Não há como negar: o mercado pet vem se tornando uma potência. Conforme dados divulgados pelo Instituto Pet Brasil, instituição que acompanha o desenvolvimento do segmento no país, o setor registrou alta de 27% no faturamento em 2021 (quando comparado a 2020) e atingiu a marca de R$ 51,7 bilhões.

Já para 2022, a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) prevê crescimento de 7% a 9%. E, em meio a toda essa movimentação, os produtores de eventos podem se beneficiar.

Neste texto, serão abordados os seguintes pontos:

  • como aproveitar o potencial do mercado pet em eventos;
  • o que considerar ao montar eventos para o mercado pet;
  • e como fazer eventos para o mercado pet com a Sympla.

Continue a leitura!

Como aproveitar o potencial do mercado pet em eventos?

Para surfar na onda de crescimento e aproveitar o potencial desse segmento, o produtor deve estar atento para oportunidades de organização de feiras, congressos, etc. A intenção com esses eventos pode estar ligada a apresentação de tendências em produtos e serviços relacionados ao mercado pet.

Os encontros podem ser direcionados para veterinários, proprietários de pet shops ou tutores, por exemplo. Nesse universo, é possível criar eventos como:

  • feiras de adoção, para ajudar os bichinhos a encontrarem novos lares;
  • desfiles e competições, para motivar os tutores a se engajarem ainda mais no evento;
  • festas de aniversário para os pets;
  • eventos pet-friendly, de qualquer segmento, que permitam a entrada e a participação de animais junto a seus donos;
  • congressos sobre tendências e inovações do mercado.

Em eventos que tenham como público-alvo os profissionais do mercado, é importante propor certos diferenciais, como momentos específicos para criação de networking, apresentação de novidades, workshops e palestras. É fundamental, também, contar com um planejamento estratégico para eventos.

A expectativa é que, no segmento pet, as novidades continuem surgindo nas áreas de:

  • saúde e bem-estar — uma vez que os consumidores estão buscando alternativas de alimentação natural, com ingredientes de qualidade, que garantam a saúde de seus animais de estimação por mais tempo;
  • produtos e serviços para os pets — por meio da oferta de novos tratamentos, planos de saúde, vacinas e acessórios para o dia a dia do bicho e do tutor.

Para aproveitar o potencial desse segmento ao máximo, é preciso contar também com uma plataforma que colabora para a organização de eventos. A Sympla é uma aliada valiosa nesse sentido, já que conta com ferramentas para gestão completa da produção, acompanhamento das vendas de ingressos e outros pontos importantes.

O que considerar ao montar eventos para o mercado pet

Assim como no caso de outros segmentos, ao organizar eventos para o mercado pet, o produtor precisa estar atento a algumas particularidades.

Veja agora três dicas fundamentais para produzir um evento do mercado pet:

Escolha o local do evento adequadamente

Ao produzir congressos ou feiras voltadas para o universo dos animais de estimação, é preciso escolher o local ideal para o evento. Isso porque, por envolver a participação de pets em alguns casos, como em workshops de petgroom (como tosa, banho, etc) e exposição de pets para adoção, o ambiente precisa ser adequado.

Se for um evento em local fechado, o produtor deve observar a acústica e iluminação do espaço, escolhendo aquela que não seja agressiva para os bichos, por exemplo.

Além disso, é preciso considerar outros fatores, como a estrutura (para fazer os animais ficarem confortáveis disponibilizando comedouros e bebedouros, por exemplo), o tamanho do ambiente, higienização e questões relacionadas à circulação e acessibilidade.

A localização também é importante, já que espaços próximos de aeroportos ou construções podem deixar os animais agitados por conta do barulho.

Aposte em parcerias

Independentemente do evento, é importante contar com parcerias de sucesso, especialmente para atrelá-lo a uma marca forte nesse universo. Assim, é preciso observar quais oportunidades se apresentam no segmento.

Por exemplo, ao promover uma feira de apresentação de novos produtos pets voltada para donos de pet shops, pode ser interessante contar com a parceria de uma empresa que ofereça amostras grátis de shampoo para animais de estimação ou descontos na aquisição de medicamentos.

Crie ações para engajar o público-alvo

Se sua intenção é ter um evento de sucesso, envolver o público-alvo é uma estratégia importante.

No mercado pet, essas ações podem ocorrer em forma de palestras, workshops e demonstrações. Para apresentar tendências no universo da cirurgia veterinária, é possível contar com bate-papos com convidados especiais. Já para ensinar uma nova técnica de tosa ou um novo produto voltado para isso, um workshop demonstrativo é o ideal.

Ainda, uma boa pedida é criar um espaço instagramável, incentivando os participantes a compartilharem sua experiência nas redes sociais.

Para os eventos que contam com a presença dos bichinhos, pode ser interessante promover um concurso de beleza ou uma demonstração de habilidades. Vale soltar a imaginação e explorar as necessidades do público para ajudar a criar experiências diferenciadas.

Eventos para o mercado pet com a Sympla!

Com sua atenção voltada para as tendências do mercado pet como forma de aproveitar o potencial de crescimento dele, é certo que seus eventos serão um sucesso!

Monitorando as ações relativas à organização com as ferramentas certas, o dia a dia do produtor tende a ser muito mais tranquilo. A Sympla está aqui para ajudar o produtor em todas as fases do projeto, do planejamento ao pós-evento.

Isso posto, que tal conferir algumas dicas para tornar a organização de eventos mais acertada?