Responda rápido: você sabe o que é um webinar? Se não, é provável que você já tenha pelo menos assistido a um. Com ferramentas cada vez mais variadas para produzir conteúdo, os webinars são uma forma bem diferente (e eficiente!) de interagir com o público e conseguir resultados incríveis de divulgação e reconhecimento.

Ficou com vontade de saber o que é um webinar e como organizar um, inclusive para divulgar o seu evento? Este post é para você! Confira o guia que nós preparamos com dicas e informações sobre o mundo dos webinars:

O que é um Webinar?

O webinar é qualquer conferência, reunião, palestra ou seminário realizado pela internet. Geralmente, os webinars são feitos em tempo real para os espectadores, através de transmissões de vídeo e áudio em plataformas específicas de comunicação.

Um dos grandes diferenciais dos webinars é que o público não é apenas espectador e pode interagir diretamente com os palestrantes via chat. Assim, enquanto o tema principal é debatido, os participantes podem enviar suas dúvidas e opiniões e contribuir ativamente para realização do webinar.

Além de ser um formato de conteúdo super atual e dinâmico, o webinar também pode ser usado como ferramenta de marketing e divulgação do seu evento! Mas, antes, vamos saber um pouco mais sobre as vantagens de fazer um webinar? :)

Por que fazer um Webinar?

Por ser um conteúdo versátil e interativo, o webinar é uma ótima maneira de atingir pessoas que normalmente não se relacionariam com a sua marca ou empresa.

Uma das grandes vantagens é a possibilidade de exibi-lo para grandes públicos de vários lugares diferentes simultaneamente. A transmissão ao vivo também é favorável para o espectador, já que ele pode ter acesso ao conteúdo sem precisar sair de casa ou do trabalho.

Com uma divulgação adequada e temas atrativos, é possível conseguir uma audiência de dezenas (ou até centenas!) de pessoas para o seu webinar. Assim, você aumenta as chances de conseguir novos clientes ou seguidores e ainda pode divulgar o seu trabalho de forma prática e com muito mais valor.

#DicaSympla: Além dessas vantagens, o conteúdo gerado durante o webinar pode dar origem a outros formatos de conteúdo que podem ser compartilhados com seguidores ou replicados diretamente no seu site, tais como e-books, blogposts, infográficos, podcasts e planilhas.

Como divulgar seu evento com um Webinar?

Como você viu, o webinar é uma potente ferramenta de marketing e divulgação para qualquer produto ou serviço – e isso também vale para a produção de eventos!

Seja para eventos esportivos, seminários, palestras, cursos, encontros ou eventos gastronômicos, fazer um webinar pode contribuir tanto para a venda de ingressos quanto para o reconhecimento da sua marca como autoridade no mercado. Além disso tudo, você ainda pode gravar o seu webinar e depois enviá-lo para quem não pôde assistir ou até para a sua base inteira de contatos.

Aqui, a nossa dica é criar um webinar sobre algum tema relacionado ao seu evento, para dar ao seu público-alvo uma prévia do que eles poderão conferir participando de fato do evento. Além de dar um “gostinho” do que está por vir, você ainda tem uma excelente oportunidade de demonstrar a qualidade do evento que está organizando.

Aproveite para contar um pouco sobre as principais atrações, o que está sendo preparado para os participantes, responda todas as dúvidas e até revele alguma surpresa: o importante é vender o seu peixe e instigar a curiosidade de quem está assistindo!

Como organizar um Webinar de sucesso?

A organização de um webinar pode ser bem parecida com a organização de um evento. É preciso ter atenção aos detalhes, conhecer seu público-alvo, planejar com bastante antecedência e investir em uma divulgação estratégica para que ele seja assistido por muitas pessoas.

Aqui vai um passo a passo com as principais ações para que você consiga organizar e realizar o seu webinar:

1. Definir o tema

O primeiro passo é escolher o tema do seu evento: sobre o que será o seu webinar? Para isso, avalie qual é o seu objetivo com o webinar e qual o público que você quer atingir. Depois, faça uma pesquisa sobre os assuntos que mais interessam ao seu público-alvo.

2. Determinar a data e horário

Na hora de definir a data e hora do webinar, leve em conta possíveis eventos já marcados e o melhor momento para o seu público-alvo assistir – à noite, horário comercial, finais de semana etc. Também é importante ficar atento a proximidade de datas comemorativas ou feriados.

3. Escolher uma ferramenta para a transmissão

Para oferecer uma boa experiência aos participantes durante o seu webinar, é fundamental escolher uma plataforma de transmissão simples, segura e que se encaixe com o objetivo da sua produção. Esse é um assunto tão importante que merece uma atenção especial, por isso, mais a frente dedicamos um tópico só com dicas de como escolher a sua ferramenta.

