Já pensou em usar o LinkedIn para eventos? Essa é a maior rede social corporativa do mundo, reunindo mais de 774 milhões de usuários, segundo a plataforma. O potencial de alcance da rede é enorme e, por isso, representa uma excelente oportunidade de divulgação de produções.

Veja como aproveitar essa finalidade da plataforma neste artigo!

Como funciona o LinkedIn Events?

O LinkedIn Events é uma funcionalidade da rede social que facilita a divulgação de eventos dentro da plataforma.

O recurso serve tanto para encontros online quanto offline. Seu uso contribui para aumentar o engajamento e a adesão à produção dentro da comunidade profissional de interesse.

Quais eventos divulgar no LinkedIn?

O objetivo do LinkedIn é ser uma plataforma de networking, que conecta pessoas pelo cargo ou posição que ocupam ou almejam alcançar no mercado de trabalho. Sendo assim, a rede deve ser usada para divulgar eventos que sejam voltados para finalidades profissionais, como workshops, cursos e palestras.

Além disso, também é possível criar eventos privados, destinados somente a um determinado grupo. Por exemplo, ao organizar um encontro corporativo, é possível segmentar os convites somente a colaboradores da empresa.

Essa é uma das possibilidades e vantagens de utilizar o LinkedIn para eventos.

Vantagens de usar o LinkedIn para Eventos

A maior e principal vantagem de usar o recurso é fazer a divulgação segmentada do seu evento, focada no público de interesse. Para isso, a plataforma tem uma série de funcionalidades que dão autonomia ao organizador, facilitando bastante o seu trabalho.

Em primeiro lugar, os eventos ficam listados em uma guia separada, facilitando a descoberta pelos usuários. Posts desse tipo também ficam otimizados na rede, aparecendo no feed como um banner destacado.

Para facilitar ainda mais, o LinkedIn ainda envia por e-mail recomendações semanais de eventos voltados para os usuários de acordo com seus perfis.

A plataforma permite que o organizador do evento — a pessoa que cria — faça toda a gestão pela plataforma, sendo possível:

  • editar todos os detalhes, com exceção da visibilidade depois que o evento é criado;
  • adicionar outros administradores;
  • excluir um participante do evento;
  • retirar um convite feito a um usuário (caso ele ainda não tenha respondido).

Todas as alterações feitas são avisadas aos participantes, que são aqueles usuários que marcaram presença no evento, confirmando o comparecimento. Isso facilita bastante a comunicação.

Além disso, esses convidados também têm a liberdade de divulgar o evento dentro e fora da rede social, o que aumenta o alcance da produção.

Por fim, o evento dentro da plataforma possui um feed próprio e espaço para discussão, seja para conversar sobre a programação e o tema, criar conexões ou tirar dúvidas.

Essa é uma oportunidade perfeita para o produtor engajar ainda mais os convidados.

Como criar um evento no LinkedIn?

Agora que você já sabe como e porque usar o LinkedIn para eventos, veja como fazer a criação de um encontro na plataforma:

  1. acesse o LinkedIN e clique no ícone de “Início”, na barra superior da tela;
  2. abaixo do campo “Começar publicação”, clique em “Evento”;
  3. em seguida, acrescente informações referentes à produção, como:
  • imagem de capa (o tamanho recomendado é de 1774 x 998 pixels, proporção 16:9);
  • selecione um perfil ou uma página como organizador do evento;
  • defina o tipo de evento (online ou presencial);
  • caso seja presencial, especifique a localização;
  • se o seu evento for online, realizado fora do LinkedIn — em uma plataforma como a Sympla, por exemplo —, coloque o link da transmissão;
  • caso seja necessário comprar ingressos para garantir a vaga, também é importante colocar o link;
  • defina o nome do evento, o horário de realização e uma descrição;
  • adicione também os palestrantes do evento.

    4. feito isso, clique em “avançar”;

    5. digite sobre o evento no campo “no que você quer falar?”, dentro da caixa “Compartilhar”, para promovê-lo;
    6. selecione com quem deseja compartilhar o post;
    7. clique em “postar” para criar o evento.

LinkedIn para eventos: uma forma de aumentar seu alcance

Utilizar o LinkedIn para eventos, sem dúvidas, é uma maneira de impulsionar o alcance de uma produção e aumentar a adesão dentro de um grupo segmentado. Esse recurso da rede social facilita muito a divulgação, mas contar com uma plataforma de eventos para a organização torna a experiência muito melhor.

A Sympla tem uma estrutura preparada para a gestão e venda de ingressos e credenciais de maneira segura, além de ser uma excelente plataforma para transmissões online.

Veja como a Sympla auxilia produtores de eventos!