo e a segmentação de audiências em campanhas de mídia digital.

É importante ressaltar que um evento pode ter uma ou mais personas, dependendo das características propostas pelo mesmo. Imagine, por exemplo, uma feira de negócios, com estandes de empresas que estão divulgando seus produtos e serviços. De cara, podemos dizer que haverá dois tipos distintos de personas para esse evento: os profissionais expositores e os possíveis clientes em potencial.

Outro exemplo pode ser um festival de música que oferece uma programação com diferentes estilos musicais. As personas fãs de cada estilo tendem a ser diferentes, também precisando de uma comunicação comunicação e conteúdo específicos e diferentes entre si.

Ainda assim, o ideal é trabalhar com um número reduzido personas, evitando definições muito semelhantes ou um número tão plural que dificultará o trabalho personalizado de cada persona.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Nessa altura, você pode estar se perguntando qual a diferença entre persona e público-alvo. Existe realmente uma diferença? A resposta é SIM!

De forma simplificada, podemos dizer que a persona é um desenvolvimento mais aprofundado do público-alvo. Enquanto a persona apresenta um perfil muito específico, o público-alvo faz uma leitura mais abrangente.

Vamos supor que o seu evento seja uma conferência de tecnologia realizada na cidade de São Paulo. O seu público-alvo pode ser definido como: homens e mulheres, entre 20 e 40 anos, moradores de São Paulo, com ensino superior, e que consomem novidades do setor tecnológico.

Neste mesmo contexto, uma das personas envolvidas com esse evento seria: Fernanda, 24 anos, recém-formada em Sistema de Informação, moradora de Higienópolis, consumidora de produtos Apple, usa bastante as redes sociais, principalmente Facebook e Instagram.

Percebe como um é mais geral e o outro mais específico?

Em outro exemplo, suponhamos que o seu evento seja uma festa universitária. Nesse caso, o seu público-alvo é formado por estudantes, homens e mulheres, entre 18 e 25 anos, que gostam de festas e eventos, e cuja renda é bem variável.

Já a sua persona do evento pode ser: João, de 21 anos, estudante do terceiro ano de Engenharia, solteiro, estagiário de uma empresa e com renda de R$ 1.000,00, gosta de futebol e festas, e é fã de sertanejo.

As definições do público-alvo sempre serão mais genéricas e abrangentes, orientadas por dados demográficos como opção de gênero, idade, renda, onde mora e qual o grau de escolaridade. Já a persona é mais específica e detalhada, se aproximando ao máximo de uma descrição de uma pessoa real . Essas informações são essenciais para elaborar uma estratégia de marketing mais segmentada e efetiva.

É importante ressaltar que a persona é chamada de “pessoa semi-fictícia”, pois se trata da criação de um personagem irreal, mas baseado em dados reais. A origem da palavra persona, aliás, vem do grego, que significa “máscara”. A criação de uma persona é excelente para você se perguntar, sempre: “será que meu evento está atraindo as pessoas certas? Será que a minha divulgação fala eficientemente com elas?”

Como criar uma persona para o seu evento

Para criar uma persona é preciso, primeiro, conhecer quem é o seu público-alvo. Com as informações sobre o seu público em mãos, então será possível desenvolver as características singulares de cada persona.

Responder algumas perguntas pode ajudar no processo de criação da persona do seu evento:

Qual seu nome (crie um!), onde mora, idade, gênero, nível escolar, profissão e estado civil?

Quais as características físicas dessa pessoa? Ela faz exercícios, tem algum tipo de necessidade especial?

E as características psicológicas? Quais são seus desejos, ambições e suas dores, limitações, medos e ansiedades?

Quais seus hábitos de lazer, o que ela faz no tempo livre?

O que essa pessoa gosta de consumir?

Por quais meios de comunicação essa pessoa consome informação?

Quem influencia essa pessoa?

Essas são apenas algumas perguntas que podem direcionar a criação da persona do seu evento. Quanto mais perguntas e mais detalhada a descrição de sua persona, melhor!

Com a coleta de dados completa, basta elaborar um personagem que represente essas informações, e incluir essa persona no plano de comunicação e divulgação do evento. Com esse escopo montado, fica mais fácil se perguntar “o que eu preciso fazer e onde preciso estar para conseguir conversar com essa pessoa?”.

Aqui, fica uma dica: menos é mais. Você pode criar quantas personas desejar, mas recomendamos começar com 2 no máximo 3 personas diferentes.

Lembre-se que todas as informações utilizadas para formar cada persona precisam ser o mais próximo da verdade. Nada pode ser uma suposição ou um chute. Isso afeta diretamente nos resultados alcançados pelas estratégias de marketing desenvolvidas com base na apresentação das personas. Somente com a utilização de dados reais é que as estratégias resultarão em alcances também reais.

Outra dica para deixar a sua persona completa é não forçar em detalhes sem importância. Atente-se somente às informações que ajudarão a criar o perfil do seu cliente (frequentador do evento). No exemplo sobre a persona frequentadora de uma festa universitária, saber qual é o seu time de futebol, por exemplo, pode ser irrelevante (a não ser que seu evento caia na final do campeonato, daí você pode criar mensagens diferentes do seu evento para o fã de cada time).

Criar uma persona é uma etapa extremamente importante e positiva para o seu evento. É como fazer exercícios: faz bem pra todo mundo, todo mundo sabe, mas não é todo mundo que pratica. Por isso, não deixe de separar um tempo para a elaboração desse tópico, mesmo que você já tenha coletado as informações sobre o seu público-alvo e considere o processo completo. Vale a pena montar a persona e garantir um direcionamento ainda mais correto dos seus investimentos, principalmente de tempo e dinheiro.

Além disso, confira outras dicas sobre a organização de eventos no blog da Sympla. Todos os materiais e conteúdos encontrados aqui são especialmente elaborados para ajudar você, produtor de eventos, nessa jornada. Aproveite!