4. Convidar um (ou mais) palestrantes

A escolha dos palestrantes pode ajudar – e muito – no sucesso do evento. Eles podem agregar valor ao seu webinar e ainda atrair mais participantes. Para determinar o profissional que você irá convidar, é necessário analisar uma série de fatores:

  • Relevância no mercado;
  • Entendimento do assunto;
  • Preço;
  • Identificação com o público;
  • Disponibilidade;
  • Oratória;
  • E mais…

E vale lembrar: se você quiser a participação de palestrantes, faça o convite com antecedência para que a pessoa possa se organizar e reservar um espaço na agenda.

5. Criar um roteiro para o seu evento

Planejar um roteiro com calma e antecedência é essencial. Isso permite que você organize melhor o tempo da sua produção, a ordem de apresentação dos temas e de cada palestrante. Assim, o seu webinar será mais dinâmico e você conseguirá entregar uma mensagem clara e de qualidade para os participantes, além de ajudar a pessoa que estiver responsável pela moderação do evento.

6. Planejar a divulgação 

A divulgação é um dos itens mais importantes do planejamento de um evento online. Ela é peça-chave para o seu sucesso, afinal é a partir dela que as pessoas ficaram sabendo sobre a sua produção.

Por isso, dedique um tempo para conhecer o seu público-alvo e descobrir quais canais essas pessoas mais utilizam. Assim, você poderá direcionar a sua estratégia de marketing para alcançar esse público em específico. Invista nas redes sociais e em campanhas de e-mail marketing!

#DicaSympla: Por onde começar a divulgação? Aqui, a dica é criar uma Landing Page ou um hotsite específico, onde os interessados possam se cadastrar para participar da transmissão.

Aproveite para conhecer melhor o seu público na hora da inscrição e escolha as informações estratégicas que você gostaria de saber sobre ele – por exemplo, e-mail e telefone, tamanho da empresa na qual trabalha, cargo, áreas de interesse e por aí vai \o/

7. Fazer um checklist

Fazer um checklist é fundamental para você se organizar e não esquecer todas as coisas que deve fazer antes, durante e depois do evento. Faça uma lista com todos os passos que você precisa conferir, principalmente no dia do evento, para que esteja tudo perfeito para o grande dia. Verifique com antecedência todos os equipamentos necessários: computador com acesso à internet, webcam, microfone, etc.

No dia, avise os inscritos sobre o início da transmissão com alguns minutos ou horas de antecedência para que eles possam se preparar.

Não se esqueça de cumprir o que prometeu: ao longo do webinar, aborde exatamente os temas e assuntos divulgados, pois o seu público está esperando por isso. Procure enriquecê-lo apresentando exemplos e conteúdos variados – se achar legal, também compartilhe o material com todos depois que a transmissão acabar :)

Como escolher uma plataforma de Streaming ideal?

Existem diversas plataformas que possibilitam a transmissão de um Webinar, sendo elas pagas ou não. Algumas das mais utilizadas são: GoToWebinar, Google Hangouts, WebinarJam e o Sympla Streaming.

É importante considerar alguns fatores antes de escolher sua plataforma de streaming, como preço, visibilidade da plataforma no mercado, capacidade das salas, entre outras. Ao utilizar a Sympla, por exemplo, você tem acesso gratuito ao Sympla Streaming para transmitir aulas, conferências, webinars, palestras e o que mais desejar para seu público, sem a necessidade de fazer nenhuma integração externa.

Além disso, você tem o apoio de uma equipe especializada para te ajudar a realizar seu Webinar e conta com a segurança e referência de uma empresa com anos de experiência no mercado de eventos! 

É só criar seu webinar online, escolher o Sympla Streaming para a transmissão e divulgar para seu público-alvo. Prático, não é? Para conhecer todos os benefícios do Sympla Streaming e começar a utilizá-lo, é só clicar aqui :) 

Pós-webinar: mantenha o seu público engajado

O webinar já aconteceu e foi um sucesso? Ótimo! Então, é hora de aproveitar os resultados para investir ainda mais na divulgação do seu evento.

Sabe aquela lista com todas as pessoas que se inscreveram para assistir ao webinar? Utilize-a para criar campanhas de comunicação especiais! Você pode realizar ações como:

  • Oferecer descontos nas inscrições ou ingressos para quem assistiu;
  • Fazer envio de materiais exclusivos (como e-books, planilhas e apresentações);
  • Oferecer um kit exclusivo para quem assistiu ao webinar e adquirir um ingresso para o seu evento;
  • Enviar conteúdos interessantes relacionados ao tema do webinar, para despertar ainda mais o interesse.

Assim, você consegue criar uma relação mais próxima com o público e possui ainda mais chances de aumentar a venda de ingressos ou inscrições do seu evento.

Viu como é fácil organizar um webinar e ainda utilizá-lo como ferramenta de divulgação do seu evento? Aproveite para criar seu evento na Sympla e coloque todas essas dicas em prática! \o/