Os certificados para eventos são documentos que comprovam a presença do participante em um evento corporativo – geralmente um curso, simpósio, palestra ou workshop – e pode ser emitido tanto para o público quanto para os palestrantes.

Se você está produzindo um evento e precisa de ajuda para deixá-lo ainda mais profissional, investir em modelos de certificados exclusivos pode ser a solução perfeita para isso! Preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre certificados e como preparar o melhor modelo de certificado para a proposta evento que você está organizando. Confira:

A importância dos certificados para eventos

Para quem participa como espectador, os certificados são a prova de que um conhecimento ou habilidade foi adquirida com profissionais naquele assunto. Para quem produz o evento ou participa como palestrante, o certificado é uma maneira de reconhecer competências e de se impor como referência profissional. Ou seja, vantagens para ambos os lados! :)

A emissão de certificados é fundamental para qualquer evento corporativo com foco em questões profissionais. Inclusive, é provável que o público-alvo do seu evento esteja contando com a presença do documento – e ele pode se tornar um fator decisivo na hora de escolher entre participar ou não dele. Por isso, não se esqueça de oferecer os certificados como benefício aos participantes do seu evento, ok?

modelos de certificados

O que não pode faltar em um certificado

Agora que você já sabe o valor que os certificados são capazes de trazer ao seu evento corporativo, está na hora de aprender como fazer um certificado incrível e completo!

Cada evento tem suas próprias particularidades, mas, no geral, existem alguns itens obrigatórios que precisam estar no certificado:

  • Nome do evento ou nome dos palestrantes;
  • Nome completo do participante;
  • Data, local e horário do evento;
  • Carga horária do curso, palestra ou workshop;
  • Assinatura do responsável pelo evento;
  • A logo da sua empresa.

Resumindo, o modelo de certificado ideal deve ter informações que identifiquem o participante, o evento e a atividade da qual ele participou. Em eventos com várias atividades distintas – como palestras e oficinas práticas, por exemplo – é importante deixar claro em qual (ou quais) delas o participante esteve presente. Em alguns casos, também é legal adicionar no certificado o logotipo de patrocinadores ou empresas parceiras, para reforçar a participação da marca e reforçar o relacionamento para outros eventos no futuro :)

Os tipos de eventos que precisam de certificado

De maneira geral, os eventos corporativos são os que precisam de certificados, e a emissão do documento acaba funcionando como pré-requisito para que os participantes decidam se inscrever. Afinal, o certificado comprova a presença e até a conquista de novos conhecimentos e habilidades. Veja só os tipos de eventos corporativos que normalmente contam com a emissão de certificados:

Cursos e workshops

O objetivo de qualquer curso é o aprendizado, seja ele básico ou aprofundado. Já nos workshops, o principal objetivo é a troca de experiências: os participantes não são apenas espectadores e contribuem ativamente para as discussões e o acontecimento do evento. Com foco na prática ao invés da teoria, o workshop não costuma ter duração muito longa e geralmente conta com a realização de exercícios relacionados ao tema principal. Em ambos os casos, enviar certificados a todos os participantes é indispensável!

Na hora de preparar o certificado, não se esqueça de inserir informações como o objetivo do curso ou workshop e quais habilidades ou funções o participante aprendeu e está apto para realizar. Também é importante especificar no documento a carga horária do curso ofertado.

Palestras

Temas culturais, profissionais, acadêmicos ou pessoais: é possível realizar palestras sobre quase qualquer assunto. Mesmo com essa diversidade, a emissão de certificados também é super válido! Isso porque, para os palestrantes e participantes, é importante ter uma maneira de comprovar o conhecimento ou interesse em determinado assunto.

Na maioria das palestras, um certificado simples de participação já é suficiente. Mas, como cada evento é único, em alguns casos pode ser interessante inserir algumas informações extras, como a duração da palestra e o nome do palestrante.

Congressos e simpósios

Com caráter mais científico ou acadêmico, é fundamental oferecer certificados em congressos e simpósios para todos os presentes, como os especialistas ministrando as palestras, os alunos apresentando trabalhos ou para quem participou apenas como espectador.

Neste caso, como a programação pode ser bem extensa, vale a pena detalhar em quais atividades ou dias o participante esteve presente.

Como fazer um certificado

Para fazer um certificado, é necessário antes ter uma lista de todos os participantes presentes no evento. Mas nada de pedir para que todos assinem uma lista de presença no dia do evento: com a Sympla, essa lista pode ser criada automaticamente na hora do check in!

#DicaSympla: Para facilitar a gestão dessas informações depois que o evento acabar, basta solicitar as informações desejadas no momento de compra dos ingressos ou inscrições. Assim, todas elas ficam disponíveis para acesso a qualquer momento, seja para fazer os certificados ou entrar em contato com os participantes para agradecer pela presença no evento.

Para cursos, palestras ou simpósios com mais de um dia de duração, disponibilize ingressos diferentes para cada um dos dias. Isso ajuda a garantir o controle de presença em cada etapa do evento e evita que os participantes recebam certificados referentes ao dia no qual não compareceram.

Modelos de certificados

Apesar da diversidade de modelos de certificados disponíveis na internet, é sempre melhor fazer o seu – assim, o documento fica com a cara do seu evento ou empresa e você pode inserir as informações necessárias da maneira que quiser.

Mas não se preocupe: não é preciso ser um mestre do design para fazer seu próprio modelo de certificado! A Sympla conta com uma ferramenta super intuitiva na qual você pode criar certificados personalizados e enviá-los por e-mail direto aos participantes :) Além da praticidade, os certificados digitais são econômicos, já que podem ser feitos gratuitamente, de forma rápida e ainda eliminam os gastos com impressão.

Você pode criar desde o certificado mais simples até o mais complexo, personalizando itens como plano de fundo, cor e fonte do texto, adicionar imagens e por aí vai. A dica é explorar a ferramenta para criar o certificado ideal para as particularidades do seu evento :)

Depois que o seu modelo de certificado estiver pronto, basta enviá-lo diretamente a todos os inscritos que participaram do evento – ou seja, que realizaram check in – ou ainda disponibilizá-lo para download na área Meus ingressos, para que cada participante baixe o seu quando quiser. Você ainda pode escolher enviar certificados somente a estudantes, palestrantes e voluntários, por exemplo, ou a qualquer outro participante.

Se você gostaria de fazer o certificado do seu evento a partir de modelos prontos, não tem problema! Nós preparamos um kit com modelos de certificados que você pode personalizar direto do seu computador, inserindo as informações do seu evento e dos participantes. Faça o download grátis!

Aprendeu tudo sobre a importância dos modelos de certificados e já sabe como criar um personalizado para o seu evento? Crie seu evento na Sympla e coloque a mão na massa! \o/