Bebidas à vontade, muita música e animação: as festas open bar são as preferidas quando o assunto é diversão. Mas, além das atrações musicais e das bebidas oferecidas, outro fator também é super importante para despertar o interesse do público: o nome da festa.

Se você está organizando uma festa open bar e ainda não sabe como escolher um nome atrativo para ela, estamos aqui para te ajudar :) Confira as nossas dicas de como escolher nomes para festas open bar e faça seu evento se destacar desde o começo! \o/

A importância da escolha de nomes para festas open bar

O nome da festa é o primeiro contato do evento com o público. Para chamar a atenção e instigar a curiosidade, um nome forte e criativo é um dos principais itens necessários.

Além disso, é a partir do nome que será possível desenvolver toda a identidade do evento, passando pela criação de materiais gráficos, divulgação nas redes sociais, venda de ingressos, e até na produção de brindes a serem entregues no dia da festa.

Por isso, não deixe para escolher o nome da festa por último! Adicione essa tarefa – também conhecida como naming no meio publicitário – à sua lista de itens obrigatórios para a realização do evento e exercite a sua imaginação :)

Pense nos diferenciais da sua festa

A festa open bar que você está organizando será temática? Quais bebidas serão oferecidas no bar? A festa contará com drinks personalizados feitos na hora? O espaço onde ela vai acontecer já é conhecido pelo público ou será um local surpresa e totalmente diferente?

Antes de escolher um nome para a festa open bar, é importante pensar nas principais atrações e características dela – ou seja, tudo aquilo que pode ser usado como destaque na divulgação e no processo de criação do nome do evento. Por isso, vale a pena fazer um checklist de itens como:

  • Qual será o estilo musical predominante durante a festa (rock, pop, sertanejo, eletrônico…)?
  • A festa contará com DJ’s ou atrações ao vivo (bandas e cantores)?
  • Qual será o tempo de duração da festa (algumas horas ou até o amanhecer)?
  • Qual é o principal diferencial da festa (alguma atração famosa, presença de food trucks, apresentações artísticas…)?

Reunir essas e outras informações pode oferecer insights essenciais para o processo de escolha do nome da festa.

Época do ano e sazonalidade

Dependendo da época do ano e do tema da festa que está sendo organizada, pensar em um nome original pode ser ainda mais fácil. Por exemplo, para festas associadas a eventos sazonais – como carnaval, festa junina, halloween, dia dos namorados e ano novo – é interessante explorar os elementos típicos relacionados a cada um desses universos.

Se a sua festa acontece de tempos em tempos e o seu público já sabe identificá-la só pelo nome, vale a pena explorar a imaginação e ir em busca de nomes e expressões cada vez mais criativas! Assim, você consegue criar um estilo próprio para as suas produções sem deixar a temática de cada festa de lado :)

Conheça o público da festa open bar

Um nome mais descolado e divertido? Uma expressão que remeta a algo que está em alta na internet? Algo mais simples e clássico? Todas essas opções podem funcionar na hora de escolher nomes para festas – tudo depende da aceitação do seu público. 

Caso você escolha um nome que não reflita o perfil, as afinidades e a maneira como o público se expressa, a sua festa open bar pode ser um fiasco. Afinal de contas, o nome não será capaz de despertar o interesse nas pessoas certas. Para não correr esse risco, procure traçar um perfil do público-alvo através de perguntas como:

  • Quais redes sociais o público mais utiliza?
  • Quais perfis e fan pages fazem mais sucesso entre essas pessoas?
  • Quais festas e eventos o público costuma frequentar ou demonstra interesse em participar?
  • O público utiliza hashtags para interagir nas redes sociais?

Ao conhecer os principais hábitos e gostos do seu público, será mais fácil escolher a linguagem adequada para divulgar o evento e, é claro, pensar em um nome que faça sentido para a proposta da festa e para os tipos de evento que ele costuma frequentar.

Fuja do óbvio

Se a sua intenção é chamar a atenção e conquistar o público desde o começo, fuja de nomes óbvios e convencionais! Utilize a sua criatividade, suas experiências e até referências internacionais para pensar em um nome que seja único, e que reflita a energia e as experiências que o evento quer transmitir para o público.

Acima de tudo, não cometa o erro de buscar na internet um nome pronto para a sua festa. Além de não ser nada original, isso pode causar confusão nos participantes e levá-los para eventos concorrentes que tenham nomes parecidos com o da sua festa.

O importante é se posicionar de maneira que as pessoas identifiquem a sua festa como um evento divertido e sem igual – e um nome de destaque é o primeiro passo para isso \o/

Faça um brainstorm

Depois de seguir todas as nossas dicas, é provável que você tenha pensado em várias sugestões de nomes para a sua festa, mas ainda não tenha chegado a uma decisão final. Calma, você está no caminho certo!

O próximo passo para escolher o nome para a festa open bar é reunir todas as ideias que passaram pela sua cabeça e analisá-las por meio de um brainstorm. A técnica é utilizada para explorar a criatividade através de palavras e expressões que tenham a ver com um tema – no caso, o tema da festa que você está realizando.

Reúna a sua equipe de trabalho, anotem todas as ideias que aparecerem e, depois, passem para a fase final de escolha dos nomes. Risquem as palavras que não tenham a ver com o evento e selecionem as que mais se relacionem com a proposta da festa. Se ficar difícil escolher, atribuam pontos (de 1 a 5) para cada termo e organizem-os em uma lista, na qual os nomes com maior pontuação sejam os preferidos para a escolha final. Dependendo das opções que surgirem, é possível até combinar duas ou mais palavras para formar o nome da sua festa :)

Como organizar uma festa open bar

Conseguiu escolher um nome exclusivo para a sua festa? Agora, é hora de pensar na produção completa do evento. Atrações musicais, quantidade de bebidas, controle de entrada, limpeza, infraestrutura, parcerias… Com tantos itens a serem resolvidos, a melhor maneira de controlar a organização da festa é através de um checklist para que você não esqueça nenhum detalhe. Assim, os imprevistos têm menos chances de acontecer e a diversão do público fica garantida durante toda a noite :)

Aproveite e confira também o nosso post sobre Como produzir uma festa open bar.