Você organizou um curso online que foi sucesso de vendas, as aulas foram ótimas, os palestrantes arrasaram, os alunos interagiram e muito conhecimento foi trocado? Muito bom! Mas agora que o curso chegou, o que você pode fazer para manter contato com os participantes e engaja-los a participar de outro curso online? 

Destacamos 5 ações que você pode realizar no pós-curso online para garantir engajamento do público. Vem conferir!

Feedback

Uma das principais maneiras de manter-se conectado com os participantes do seu curso online, logo após o término da última aula, é solicitando que te enviem um feedback.

Para isso, existem diversas ferramentas para formulário online, como Google Forms, Typeform ou Survey Monkey. É possível coletar os relatos dos participantes do seu curso online sobre: 

  • Dinâmica do evento;
  • Didática dos palestrantes;
  • Material usado durante o curso;
  • Horário do evento;
  • Entre outros.

Desta forma, você conseguirá identificar os pontos fortes do seu evento e quais você pode aprimorar para os próximos. Além disso, por meio do formulário de feedback também é possível coletar dados dos participantes que, eventualmente, não tenham sido coletados no momento da inscrição para o curso.

Certificado

Outra maneira de engajar no pós-curso online é enviando certificados de participação aos alunos. Quando organizamos um curso, é importante considerar disponibilizar um certificado. Isso pois muitas vezes os participantes têm interesse em incluir o curso no currículo e, neste caso, ter o certificado torna-se um diferencial. 

Sugerimos, então, que considere disponibilizar o certificado e sempre deixe em destaque quais as principais regras que os participantes devem cumprir para conseguir esse documento como, por exemplo: nota na avaliação final, percentual mínimo de presença durante as aulas, entre outros.

#DicaSympla: faça download, gratuitamente, de um kit de Modelos de certificados para eventos, que também podem ser usados como base para o certificado do seu curso online 😉

Comunidade para discussões

Utilizar as redes sociais também pode ser mais uma forma de engajar no pós-curso online, por isso sugerimos que verifique a possibilidade de criar um grupo fechado e exclusivo para os participantes no WhatsApp ou Telegram.

Muitos produtores de conteúdo utilizam essas ferramentas como um local de comunicação e troca de experiências entre os participantes de um curso online. Assim, após o curso, os alunos continuam a conversar para compartilhar como tem sido a prática das lições aprendidas durante o curso.

Também é muito interessante para o produtor que continuará em contato com os participantes para divulgar outros cursos ou conteúdos que serão promovidos no futuro, tornando-se assim mais um canal para fazer marketing.

Material extra

Criar materiais como planilhas, cartilhas, e-books, infográfico, entre outros formatos, para serem enviados aos poucos, após o término do seu curso online, é mais uma forma de continuar a engajar e manter contato com seu público.

Esse tipo de material deve ser rico, bem elaborado e de preferência com informações complementares ao que foi abordado durante o curso. Assim, será possível compartilhar através de e-mail ou até mesmo por grupos de WhatsApp ou Telegram.

Descontos

Logo após a finalização de um curso online, costuma ser um bom momento para divulgar aos participantes eventos que você já organiza, ou que está preparando, e convidá-los para participar. Nessa hora, pode ser muito interessante enviar, também, um código de desconto ou link com valor promocional para aqueles que já participaram de algum curso que você realizou. 

Aqui na Sympla é muito fácil gerar um link para vender ingressos para um curso online com desconto. Você encontra mais informações na nossa Central de Ajuda

Você pode criar seu curso online com o Sympla Play e disponibilizar textos, vídeos, apresentações, entre outros formatos para cada aula e módulo do seu curso. 

Além disso, você ainda conta com as ferramentas da Sympla que vão te ajudar a gerenciar as vendas, os participantes e todo o conteúdo do seu curso. 

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