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Marketing promocional em eventos: o que é, exemplos e como aplicar no setor

Já imaginou ter participantes tão engajados, que se tornam fãs e divulgam o seu trabalho como produtor de eventos? É possível se destacar em relação à concorrência, atrair e fidelizar clientes com uma estratégia: marketing promocional.

Essa tática engloba diferentes ações promocionais que devem ser aplicadas de acordo com a realidade de cada evento. As opções e vantagens são as mais variadas e uma delas pode ser a que sua produção precisa para vender mais ingressos e conquistar o público.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing promocional, vantagens, exemplos e como aplicar no setor de eventos, gerando melhores resultados para os produtores. Confira!

O que é marketing promocional?

Antes de planejar e colocar em prática, é essencial compreender o conceito dessa estratégia. Marketing promocional é um conjunto de ações diretas e não rotineiras que incentivam a interação entre a marca e os consumidores.

Essas ações podem representar diferentes objetivos e vantagens para o produtor do evento, por exemplo:

De qualquer forma, o marketing promocional precisa gerar alguma vantagem para o consumidor final e oferecer uma experiência positiva. Afinal, o principal ponto dessa estratégia é engajar e estreitar o relacionamento com os participantes dos eventos.

Exemplos de marketing promocional em eventos

Para ficar mais claro, separamos exemplos práticos de ações de marketing promocional que podem ser aplicadas no setor de eventos.

Ofertas

As ações promocionais de ofertas são muito comuns em diferentes setores. Em eventos não poderia ser diferente. Esta estratégia permite que o consumidor final pague menos pelo produto, podendo envolver:

Um importante exemplo de ação promocional de oferta é a campanha de Black Friday, quando as ofertas ganham um significado ainda mais relevante no mês de novembro.

Distribuição de brindes

A distribuição de brindes é uma maneira estratégica de atrair participantes para o evento. Afinal, todo mundo gosta de receber um presentinho, não é mesmo?

Em eventos presenciais, oferecer brindes como, blusa, caneca e outros acessórios para os primeiros que comprarem o ingresso ou para os primeiros que chegarem ao evento, pode ser uma forma de aumentar o engajamento.

Além disso, os brindes podem conter a logo do evento e, se forem interessantes, podem gerar mídia espontânea com os próprios participantes compartilhando imagens nas suas redes sociais, o que fortalece o alcance e valor da marca.

Já em eventos online, a distribuição de brindes pode servir também para manter os participantes engajados até o fim, com a promessa de revelar uma surpresa que será enviada para a casa das pessoas.

Sorteios

Os sorteios funcionam de forma muito parecida com a ação promocional de distribuição de brindes, mas, nesse caso, as pessoas terão que contar com a sorte para ganhar. Essa ação é interessante pois determina que todos têm as mesmas chances de serem presenteados e o ganhador costuma se sentir ainda mais especial.

Concursos

Nesta situação, os participantes precisam conquistar o brinde ou oferta. Esta ação estimula a participação ativa dos consumidores, que devem competir e cumprir algum desafio para ganhar o benefício. Um exemplo disso são as promoções em redes sociais que incentivam os seguidores a publicar algo sobre o tema e se tornar um promotor do evento, para então ganhar benefícios.

Propaganda

Propaganda é a divulgação estratégica do evento em diferentes canais. A comunicação deve chamar a atenção e apresentar benefícios para o consumidor final, mas sem ser invasiva. Use a internet e as redes sociais a seu favor!

Como implementar o marketing promocional

Para que a estratégia de marketing promocional seja eficaz e gere benefícios reais para o produtor de eventos e participantes, é necessário o planejamento seguindo alguns cuidados. O primeiro passo é determinar qual é o objetivo da campanha. Considere o seu evento e o que deseja conquistar para então traçar uma meta que seja mensurável e alcançável.

Essa definição e todos os próximos passos devem ser adequados ao perfil do público-alvo, seus desejos e expectativas. Lembre-se que a ação promocional deve ser interessante e gerar valor para a persona do evento.

Com o objetivo e persona em evidência, já é possível construir um plano para o marketing promocional. A partir daí serão delineadas as ações e prazos, para que então a estratégia seja colocada em prática e a divulgação feita.

Acompanhar e metrificar as ações de marketing promocional fica ainda mais fácil para o produtor que conta com uma plataforma completa de gestão de eventos. Na Sympla é possível criar uma página do evento de maneira simples e determinar diferentes tipos de ingressos e cupons promocionais, além de facilitar a divulgação e comunicação com o público.

Quer experimentar? Crie seu evento com a Sympla e coloque já em prática todas as dicas que aprendeu neste post!

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