A chamada “lista amiga” se popularizou há alguns anos junto ao boom do Facebook e hoje é uma sensação entre os produtores de eventos. Muitos usam!

Mas você já parou para pensar e refletir sobre as vantagens e desvantagens de utilizar a lista amiga? Neste post vamos tentar deixar as coisas mais claras para que você possa decidir se a prática da lista é válida ou não para seu evento.

Engajamento social e alcance orgânico

A lista amiga normalmente funciona da seguinte maneira: o produtor anuncia o uso da lista e os participantes começam a enviar os nomes no mural do evento. Isso é ótimo pois a publicação dos participantes irá aparecer nas linhas do tempo de alguns amigos – gerando, portanto, um alcance orgânico considerável.

Mas uma informação importante é que, atualmente, o alcance orgânico obtido através de participantes que selecionam que “Possuem Interesse” ou que “Comparecerão” ao seu evento é bem maior do que quando o participante interage com o evento ao escrever seu nome para a lista amiga.

Além disso, quando o participante seleciona uma dessas duas opções ele passa a receber notificações de todas as publicações feitas na página do seu evento.

Aproveite o alcance social do Facebook, mesmo que seja para fazer sua lista por ela. Os benefícios são amplos e as postagens não ficam perdidas na página: a pessoa que marca que irá ao evento fica destacada acima para todos os amigos, além do número explícito.

E outra: incentivando a confirmação de presença no evento através da página do Facebook, você esquenta o seu público. Isso ocorre pois eles irão perceber mais facilmente que seu evento será um sucesso.

#DicaSympla: caso queira entender melhor o conceito de esquentar o público, leia esse post :)

Indício de público e previsão de desistências

Uma das vantagens mais notáveis da lista amiga é que ela oferece uma boa noção do interesse do público no seu evento. E isso é real! O único problema é que a quantidade de pessoas que marcam o nome na lista e não comparecem ao evento varia bastante.

Imagine se no dia cai uma chuva torrencial. Ou se no dia do evento o trânsito está caótico.

Por diversos motivos a quantidade de desistentes varia muito e isso pode causar sérios problemas na gestão do evento:

  1. Se houver muita desistência, por qualquer motivo, você terá prejuízos.
  2. Se houver pouca desistência, você corre o risco de ter pessoas da lista amiga barradas por conta da superlotação do local – o que provavelmente causará sérios inconvenientes na produção e até mesmo na experiência dos participantes.

A sugestão que deixamos nesse ponto é: use o número de interessados no evento do Facebook ou os que compraram antecipadamente de forma online como indício de público. Você evita diversos problemas dessa maneira!

Houve uma época na qual a venda online antecipada era bastante complexa – aí sim era plausível utilizar a lista para este fim. Mas hoje em dia, através de plataformas do it yourself como a Sympla, você possui total controle na gestão e publica seu evento com muita facilidade, eliminando a necessidade e a complexidade de medir o interesse do público com listas amigas.

Quer fornecer descontos especiais?

Procure dar mais desconto para os que efetivamente comprarem online. Caso contrário, você irá boicotar a sua venda antecipada que poderia servir não só como um indício, mas sim como uma certeza de público.

Comodidade para o participante e sinergia com o mercado brasileiro

Este é o real motivo pelo qual a lista amiga deu tanto certo no Brasil: o brasileiro  adora praticidade. E, para o participante, a prática é muito agradável.

Mas já parou para pensar na falta de praticidade e consequências da lista para a produção do evento? Assim como explicado, você terá que preparar seu evento para uma quantidade incerta de pessoas, o que te leva a esperar, na maior parte das vezes, um número incorreto de participantes. Sendo assim, você deverá se adaptar baseado na quantidade real de presentes.

Planejou filas especiais e gerou pouca demanda? Você pode realocar o operador de check-in da fila especial para qualquer outra função – inclusive para agilizar a entrada do público geral, o que aumentaria a satisfação do público como um todo.

A vida de produção de eventos já depende demais de riscos e exige muito esforço. Procure aliviar para você, se possível! Pense sempre na experiência total do evento para todos os participantes e não somente daqueles que se engajam em listas. O resultado no longo prazo é recompensador.

A oportunidade de educar seus compradores para a compra antecipada

Assim como dito acima, você deve concordar que a venda realizada é melhor do que a venda ainda por acontecer no dia do evento. Ela é menos volátil à condições climáticas e humores diversos do participantes.

Entenda que cada vez que um participante compra antecipado, ele se sente mais satisfeito por evitar os riscos de não poder participar do evento por estar lotado, por possuir entrada rápida e descontos financeiros, o que o incentiva a comprar antecipadamente mais vezes.

A lista amiga não deixa de ser uma prática que incentiva a compra in-loco, que vai na contramão da venda antecipada.

Considere sempre pesar as vantagens e desvantagens antes de optar por usar a lista em seu evento.


#DicaSympla: você produz eventos e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça a Sympla!