Responda rápido: você sabe o que é um webinar? Se não, é provável que você já tenha pelo menos assistido a um. Com ferramentas cada vez mais variadas para produzir conteúdo, os webinars são uma forma bem diferente (e eficiente!) de interagir com o público e conseguir resultados incríveis de divulgação e reconhecimento.

Ficou com vontade de saber o que é um webinar e como organizar um, inclusive para divulgar o seu evento? Este post é para você! Confira o guia que nós preparamos com dicas e informações sobre o mundo dos webinars:

O que é um Webinar

O webinar é qualquer conferência, reunião, palestra ou seminário realizado pela internet. Geralmente, os webinars são realizados em tempo real para os espectadores, através de transmissões de vídeo e áudio em plataformas específicas de comunicação.

Um dos grandes diferenciais dos webinars é que o público não é apenas espectador e pode interagir diretamente com os palestrantes via chat. Assim, enquanto o tema principal é debatido, os participantes podem enviar suas dúvidas e opiniões e contribuir ativamente para realização do webinar.

Além de ser um formato de conteúdo super atual e dinâmico, o webinar também pode ser usado como ferramenta de marketing e divulgação do seu evento! Mas, antes, vamos aprender mais sobre a realização de um webinar e como você pode realizar o seu? :)

Como organizar um Webinar

A organização de um webinar pode ser bem parecida com a organização de um evento em alguns aspectos. É preciso ter atenção aos detalhes, conhecer o seu público-alvo, planejar tudo com bastante antecedência e investir em uma divulgação estratégica para que o webinar seja assistido por muitas pessoas. Aqui vai um passo a passo com as principais ações para que você consiga organizar e realizar o seu webinar:

  • Escolha uma ferramenta para transmissão do webinar: as mais conhecidas são GoToWebinar, Google Hangouts e WebinarJam;
  • Defina a data e horário de realização do webinar, levando em conta possíveis eventos já marcados e o melhor momento para o seu público-alvo assistir (à noite, horário comercial, finais de semana, etc);
  • Defina um roteiro com os assuntos a serem abordados;
  • Escolha um (ou mais) palestrantes para o webinar;
  • Faça um checklist dos equipamentos necessários: computador com acesso à internet, webcam, microfone, etc;
  • Faça uma lista com possíveis perguntas a serem feitas pelos espectadores e já prepare as respostas;
  • Planeje a divulgação do webinar nas redes sociais e em campanhas de e-mail marketing;
  • No dia do webinar, avise os inscritos sobre o início da transmissão com alguns minutos ou horas de antecedência para que eles possam se preparar.

Não se esqueça de cumprir o que prometeu: ao longo do webinar, aborde exatamente os temas e assuntos divulgados, pois o seu público está esperando por isso. Procure enriquecer o seu webinar apresentando exemplos e conteúdos variados – se achar legal, também compartilhe o material com todos depois que a transmissão acabar :)

o que é um webinar - check-list
#DicaSympla:
Por onde começar a divulgação do webinar? Aqui, a dica é criar uma Landing Page ou um hotsite específico para o webinar, onde os interessados possam se cadastrar para participar da transmissão. Aproveite para conhecer melhor o seu público na hora da inscrição e escolha as informações estratégicas que você gostaria de saber sobre ele – por exemplo, e-mail e telefone, tamanho da empresa na qual trabalha, cargo, áreas de interesse e por aí vai \o/

As vantagens de organizar um Webinar

Por ser um conteúdo versátil e interativo, o webinar é uma ótima maneira de atingir pessoas que normalmente não se relacionariam com a sua marca ou empresa. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de exibi-lo para grandes públicos de vários lugares diferentes simultaneamente. A transmissão também é favorável para o espectador, já que ele pode ter acesso ao conteúdo sem precisar sair de casa ou do trabalho.

Com uma divulgação adequada e temas atrativos, é possível conseguir uma audiência de dezenas (ou até centenas!) de pessoas para o seu webinar. Assim, você aumenta as chances de conseguir novos clientes ou seguidores e ainda pode divulgar o seu trabalho de forma prática e com muito mais valor.

#DicaSympla: Além dessas vantagens, o conteúdo gerado durante o webinar pode dar origem a outros formatos de conteúdo que podem ser compartilhados com seguidores ou replicados diretamente no seu site, tais como eBooks, blog posts; infográficos, podcasts e planilhas.

Como divulgar seu evento com um Webinar

Como você viu, o webinar é uma potente ferramenta de marketing e divulgação para qualquer produto ou serviço – e isso também vale para a produção de eventos!

Seja para eventos esportivos, seminários, palestras, cursos, encontros ou eventos gastronômicos, fazer um webinar pode contribuir tanto para a venda de ingressos quanto para o reconhecimento da sua marca como autoridade no mercado. Além disso tudo, você ainda pode gravar o seu webinar e depois enviá-lo para quem não pôde assistir ou até para a sua base inteira de contatos.

Aqui, a nossa dica é criar um webinar sobre algum tema relacionado ao seu evento, para dar ao seu público-alvo um prévia do que eles poderão conferir participando de fato do evento. Além de dar um “gostinho” do que está por vir, você ainda tem uma excelente oportunidade de demonstrar a qualidade do evento que está organizando. Aproveite para contar um pouco sobre as principais atrações, o que está sendo preparado para os participantes, responda todas as dúvidas e até revele alguma surpresa: aqui, o importante é vender o seu peixe e instigar a curiosidade de quem está assistindo o webinar!

Pós-webinar

O webinar já aconteceu e foi um sucesso? Então, é hora de aproveitar os resultados para investir ainda mais na divulgação do seu evento. Sabe aquela lista com todas as pessoas que se inscreveram para assistir ao webinar? Utilize-a para criar campanhas de comunicação especiais! Você pode realizar ações como:

  • Oferecer descontos nas inscrições ou ingressos para quem assistiu ao webinar;
  • Fazer envio de materiais exclusivos (como eBooks, planilhas e apresentações);
  • Oferecer um kit exclusivo para quem assistiu ao webinar e adquirir um ingresso para o seu evento;
  • Enviar conteúdos interessantes relacionados ao tema do webinar, para despertar ainda mais o interesse.

Assim, você consegue criar uma relação mais próxima com o público e possui ainda mais chances de aumentar a venda de ingressos ou inscrições do seu evento.

Viu como é fácil organizar um webinar e ainda utilizá-lo como ferramenta de divulgação do seu evento? Aproveite para criar seu evento na Sympla e coloque todas essas dicas em prática! \o/