Certificados são documentos que comprovam a presença de pessoas em um evento corporativo, como conferências, congressos, palestras, simpósios, workshops e cursos. 

Eles podem ser emitidos de duas formas: tanto como certificado de palestrante como certificado de participação, apenas para o público. Veja alguns exemplos:

Modelos de certificado de eventos | Fonte: Reprodução – Pinterest | Freepik

Os certificados são fundamentais para qualquer evento ou conteúdo digital, e se você está produzindo o seu e precisa de ajuda para deixá-lo ainda mais profissional, investir em modelos de certificados exclusivos pode ser a solução perfeita para isso. 

Preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre esse documento, desde como preparar o melhor modelo de certificado, exemplos, sua importância nas produções, melhores aplicativos para fazer o seu e muito mais! Confira: 

Tipos de eventos que precisam de certificado

De maneira geral, os eventos corporativos de nível técnico e científico são os que mais contam com a emissão de certificados, funcionando como um pré-requisito para que os participantes decidam se inscrever. Isso porque ele comprova não somente a presença, mas também a conquista de novos conhecimentos e habilidades do participante. 

Veja só os eventos corporativos que normalmente contam com a emissão de certificados:

  • Certificado de curso e workshop

O objetivo de qualquer curso é o aprendizado, seja ele básico ou aprofundado. Já nos workshops, o principal objetivo é a troca de experiências: os participantes não são apenas espectadores e contribuem ativamente para as discussões e o acontecimento do evento. 

Com foco na prática ao invés da teoria, o workshop não costuma ter duração muito longa e geralmente conta com a realização de exercícios relacionados ao tema principal.

Nos dois casos, enviar certificados a todos os participantes é indispensável!

Na hora de prepará-lo, não se esqueça de inserir informações como o objetivo do curso ou workshop e quais habilidades ou funções o participante aprendeu e está apto para realizar. Também é importante especificar no documento a carga horária do curso ofertado.

  • Certificado de participação em palestra

Temas culturais, profissionais, acadêmicos ou pessoais: é possível realizar palestras sobre quase qualquer assunto. Mesmo com essa diversidade, a emissão de certificados também é super válida! Isso porque, para os palestrantes e participantes, é importante ter uma maneira de comprovar o conhecimento ou interesse em determinado assunto.

Na maioria das palestras, um documento simples de participação já é suficiente. Mas, como cada evento é único, em alguns casos pode ser interessante inserir informações extras, como a duração da palestra e o nome do palestrante.

  • Certificado de congresso e simpósio

Com caráter mais científico ou acadêmico, é fundamental oferecer certificados em congressos e simpósios para todos os presentes, como os especialistas ministrando as palestras, os alunos apresentando trabalhos ou para quem participou apenas como espectador.

Neste caso, como a programação pode ser bem extensa, vale a pena detalhar em quais atividades ou dias o participante esteve presente.

Por que os certificados são importantes?

A emissão de certificados é fundamental para qualquer evento corporativo com foco em questões profissionais. 

Inclusive, é provável que seus participantes estejam contando com a presença do documento, já que ele é uma forma de comprovar o cumprimento de atividades extracurriculares, muitas vezes necessárias para a conclusão de cursos de graduação.

Ou seja, existem vantagens para todos os lados:

  • Para quem assiste: são a prova de que um conhecimento ou habilidade foi adquirida com profissionais naquele assunto.
  • Para quem produz o evento ou palestra nele: é uma maneira de reconhecer competências e de se impor como referência profissional.

Por isso, não se esqueça de oferecer os certificados como benefício aos participantes do seu evento, ok?

Texto para certificado: o que não pode faltar

Cada certificado de evento tem suas próprias particularidades, mas existem alguns itens que precisam estar em todos. São eles:

Resumindo, o modelo de certificado ideal deve ter informações que identifiquem o participante, o evento e a atividade da qual ele participou. Em eventos com várias atividades distintas – como palestras e oficinas práticas, por exemplo – é importante deixar claro em qual (ou quais) delas o participante esteve presente. 

Em alguns casos, também é legal adicionar o logotipo de patrocinadores ou empresas parceiras, para reforçar a participação da marca e reforçar o relacionamento para outros eventos no futuro :)

Como fazer certificado digital

Para fazer esse tipo de documento, é necessário antes ter uma lista de todos os participantes presentes no evento ou curso. Mas nada de pedir para que todos assinem uma lista de presença no dia: com a Sympla, essa lista pode ser criada automaticamente na hora do check-in!

#DicaSympla: Para facilitar a gestão dessas informações depois que o evento acabar, basta solicitar as informações desejadas no momento de compra dos ingressos ou inscrições. Assim, todas elas ficam disponíveis para acesso a qualquer momento, seja para fazer os certificados ou entrar em contato com os participantes para agradecer pela presença no evento.

Para cursos, palestras ou simpósios com mais de um dia de duração, disponibilize ingressos diferentes para cada um dos dias. Isso ajuda a garantir o controle de presença em cada etapa do evento e evita que os participantes recebam certificados referentes ao dia no qual não compareceram.

Modelos de certificado

Você pode escolher utilizar modelos de certificados prontos ou, até mesmo, criar o seu próprio. Existem diversos aplicativos e sites para te ajudar nesse processo, como:

  • Canva: editor online gratuito com inúmeros templates de certificados:

Modelo de certificado Canva

Fonte: Reprodução | Canva

  • Adobe Spark: ferramenta de design da Adobe para criar grátis em minutos:

Modelo de certificado Adobe Spark

Fonte: Reprodução | Adobe Spark

  • Microsoft Office: modelos gratuitos para PowerPoint, Word e outras ferramentas do Microsoft Office:

Modelo de certificado Microsoft Office

Fonte: Reprodução | Microsoft Office

Quer ainda mais opções de certificados para editar e imprimir grátis ou de certificados online? Deixa com a gente!

Nós preparamos um kit com modelos de certificados que você pode personalizar direto do seu computador, inserindo as informações do seu evento e dos participantes. Faça o download grátis abaixo:

Faça seu certificado personalizado com a Sympla

Apesar da diversidade de modelos de certificados disponíveis na internet, é sempre melhor fazer o seu – assim, o documento fica com a cara do seu evento ou empresa e você pode inserir as informações necessárias da maneira que quiser. Mas não se preocupe: não é preciso ser um mestre do design para fazer seu próprio modelo de certificado!

A Sympla conta com uma ferramenta super intuitiva na qual você pode criar certificados personalizados e enviá-los por e-mail direto aos participantes do seu evento ou conteúdo digital. 

Você pode criar desde o certificado mais simples até o mais complexo, personalizando itens como plano de fundo, cor e fonte do texto, adicionar imagens e por aí vai. A dica é explorar a ferramenta para criar o certificado ideal para as particularidades do seu evento!

Modelo de certificado de curso e evento na Sympla

Depois que o seu modelo de certificado estiver pronto, basta enviá-lo diretamente a todos os inscritos que participaram do evento – ou seja, que realizaram check-in – ou ainda disponibilizá-lo para download na área Meus Ingressos, para que cada participante baixe o seu quando quiser. Você ainda pode escolher enviar certificados somente a estudantes, palestrantes e voluntários, por exemplo, ou a qualquer outro participante. 

#DicaSympla: Como configurar o certificado do seu conteúdo digital no Sympla Play?

Aprendeu tudo sobre a importância desse documento e já sabe como criar um personalizado para o seu evento ou conteúdo digital? Crie sua conta na Sympla e coloque a mão na massa!