Ao se deparar com o título “Gerente de Produto”, ou com o termo em inglês “Product Manager”, você pode ter se perguntado: como surgiu? Onde vive? Do que se alimenta? Essas perguntas poderiam ser respondidas em uma das edições do programa Globo Repórter, mas vamos facilitar e desvendar tudinho para você ?
 
O Gerente de Produto Digital representa os usuários dentro da empresa, assim, busca entender a fundo a necessidade do usuário para transformá-la em solução.
 
E como ele faz isso? Entendendo o fluxo de uso, a jornada do consumidor, para a partir daí criar hipóteses, prototipar e testar. O Gerente de Produto alia as necessidades do usuário às visões do negócio para criar e aprimorar produtos e ferramentas.
 
Ter uma visão estratégica e analítica é um dos requisitos essenciais para desempenhar a função. Esse profissional também precisa ter capacidade de organizar as demandas para administrar o time dividindo as tarefas com cada um.
 
É preciso ficar claro que esse profissional não tem uma graduação específica. São vários os caminhos que ele pode seguir para se preparar para ocupar o cargo de Gerente de Produto. Mas algumas habilidades são fundamentais:
  • Perfil analítico
  • Visão estratégica
  • Gestão de pessoas
  • Experiência do usuário
  • Excelente comunicação
  • Conhecimento em ferramentas de monitoramento de análise de dados

Produto e Design

Outra exigência para o Gerente de Produto é que tenha conhecimento básico sobre design, afinal é importante que consiga passar as análises de uso do público para direcionar o trabalho de desenvolvedores e designers. Ele acompanha o desenvolvimento do produto do início ao fim, garantindo que cada etapa esteja alinhada aos objetivos que o produto vai atingir.
 
Aqui na Sympla, esse profissional tem foco totalmente no ambiente digital e atua dentro do conceito de omnichannel. Ou seja, é esperado que ele saiba transitar bem entre web e mobile.
 
E aí, topa encarar esse desafio? Se você tem as habilidades citadas acima bem desenvolvidas e possui experiência na área de tecnologia, preencha seus dados clicando aqui e boa sorte :)