O sucesso de uma empresa está diretamente ligado à dedicação e motivação dos seus funcionários. Por isso, é sempre importante pensar em maneiras de manter sua equipe motivada. Investir em estratégias de endomarketing é uma ótima opção para engajar seus colaboradores e ainda atrair novos profissionais para a sua empresa.

Mas, afinal, o que é endomarketing? Não se preocupe, vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto :) Vamos te mostrar também como organizar eventos internos pode ajudar no crescimento da sua empresa. Confira!

O que é endomarketing

O endomarketing consiste em desenvolver ações de marketing voltadas para o público interno da empresa. Também chamado de “marketing interno”, ele tem como objetivo melhorar a imagem da empresa internamente para poder engajar os colaboradores.

Esse conceito é cada vez mais importante dentro das organizações, por conta da influência que os colaboradores têm dentro da própria empresa. Afinal, quando o um profissional está satisfeito e empolgado com o seu local de trabalho ele se torna um promotor natural da marca.

Pensar em iniciativas que valorizem a relação do funcionário com a empresa ajuda a criar uma imagem de bom lugar para se trabalhar. Isso contribui para que você tenha uma equipe mais envolvida e motivada.

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As vantagens dos eventos internos

Agora que você já sabe o que é endomarketing e a sua importância, chegou a hora de pensar em ações que façam com que os colaboradores se sintam realmente uma parte essencial da empresa. Para isso, duas áreas são fundamentais: o recursos humanos (RH) e o marketing.

Essas áreas devem se unir e trabalhar em cima de estratégias que promovam a interação do funcionário com o seu local de trabalho. Uma das principais ações para implementação do endomarketing é a organização eventos internos, como confraternizações e eventos corporativos. Esse tipo de ação demonstra que a empresa valoriza e reconhece a importância de todos os seus colaboradores para o crescimento do próprio negócio.

Dentre os principais benefícios da realização de eventos internos, estão:

  • Reunir pessoas de diferentes equipes e setores;
  • Incentivar a interação e comunicação entre os colaboradores;
  • Proporcionar a aproximação e quebra de barreiras entre gestores e colaboradores;
  • Permitir que os profissionais estejam alinhados com os valores e objetivos da empresa;
  • Demonstrar que a empresa valoriza o crescimento pessoal e profissional dos seus funcionários;
  • Retenção de talentos e atração de novos profissionais.

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Por que fazer uma confraternização para sua equipe

As confraternizações têm um impacto muito positivo na empresa, pois promovem momentos únicos de descontração e lazer para os colaboradores – além de estimularem a comunicação entre as pessoas, o que gera uma interação entre funcionários e uma maior união da equipe.

Confira algumas confraternizações que você pode organizar:

  • Juntar a equipe uma vez por mês e fazer um café da manhã especial;
  • Organizar eventos em datas comemorativas, como festa junina e halloween;
  • Marcar um happy hour para estimular a socialização dos colaboradores;
  • Planejar a festa de fim de ano da empresa.

É muito provável que após esses eventos você observe um impacto positivo na relação dos colaboradores com o seu ambiente de trabalho, seja através de maior integração entre as pessoas, quebra de barreira entre setores ou uma animação extra para ir trabalhar :)

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Invista em eventos de capacitação

Outras modalidades de eventos que podem ser incluídas na sua estratégia de endomarketing são as palestras e os workshops. Essas iniciativas mostram que a empresa está disposta a investir nos seus funcionários, o que cria uma imagem positiva da instituição internamente e ainda ajuda na hora de atrair novos talentos.

Organizar cursos e treinamentos com foco na capacitação dos colaboradores também é um investimento para própria empresa. O colaborador aprimora seus conhecimentos e a empresa conta com profissionais cada vez mais capacitados e de alto nível.

Planejar palestras motivacionais para sua equipe também incentiva e transforma a interpretação que o funcionário tem sobre a empresa e o seu ambiente de trabalho. As palestras podem ser sobre vários temas, desde carreira, vida pessoal, desafios e assuntos que estão em alta e podem trazer benefícios para o desenvolvimento de todos.

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Foque também nas iniciativas de integração

Para fazer um bom endomarketing, é preciso ter uma boa comunicação interna, investir no treinamento individual, proporcionar experiências positivas com a empresa e aumentar a integração de todos.

Por isso, você também pode organizar desafios como as ações de team building. Essa estratégia de marketing interno envolve o uso de atividades práticas em grupo, com características lúdicas e descontraídas, com o objetivo de fortalecer os laços entre os membros de uma equipe.

Você pode implementar ações recorrentes para que os colaboradores saiam da “zona de conforto”, lidem com emoções e sentimentos, e identifiquem pontos de melhoria no desenvolvimento pessoal e profissional. O resultado final é sempre uma performance melhor na entrega de projetos e de atividades diárias.

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Como organizar os eventos internos

Para organizar um evento interno é preciso dedicação e planejamento. Você precisa pensar em todos os detalhes para proporcionar uma boa experiência para os seus colaboradores – afinal, eles são o seu público-alvo. Se não, a sua estratégia de endomarketing pode ter um efeito contrário ou não alcançar o objetivo final de engajar positivamente a equipe.

Um evento interno bem organizado trará muitos resultados positivos para a sua empresa. Lembre-se: funcionários motivados e satisfeitos provavelmente vão elogiar e a propagar os pontos positivos da empresa pelo mercado, e essa influência acaba gerando novos clientes e atraindo mais profissionais capacitados e alinhados com estes valores.

Por isso, a dica é começar a se planejar com antecedência e fazer um check-list com todos os itens e atividades necessárias para organizar o evento. Assim, você poderá ter um controle maior sobre a produção e não se esquecer de nada importante.

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O evento deu certo? Faça uma versão para clientes ou para a comunidade!

Além de todo o desenvolvimento da sua equipe de trabalho, a criação de eventos internos serve também como base para você organizar eventos externos. Você poderá testar formatos, canais e parceiros internamente, antes de fazer uma versão voltada para clientes ou consumidores finais.

Se um workshop interno deu certo, por que não organizar um evento externo também? Assim, você pode continuar propagando a sua marca e ainda tornar o trabalho da sua empresa mais conhecido.

Agora que você já conhece estratégias e dicas de como fazer eventos na empresa, que tal colocar em prática as ações de endomarketing e planejar um evento interno para os seus colaboradores? Para isso, conte com a plataforma de gestão de eventos da Sympla.